Amélia Fernandes da Costa: trajetória biográfico-profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5891 |
Resumo: | Estabelecer a trajetória biográfico-profissional da professora primária Amélia Fernandes da Costa, formada pela Escola Normal da Corte, para entender as razões que a levaram a ser escolhida, em 1890, dentre os demais professores primários públicos da capital do Brasil, para empreender viagem pedagógica subsidiada pela Instrução Pública à Europa, é o objetivo deste artigo. A pesquisa baseia-se no paradigma indiciário de Ginzburg (1989) tomando por fontes privilegiadas documentos localizados no Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, ainda não investigados pela historiografia; Relatórios Ministeriais do Império, disponibilizados no Center for Research Libraries; e jornais de época, do acervo da Biblioteca Nacional brasileira. A investigação pretende minimizar lacuna biográfica sobre a professora Amélia Fernandes da Costa. |
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