A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marta Maria de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marques, Berenice Pinto, Medeiros, Ana Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5187
Resumo: Refletir sobre os elementos educacionais e pedagógicos que influíram na formação escolar da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, em suas interações intergrupais no Grupo Escolar “João Tibúrcio” da cidade de Natal, de 1937 a 1941, é precisamente o objetivo do presente trabalho. Nesta abordagem de cunho histórico, utiliza-se como fonte documental uma entrevista realizada com a referida professora e a legislação educacional vigente à época de sua educação primária. Esse registro orienta-se, metodologicamente, no processo de análise do corpus, pelo entendimento de Delory-Momberger (2008), para quem a narrativa é o procedimento que se elabora pela reflexão e pela interpretação de uma história de vida e de vida escolar. A constatação conclusiva é a de que a formação escolar, considerada à luz dos elementos educacionais e pedagógicos referentes à educação primária da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, no Grupo Escolar “João Tibúrcio”, revela-se fundamental para a construção da narrativa de uma vida humana, permeada por alcances em nível educacional, cultural e mesmo existencial. De modo mais verticalizado, a formação escolar, em nível primário, da prof.ª Margarida de Jesus Cortez foi essencial para os progressos de sua vida social.
id BIO-1_6f0cd23d5fa5136ebc4621d4c1f8a943
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5187
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)Educação primária. Formação escolar. Elementos educacionais e pedagógicos. Interações intergrupais.Refletir sobre os elementos educacionais e pedagógicos que influíram na formação escolar da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, em suas interações intergrupais no Grupo Escolar “João Tibúrcio” da cidade de Natal, de 1937 a 1941, é precisamente o objetivo do presente trabalho. Nesta abordagem de cunho histórico, utiliza-se como fonte documental uma entrevista realizada com a referida professora e a legislação educacional vigente à época de sua educação primária. Esse registro orienta-se, metodologicamente, no processo de análise do corpus, pelo entendimento de Delory-Momberger (2008), para quem a narrativa é o procedimento que se elabora pela reflexão e pela interpretação de uma história de vida e de vida escolar. A constatação conclusiva é a de que a formação escolar, considerada à luz dos elementos educacionais e pedagógicos referentes à educação primária da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, no Grupo Escolar “João Tibúrcio”, revela-se fundamental para a construção da narrativa de uma vida humana, permeada por alcances em nível educacional, cultural e mesmo existencial. De modo mais verticalizado, a formação escolar, em nível primário, da prof.ª Margarida de Jesus Cortez foi essencial para os progressos de sua vida social.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2018-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/518710.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p644-656Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 644-656REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 644-656Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 644-6562525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v3.n8reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5187/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Marta Maria deMarques, Berenice PintoMedeiros, Ana Luiza2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5187Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)
title A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)
spellingShingle A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)
Araújo, Marta Maria de
Educação primária. Formação escolar. Elementos educacionais e pedagógicos. Interações intergrupais.
title_short A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)
title_full A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)
title_fullStr A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)
title_full_unstemmed A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)
title_sort A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)
author Araújo, Marta Maria de
author_facet Araújo, Marta Maria de
Marques, Berenice Pinto
Medeiros, Ana Luiza
author_role author
author2 Marques, Berenice Pinto
Medeiros, Ana Luiza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marta Maria de
Marques, Berenice Pinto
Medeiros, Ana Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação primária. Formação escolar. Elementos educacionais e pedagógicos. Interações intergrupais.
topic Educação primária. Formação escolar. Elementos educacionais e pedagógicos. Interações intergrupais.
description Refletir sobre os elementos educacionais e pedagógicos que influíram na formação escolar da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, em suas interações intergrupais no Grupo Escolar “João Tibúrcio” da cidade de Natal, de 1937 a 1941, é precisamente o objetivo do presente trabalho. Nesta abordagem de cunho histórico, utiliza-se como fonte documental uma entrevista realizada com a referida professora e a legislação educacional vigente à época de sua educação primária. Esse registro orienta-se, metodologicamente, no processo de análise do corpus, pelo entendimento de Delory-Momberger (2008), para quem a narrativa é o procedimento que se elabora pela reflexão e pela interpretação de uma história de vida e de vida escolar. A constatação conclusiva é a de que a formação escolar, considerada à luz dos elementos educacionais e pedagógicos referentes à educação primária da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, no Grupo Escolar “João Tibúrcio”, revela-se fundamental para a construção da narrativa de uma vida humana, permeada por alcances em nível educacional, cultural e mesmo existencial. De modo mais verticalizado, a formação escolar, em nível primário, da prof.ª Margarida de Jesus Cortez foi essencial para os progressos de sua vida social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5187
10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p644-656
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5187
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p644-656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5187/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 644-656
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 644-656
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 644-656
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v3.n8
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186440724480