O cinema de Kiarostami na formação inicial de professores por matizes ético-estéticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miorando, Tania Micheline
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11842
Resumo: Os processos formativos docentes tomam matizes ético-estéticos quando o cinema de Kiarostami chega às narrativas de formação. Este trabalho, resultante de uma pesquisa de tese, projeta-se em cenas das obras cinematográficas de Kiarostami ao percorrer seus caminhos e dialogar, literalmente, em rodas de conversa, em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais. As temáticas que estão na sala de aula, com as luzes ora apagadas ora acesas, apareceram em uma investigação que objetivou compreender os processos formativos docentes na formação inicial de professores a partir do instituinte ético-estético em educação, mobilizados pelo cinema. As narrativas fílmicas aproximaram a experiência cinema de jovens professores, compondo um repertório de nuances que enredam nossa atenção em cenas lentas, silenciosas e inquietantes. As pistas deixadas pelo cineasta provocam em quem viaja em seus filmes, para o convite a pensar sobre si e as ideias que lhe ocorrem, produzindo deslocamentos. As imagens nos punham a conversar com nossos pensamentos e atitudes. O tempo e os movimentos dos filmes, acomodam e rebatem palavras que aparecem nos discursos, requerendo argumentos para serem defendidos ou refutados. As pistas deixadas nas narrativas dos professores falaram de processos formativos que as cenas mostradas por Kiarostami enchiam de sentido. Palavras-chave: Educação e Cinema. Kiarostami. Formação Inicial de Professores.
id BIO-1_afc27e9fa1d471f60e8b4e52e6e29842
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/11842
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling O cinema de Kiarostami na formação inicial de professores por matizes ético-estéticosEducação e cinemaKiarostamiFormação inicial de professoresOs processos formativos docentes tomam matizes ético-estéticos quando o cinema de Kiarostami chega às narrativas de formação. Este trabalho, resultante de uma pesquisa de tese, projeta-se em cenas das obras cinematográficas de Kiarostami ao percorrer seus caminhos e dialogar, literalmente, em rodas de conversa, em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais. As temáticas que estão na sala de aula, com as luzes ora apagadas ora acesas, apareceram em uma investigação que objetivou compreender os processos formativos docentes na formação inicial de professores a partir do instituinte ético-estético em educação, mobilizados pelo cinema. As narrativas fílmicas aproximaram a experiência cinema de jovens professores, compondo um repertório de nuances que enredam nossa atenção em cenas lentas, silenciosas e inquietantes. As pistas deixadas pelo cineasta provocam em quem viaja em seus filmes, para o convite a pensar sobre si e as ideias que lhe ocorrem, produzindo deslocamentos. As imagens nos punham a conversar com nossos pensamentos e atitudes. O tempo e os movimentos dos filmes, acomodam e rebatem palavras que aparecem nos discursos, requerendo argumentos para serem defendidos ou refutados. As pistas deixadas nas narrativas dos professores falaram de processos formativos que as cenas mostradas por Kiarostami enchiam de sentido. Palavras-chave: Educação e Cinema. Kiarostami. Formação Inicial de Professores.The teaching formative processes take on ethical-aesthetic nuances when Kiarostami's cinema reaches the narratives of formation. This work, resulting from a thesis research, is projected in scenes from Kiarostami's cinematographic works when walking his paths and dialoguing, literally, in conversation circles, in Portuguese and Brazilian Sign Language. The themes that are in the classroom, with the lights now off and on, appeared in an investigation that aimed to understand the teacher training processes in the initial training of teachers from the ethical-aesthetic instituting in education, mobilized by cinema. The filmic narratives brought the cinema experience of young teachers closer together, composing a repertoire of nuances that entangle our attention in slow, silent and disturbing scenes. The clues left by the filmmaker provoke those who travel in his films, for the invitation to think about themselves and the ideas that occur to them, producing displacements. The images put us in conversation with our thoughts and attitudes. The time and movements of the films, accommodate and refute words that appear in the speeches, requiring arguments to be defended or refuted. The clues left in the teachers' narratives spoke of formative processes that the scenes shown by Kiarostami filled with meaning. Keywords: Education and Cinema. Kiarostami. Initial Teacher Training.Los procesos formativos de enseñanza adquieren matices ético-estéticos cuando el cine de Kiarostami llega a las narrativas de la formación. Esta obra, resultado de una investigación de tesis, se proyecta en escenas de la obra cinematográfica de Kiarostami al recorrer sus caminos y dialogar, literalmente, en círculos de conversación, en Lengua Portuguesa y Lengua de Señas Brasileña. Los temas que están en clase, con las luces apagadas