O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Jane Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carneiro, Reginaldo Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5727
Resumo: Uma possibilidade de investigação e formação do professor que ensina matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pode ser efetivada pela escrita de narrativas. Temos como objetivo, neste artigo, investigar as percepções de estudantes de Pedagogia sobre sua formação matemática na Educação Básica e na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática I – FTM I – a partir de narrativas escritas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa em que utilizamos, para a produção de dados, duas narrativas de 58 estudantes de um curso de Pedagogia. Na primeira delas, eles abordaram as lembranças de matemática e seu ensino durante a sua escolarização e na seguinte, escrita após terem cursado FTM I, eles retomaram a suas lembranças e refletiam sobre o processo formativo vivenciado nessa disciplina. A análise evidenciou que os estudantes trouxeram lembranças da memorização e da repetição para a aprendizagem, no entanto, alguns apresentaram situações vivenciadas e materiais que rompiam com essa maneira de ensinar matemática. As problematizações e as reflexões ocorridas em FTM I dão indícios que os estudantes passaram a ver o ensino de matemática com outro olhar e que poderão ter uma prática docente diferente daquela que vivenciaram em sua trajetória escolar.
id BIO-1_7fc0485e200f4f8660495a43f6cc6722
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5727
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?NarrativasFormação matemáticaEstudantes de Pedagogia.Uma possibilidade de investigação e formação do professor que ensina matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pode ser efetivada pela escrita de narrativas. Temos como objetivo, neste artigo, investigar as percepções de estudantes de Pedagogia sobre sua formação matemática na Educação Básica e na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática I – FTM I – a partir de narrativas escritas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa em que utilizamos, para a produção de dados, duas narrativas de 58 estudantes de um curso de Pedagogia. Na primeira delas, eles abordaram as lembranças de matemática e seu ensino durante a sua escolarização e na seguinte, escrita após terem cursado FTM I, eles retomaram a suas lembranças e refletiam sobre o processo formativo vivenciado nessa disciplina. A análise evidenciou que os estudantes trouxeram lembranças da memorização e da repetição para a aprendizagem, no entanto, alguns apresentaram situações vivenciadas e materiais que rompiam com essa maneira de ensinar matemática. As problematizações e as reflexões ocorridas em FTM I dão indícios que os estudantes passaram a ver o ensino de matemática com outro olhar e que poderão ter uma prática docente diferente daquela que vivenciaram em sua trajetória escolar.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/572710.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p230-249Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 230-249REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 230-249Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 230-2492525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5727/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Jane MariaCarneiro, Reginaldo Fernando2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5727Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?
title O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?
spellingShingle O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?
Braga, Jane Maria
Narrativas
Formação matemática
Estudantes de Pedagogia.
title_short O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?
title_full O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?
title_fullStr O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?
title_full_unstemmed O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?
title_sort O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?
author Braga, Jane Maria
author_facet Braga, Jane Maria
Carneiro, Reginaldo Fernando
author_role author
author2 Carneiro, Reginaldo Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Jane Maria
Carneiro, Reginaldo Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Formação matemática
Estudantes de Pedagogia.
topic Narrativas
Formação matemática
Estudantes de Pedagogia.
description Uma possibilidade de investigação e formação do professor que ensina matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pode ser efetivada pela escrita de narrativas. Temos como objetivo, neste artigo, investigar as percepções de estudantes de Pedagogia sobre sua formação matemática na Educação Básica e na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática I – FTM I – a partir de narrativas escritas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa em que utilizamos, para a produção de dados, duas narrativas de 58 estudantes de um curso de Pedagogia. Na primeira delas, eles abordaram as lembranças de matemática e seu ensino durante a sua escolarização e na seguinte, escrita após terem cursado FTM I, eles retomaram a suas lembranças e refletiam sobre o processo formativo vivenciado nessa disciplina. A análise evidenciou que os estudantes trouxeram lembranças da memorização e da repetição para a aprendizagem, no entanto, alguns apresentaram situações vivenciadas e materiais que rompiam com essa maneira de ensinar matemática. As problematizações e as reflexões ocorridas em FTM I dão indícios que os estudantes passaram a ver o ensino de matemática com outro olhar e que poderão ter uma prática docente diferente daquela que vivenciaram em sua trajetória escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5727
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p230-249
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5727
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p230-249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5727/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 230-249
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 230-249
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 230-249
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186795143168