Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Andrea Matias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3667
Resumo: Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como os jovens da Orquestra de Cordas do Projeto Música para Crianças - OMPC continuam estudando música ao longo de suas vidas. O referencial teórico utilizado foi desenvolvido a partir dos conceitos que tratam da juventude, com base em autores como Groppo (2000), León (2005), Abramo, (2005), bem como o conceito de experiência formativa e a busca de si no processo de formação e da vida na perspectiva abordada por Christine Josso (2004; 2010). A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica, na qual a subjetividade dos indivíduos torna-se ponto fundamental para este estudo (Delory-Momberger, 2012). A técnica de pesquisa trata-se da Entrevista Narrativa baseada nos pressupostos de Schutze (2010). Olhar para as experiências formativas em música desses jovens poderá nos indicar caminhos para discutir dimensões envolvidas na continuidade desses jovens estudando música ao longo da vida.
id BIO-1_7b930677050ade7af3412b2b919ed5b1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3667
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativasJovens de uma orquestraExperiências formativas em músicaPesquisa autobiográfica.Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como os jovens da Orquestra de Cordas do Projeto Música para Crianças - OMPC continuam estudando música ao longo de suas vidas. O referencial teórico utilizado foi desenvolvido a partir dos conceitos que tratam da juventude, com base em autores como Groppo (2000), León (2005), Abramo, (2005), bem como o conceito de experiência formativa e a busca de si no processo de formação e da vida na perspectiva abordada por Christine Josso (2004; 2010). A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica, na qual a subjetividade dos indivíduos torna-se ponto fundamental para este estudo (Delory-Momberger, 2012). A técnica de pesquisa trata-se da Entrevista Narrativa baseada nos pressupostos de Schutze (2010). Olhar para as experiências formativas em música desses jovens poderá nos indicar caminhos para discutir dimensões envolvidas na continuidade desses jovens estudando música ao longo da vida.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/366710.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p470-482Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 470-482REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 470-482Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 470-4822525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v2.n5reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3667/2511Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Andrea Matias2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3667Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas
title Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas
spellingShingle Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas
Queiroz, Andrea Matias
Jovens de uma orquestra
Experiências formativas em música
Pesquisa autobiográfica.
title_short Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas
title_full Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas
title_fullStr Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas
title_full_unstemmed Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas
title_sort Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas
author Queiroz, Andrea Matias
author_facet Queiroz, Andrea Matias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Andrea Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens de uma orquestra
Experiências formativas em música
Pesquisa autobiográfica.
topic Jovens de uma orquestra
Experiências formativas em música
Pesquisa autobiográfica.
description Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como os jovens da Orquestra de Cordas do Projeto Música para Crianças - OMPC continuam estudando música ao longo de suas vidas. O referencial teórico utilizado foi desenvolvido a partir dos conceitos que tratam da juventude, com base em autores como Groppo (2000), León (2005), Abramo, (2005), bem como o conceito de experiência formativa e a busca de si no processo de formação e da vida na perspectiva abordada por Christine Josso (2004; 2010). A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica, na qual a subjetividade dos indivíduos torna-se ponto fundamental para este estudo (Delory-Momberger, 2012). A técnica de pesquisa trata-se da Entrevista Narrativa baseada nos pressupostos de Schutze (2010). Olhar para as experiências formativas em música desses jovens poderá nos indicar caminhos para discutir dimensões envolvidas na continuidade desses jovens estudando música ao longo da vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3667
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p470-482
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3667
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p470-482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3667/2511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 470-482
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 470-482
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 5 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 470-482
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v2.n5
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325185918533632