Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3667 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como os jovens da Orquestra de Cordas do Projeto Música para Crianças - OMPC continuam estudando música ao longo de suas vidas. O referencial teórico utilizado foi desenvolvido a partir dos conceitos que tratam da juventude, com base em autores como Groppo (2000), León (2005), Abramo, (2005), bem como o conceito de experiência formativa e a busca de si no processo de formação e da vida na perspectiva abordada por Christine Josso (2004; 2010). A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica, na qual a subjetividade dos indivíduos torna-se ponto fundamental para este estudo (Delory-Momberger, 2012). A técnica de pesquisa trata-se da Entrevista Narrativa baseada nos pressupostos de Schutze (2010). Olhar para as experiências formativas em música desses jovens poderá nos indicar caminhos para discutir dimensões envolvidas na continuidade desses jovens estudando música ao longo da vida. |
id |
BIO-1_7b930677050ade7af3412b2b919ed5b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3667 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativasJovens de uma orquestraExperiências formativas em músicaPesquisa autobiográfica.Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como os jovens da Orquestra de Cordas do Projeto Música para Crianças - OMPC continuam estudando música ao longo de suas vidas. O referencial teórico utilizado foi desenvolvido a partir dos conceitos que tratam da juventude, com base em autores como Groppo (2000), León (2005), Abramo, (2005), bem como o conceito de experiência formativa e a busca de si no processo de formação e da vida na perspectiva abordada por Christine Josso (2004; 2010). A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica, na qual a subjetividade dos indivíduos torna-se ponto fundamental para este estudo (Delory-Momberger, 2012). A técnica de pesquisa trata-se da Entrevista Narrativa baseada nos pressupostos de Schutze (2010). Olhar para as experiências formativas em música desses jovens poderá nos indicar caminhos para discutir dimensões envolvidas na continuidade desses jovens estudando música ao longo da vida.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/366710.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p470-482Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 470-482REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 470-482Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 470-4822525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v2.n5reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3667/2511Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Andrea Matias2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3667Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas |
title |
Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas |
spellingShingle |
Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas Queiroz, Andrea Matias Jovens de uma orquestra Experiências formativas em música Pesquisa autobiográfica. |
title_short |
Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas |
title_full |
Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas |
title_fullStr |
Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas |
title_full_unstemmed |
Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas |
title_sort |
Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas |
author |
Queiroz, Andrea Matias |
author_facet |
Queiroz, Andrea Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Andrea Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens de uma orquestra Experiências formativas em música Pesquisa autobiográfica. |
topic |
Jovens de uma orquestra Experiências formativas em música Pesquisa autobiográfica. |
description |
Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como os jovens da Orquestra de Cordas do Projeto Música para Crianças - OMPC continuam estudando música ao longo de suas vidas. O referencial teórico utilizado foi desenvolvido a partir dos conceitos que tratam da juventude, com base em autores como Groppo (2000), León (2005), Abramo, (2005), bem como o conceito de experiência formativa e a busca de si no processo de formação e da vida na perspectiva abordada por Christine Josso (2004; 2010). A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica, na qual a subjetividade dos indivíduos torna-se ponto fundamental para este estudo (Delory-Momberger, 2012). A técnica de pesquisa trata-se da Entrevista Narrativa baseada nos pressupostos de Schutze (2010). Olhar para as experiências formativas em música desses jovens poderá nos indicar caminhos para discutir dimensões envolvidas na continuidade desses jovens estudando música ao longo da vida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3667 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p470-482 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3667 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p470-482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3667/2511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 470-482 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 470-482 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 470-482 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v2.n5 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325185918533632 |