o encendidas, aparecieron en una investigación que tuvo como objetivo comprender los procesos de formación docente en la formación inicial de los docentes del instituyente ético-estético en la educación, movilizados por el cine. Las narrativas fílmicas acercaron la experiencia cinematográfica de los jóvenes profesores, componiendo un repertorio de matices que enredan nuestra atención en escenas lentas, silenciosas e inquietantes. Las pistas dejadas por el cineasta provocan a quienes viajan en sus películas, por la invitación a pensar en sí mismos y las ideas que se les ocurren, produciendo desplazamientos. Las imágenes nos ponen en conversación con nuestros pensamientos y actitudes. El tiempo y los movimientos de las películas, acomodan y refutan las palabras que aparecen en los discursos, requiriendo que los argumentos sean defendidos o refutados. Las pistas dejadas en las narrativas de los profesores hablaban de procesos formativos que las escenas mostradas por Kiarostami llenaron de significado. Palabras clave: Educación y Cine. Kiarostami. Formación inicial del profesorado.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2021-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1184210.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p541-555Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 541-555REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 541-555Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 541-5552525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v6.n18reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11842/8573Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiorando, Tania MichelineOliveira, Valeska Maria Fortes de 2022-08-18T12:45:20Zoai:ojs.192.168.5.50:article/11842Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-18T12:45:20Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema de Kiarostami na formação inicial de professores por matizes ético-estéticos
title O cinema de Kiarostami na formação inicial de professores por matizes ético-estéticos
spellingShingle O cinema de Kiarostami na formação inicial de professores por matizes ético-estéticos
Miorando, Tania Micheline
Educação e cinema
Kiarostami
Formação inicial de professores
title_short O cinema de Kiarostami na formação inicial de professores por matizes ético-estéticos
title_full O cinema de Kiarostami na formação inicial de professores por matizes ético-estéticos
title_fullStr O cinema de Kiarostami na formação inicial de professores por matizes ético-estéticos
title_full_unstemmed O cinema de Kiarostami na formação inicial de professores por matizes ético-estéticos
title_sort O cinema de Kiarostami na formação inicial de professores por matizes ético-estéticos
author Miorando, Tania Micheline
author_facet Miorando, Tania Micheline
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
author_role author
author2 Oliveira, Valeska Maria Fortes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miorando, Tania Micheline
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e cinema
Kiarostami
Formação inicial de professores
topic Educação e cinema
Kiarostami
Formação inicial de professores
description Os processos formativos docentes tomam matizes ético-estéticos quando o cinema de Kiarostami chega às narrativas de formação. Este trabalho, resultante de uma pesquisa de tese, projeta-se em cenas das obras cinematográficas de Kiarostami ao percorrer seus caminhos e dialogar, literalmente, em rodas de conversa, em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais. As temáticas que estão na sala de aula, com as luzes ora apagadas ora acesas, apareceram em uma investigação que objetivou compreender os processos formativos docentes na formação inicial de professores a partir do instituinte ético-estético em educação, mobilizados pelo cinema. As narrativas fílmicas aproximaram a experiência cinema de jovens professores, compondo um repertório de nuances que enredam nossa atenção em cenas lentas, silenciosas e inquietantes. As pistas deixadas pelo cineasta provocam em quem viaja em seus filmes, para o convite a pensar sobre si e as ideias que lhe ocorrem, produzindo deslocamentos. As imagens nos punham a conversar com nossos pensamentos e atitudes. O tempo e os movimentos dos filmes, acomodam e rebatem palavras que aparecem nos discursos, requerendo argumentos para serem defendidos ou refutados. As pistas deixadas nas narrativas dos professores falaram de processos formativos que as cenas mostradas por Kiarostami enchiam de sentido. Palavras-chave: Educação e Cinema. Kiarostami. Formação Inicial de Professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11842
10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p541-555
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11842
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p541-555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11842/8573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 541-555
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 541-555
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 541-555
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v6.n18
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325192157560832