Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlin Bampi, Maria Luisa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araujo, Mairce da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7503
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar experiências vividas no cotidiano de estágio supervisionado realizado na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), vinculada à Faculdade de Formação de Professores (UFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A proposta teórico-metodológica do estudo é de natureza qualitativa com destaque à narrativa de experiências educativas como modalidade de formação de professores e como instrumento de coleta de informações, possibilitando entrecruzar formação e pesquisa a partir do estágio supervisionado, meta da proposta curricular. A seguir, faremos mensão aos temas apresentados à luz de alguns autores tomados como referência para darmos sentido às narrativas no contexto educativo: 1) contextualização do lócus de estágio; 2) o exercício de rememorar: uma oportunidade de educar o olhar; 3) roda de conversas: uma proposta de aprendizagem coletiva, que consistia da imersão na rotina da Educação Infantil; paralelamente, um encontro diário com a supervisão com as rodas de conversas, nas quais refletiamos sobre as memórias de vida por meio de fragmentos de memórias, elementos estruturantes das narrativas e instrumentos de pesquisa. As produções descritas dos diários de campo, fontes para as atividades de discussão, análise e pesquisa, contribuíram para compreender e atribuir significados à experiência humana no processo de formação docente.
id BIO-1_9857f230e45dd9ec7e5bcb4841fb9767
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7503
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiênciasO presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar experiências vividas no cotidiano de estágio supervisionado realizado na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), vinculada à Faculdade de Formação de Professores (UFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A proposta teórico-metodológica do estudo é de natureza qualitativa com destaque à narrativa de experiências educativas como modalidade de formação de professores e como instrumento de coleta de informações, possibilitando entrecruzar formação e pesquisa a partir do estágio supervisionado, meta da proposta curricular. A seguir, faremos mensão aos temas apresentados à luz de alguns autores tomados como referência para darmos sentido às narrativas no contexto educativo: 1) contextualização do lócus de estágio; 2) o exercício de rememorar: uma oportunidade de educar o olhar; 3) roda de conversas: uma proposta de aprendizagem coletiva, que consistia da imersão na rotina da Educação Infantil; paralelamente, um encontro diário com a supervisão com as rodas de conversas, nas quais refletiamos sobre as memórias de vida por meio de fragmentos de memórias, elementos estruturantes das narrativas e instrumentos de pesquisa. As produções descritas dos diários de campo, fontes para as atividades de discussão, análise e pesquisa, contribuíram para compreender e atribuir significados à experiência humana no processo de formação docente.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/750310.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1421-1434Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1421-1434REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1421-1434Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1421-14342525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n15reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7503/6856Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessFurlin Bampi, Maria LuisaAraujo, Mairce da Silva2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7503Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiências
title Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiências
spellingShingle Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiências
Furlin Bampi, Maria Luisa
title_short Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiências
title_full Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiências
title_fullStr Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiências
title_full_unstemmed Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiências
title_sort Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiências
author Furlin Bampi, Maria Luisa
author_facet Furlin Bampi, Maria Luisa
Araujo, Mairce da Silva
author_role author
author2 Araujo, Mairce da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlin Bampi, Maria Luisa
Araujo, Mairce da Silva
description O presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar experiências vividas no cotidiano de estágio supervisionado realizado na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), vinculada à Faculdade de Formação de Professores (UFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A proposta teórico-metodológica do estudo é de natureza qualitativa com destaque à narrativa de experiências educativas como modalidade de formação de professores e como instrumento de coleta de informações, possibilitando entrecruzar formação e pesquisa a partir do estágio supervisionado, meta da proposta curricular. A seguir, faremos mensão aos temas apresentados à luz de alguns autores tomados como referência para darmos sentido às narrativas no contexto educativo: 1) contextualização do lócus de estágio; 2) o exercício de rememorar: uma oportunidade de educar o olhar; 3) roda de conversas: uma proposta de aprendizagem coletiva, que consistia da imersão na rotina da Educação Infantil; paralelamente, um encontro diário com a supervisão com as rodas de conversas, nas quais refletiamos sobre as memórias de vida por meio de fragmentos de memórias, elementos estruturantes das narrativas e instrumentos de pesquisa. As produções descritas dos diários de campo, fontes para as atividades de discussão, análise e pesquisa, contribuíram para compreender e atribuir significados à experiência humana no processo de formação docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7503
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1421-1434
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7503
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1421-1434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7503/6856
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1421-1434
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1421-1434
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1421-1434
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v5.n15
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186911535104