“Escola Modelo de Língua Japonesa” em Dourados-MS: imigração, história e educação feminina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4122 |
Resumo: | O artigo aborda a educação feminina de imigrantes japonesas, em Dourados, Mato Grosso do Sul, considerando a sua participação e pioneirismo na abertura da “Escola Modelo de Língua Japonesa de Dourados/MS”. Objetiva-se compreender como as mulheres se organizaram para manter valores tradicionais da cultura japonesa, buscando a difusão de padrões de comportamento, para crianças e jovens, em uma “Escola”. As fontes, constituídas por histórias de vida, trajetórias docentes e memórias autobiográficas, foram recolhidas via procedimentos da história oral, o que permitiu abordar as relações de gênero. Utilizaram-se, também, documentos oficiais e fotos. Os resultados apontam que as professoras foram idealizadoras da “Escola” e figuras imprescindíveis à comunidade de imigrantes e de nipo-brasileiros, atuando até o presente na manutenção da tradição e da cultura japonesas no município. Conclui-se que as relações de gênero estão fortemente marcadas no grupo de imigrantes, se expressando no alijamento das mulheres do espaço público, apesar de que, no movimento específico, as mulheres estivessem à frente, paradoxalmente a sua educação, fundada em “silêncios” e “submissões” da “vida doméstica”, características presentes na concepção de educação para meninas, demonstrando os aspectos da cultura e os padrões da formação feminina japonesa. |
id |
BIO-1_a97d9430e8b7785b6129017bd6ffcdf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/4122 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
“Escola Modelo de Língua Japonesa” em Dourados-MS: imigração, história e educação femininaImigrantes japonesesMemóriasEducação feminineEducação étnicaO artigo aborda a educação feminina de imigrantes japonesas, em Dourados, Mato Grosso do Sul, considerando a sua participação e pioneirismo na abertura da “Escola Modelo de Língua Japonesa de Dourados/MS”. Objetiva-se compreender como as mulheres se organizaram para manter valores tradicionais da cultura japonesa, buscando a difusão de padrões de comportamento, para crianças e jovens, em uma “Escola”. As fontes, constituídas por histórias de vida, trajetórias docentes e memórias autobiográficas, foram recolhidas via procedimentos da história oral, o que permitiu abordar as relações de gênero. Utilizaram-se, também, documentos oficiais e fotos. Os resultados apontam que as professoras foram idealizadoras da “Escola” e figuras imprescindíveis à comunidade de imigrantes e de nipo-brasileiros, atuando até o presente na manutenção da tradição e da cultura japonesas no município. Conclui-se que as relações de gênero estão fortemente marcadas no grupo de imigrantes, se expressando no alijamento das mulheres do espaço público, apesar de que, no movimento específico, as mulheres estivessem à frente, paradoxalmente a sua educação, fundada em “silêncios” e “submissões” da “vida doméstica”, características presentes na concepção de educação para meninas, demonstrando os aspectos da cultura e os padrões da formação feminina japonesa.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2018-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/412210.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p167-186Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 167-186REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 167-186Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 167-1862525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v3.n7reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4122/3152https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4122/3153Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessKochi, JoiceSarat, MagdaCampos, Míria Izabel2018-12-19T13:49:35Zoai:ojs.192.168.5.50:article/4122Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2018-12-19T13:49:35Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Escola Modelo de Língua Japonesa” em Dourados-MS: imigração, história e educação feminina |
title |
“Escola Modelo de Língua Japonesa” em Dourados-MS: imigração, história e educação feminina |
spellingShingle |
“Escola Modelo de Língua Japonesa” em Dourados-MS: imigração, história e educação feminina Kochi, Joice Imigrantes japoneses Memórias Educação feminine Educação étnica |
title_short |
“Escola Modelo de Língua Japonesa” em Dourados-MS: imigração, história e educação feminina |
title_full |
“Escola Modelo de Língua Japonesa” em Dourados-MS: imigração, história e educação feminina |
title_fullStr |
“Escola Modelo de Língua Japonesa” em Dourados-MS: imigração, história e educação feminina |
title_full_unstemmed |
“Escola Modelo de Língua Japonesa” em Dourados-MS: imigração, história e educação feminina |
title_sort |
“Escola Modelo de Língua Japonesa” em Dourados-MS: imigração, história e educação feminina |
author |
Kochi, Joice |
author_facet |
Kochi, Joice Sarat, Magda Campos, Míria Izabel |
author_role |
author |
author2 |
Sarat, Magda Campos, Míria Izabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kochi, Joice Sarat, Magda Campos, Míria Izabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imigrantes japoneses Memórias Educação feminine Educação étnica |
topic |
Imigrantes japoneses Memórias Educação feminine Educação étnica |
description |
O artigo aborda a educação feminina de imigrantes japonesas, em Dourados, Mato Grosso do Sul, considerando a sua participação e pioneirismo na abertura da “Escola Modelo de Língua Japonesa de Dourados/MS”. Objetiva-se compreender como as mulheres se organizaram para manter valores tradicionais da cultura japonesa, buscando a difusão de padrões de comportamento, para crianças e jovens, em uma “Escola”. As fontes, constituídas por histórias de vida, trajetórias docentes e memórias autobiográficas, foram recolhidas via procedimentos da história oral, o que permitiu abordar as relações de gênero. Utilizaram-se, também, documentos oficiais e fotos. Os resultados apontam que as professoras foram idealizadoras da “Escola” e figuras imprescindíveis à comunidade de imigrantes e de nipo-brasileiros, atuando até o presente na manutenção da tradição e da cultura japonesas no município. Conclui-se que as relações de gênero estão fortemente marcadas no grupo de imigrantes, se expressando no alijamento das mulheres do espaço público, apesar de que, no movimento específico, as mulheres estivessem à frente, paradoxalmente a sua educação, fundada em “silêncios” e “submissões” da “vida doméstica”, características presentes na concepção de educação para meninas, demonstrando os aspectos da cultura e os padrões da formação feminina japonesa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4122 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p167-186 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4122 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p167-186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4122/3152 https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/4122/3153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 167-186 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 167-186 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 167-186 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v3.n7 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325190037340160 |