O cinema de Kiarostami na formação inicial de professores por matizes ético-estéticos
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11842 |
Resumo: | Os processos formativos docentes tomam matizes ético-estéticos quando o cinema de Kiarostami chega às narrativas de formação. Este trabalho, resultante de uma pesquisa de tese, projeta-se em cenas das obras cinematográficas de Kiarostami ao percorrer seus caminhos e dialogar, literalmente, em rodas de conversa, em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais. As temáticas que estão na sala de aula, com as luzes ora apagadas ora acesas, apareceram em uma investigação que objetivou compreender os processos formativos docentes na formação inicial de professores a partir do instituinte ético-estético em educação, mobilizados pelo cinema. As narrativas fílmicas aproximaram a experiência cinema de jovens professores, compondo um repertório de nuances que enredam nossa atenção em cenas lentas, silenciosas e inquietantes. As pistas deixadas pelo cineasta provocam em quem viaja em seus filmes, para o convite a pensar sobre si e as ideias que lhe ocorrem, produzindo deslocamentos. As imagens nos punham a conversar com nossos pensamentos e atitudes. O tempo e os movimentos dos filmes, acomodam e rebatem palavras que aparecem nos discursos, requerendo argumentos para serem defendidos ou refutados. As pistas deixadas nas narrativas dos professores falaram de processos formativos que as cenas mostradas por Kiarostami enchiam de sentido. Palavras-chave: Educação e Cinema. Kiarostami. Formação Inicial de Professores. |
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O cinema de Kiarostami na formação inicial de professores por matizes ético-estéticosEducação e cinemaKiarostamiFormação inicial de professoresOs processos formativos docentes tomam matizes ético-estéticos quando o cinema de Kiarostami chega às narrativas de formação. Este trabalho, resultante de uma pesquisa de tese, projeta-se em cenas das obras cinematográficas de Kiarostami ao percorrer seus caminhos e dialogar, literalmente, em rodas de conversa, em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais. As temáticas que estão na sala de aula, com as luzes ora apagadas ora acesas, apareceram em uma investigação que objetivou compreender os processos formativos docentes na formação inicial de professores a partir do instituinte ético-estético em educação, mobilizados pelo cinema. As narrativas fílmicas aproximaram a experiência cinema de jovens professores, compondo um repertório de nuances que enredam nossa atenção em cenas lentas, silenciosas e inquietantes. As pistas deixadas pelo cineasta provocam em quem viaja em seus filmes, para o convite a pensar sobre si e as ideias que lhe ocorrem, produzindo deslocamentos. As imagens nos punham a conversar com nossos pensamentos e atitudes. O tempo e os movimentos dos filmes, acomodam e rebatem palavras que aparecem nos discursos, requerendo argumentos para serem defendidos ou refutados. As pistas deixadas nas narrativas dos professores falaram de processos formativos que as cenas mostradas por Kiarostami enchiam de sentido. Palavras-chave: Educação e Cinema. Kiarostami. Formação Inicial de Professores.The teaching formative processes take on ethical-aesthetic nuances when Kiarostami's cinema reaches the narratives of formation. This work, resulting from a thesis research, is projected in scenes from Kiarostami's cinematographic works when walking his paths and dialoguing, literally, in conversation circles, in Portuguese and Brazilian Sign Language. The themes that are in the classroom, with the lights now off and on, appeared in an investigation that aimed to understand the teacher training processes in the initial training of teachers from the ethical-aesthetic instituting in education, mobilized by cinema. The filmic narratives brought the cinema experience of young teachers closer together, composing a repertoire of nuances that entangle our attention in slow, silent and disturbing scenes. The clues left by the filmmaker provoke those who travel in his films, for the invitation to think about themselves and the ideas that occur to them, producing displacements. The images put us in conversation with our thoughts and attitudes. The time and movements of the films, accommodate and refute words that appear in the speeches, requiring arguments to be defended or refuted. The clues left in the teachers' narratives spoke of formative processes that the scenes shown by Kiarostami filled with meaning. Keywords: Education and Cinema. Kiarostami. Initial Teacher Training.Los procesos formativos de enseñanza adquieren matices ético-estéticos cuando el cine de Kiarostami llega a las narrativas de la formación. Esta obra, resultado de una investigación de tesis, se proyecta en escenas de la obra cinematográfica de Kiarostami al recorrer sus caminos y dialogar, literalmente, en círculos de conversación, en Lengua Portuguesa y Lengua de Señas Brasileña. Los temas que están en clase, con las luces apagadas o encendidas, aparecieron en una investigación que tuvo como objetivo comprender los procesos de formación docente en la formación inicial de los docentes del instituyente ético-estético en la educación, movilizados por el cine. Las narrativas fílmicas acercaron la experiencia cinematográfica de los jóvenes profesores, componiendo un repertorio de matices que enredan nuestra atención en escenas lentas, silenciosas e inquietantes. Las pistas dejadas por el cineasta provocan a quienes viajan en sus películas, por la invitación a pensar en sí mismos y las ideas que se les ocurren, produciendo desplazamientos. Las imágenes nos ponen en conversación con nuestros pensamientos y actitudes. El tiempo y los movimientos de las películas, acomodan y refutan las palabras que aparecen en los discursos, requiriendo que los argumentos sean defendidos o refutados. Las pistas dejadas en las narrativas de los profesores hablaban de procesos formativos que las escenas mostradas por Kiarostami llenaron de significado. Palabras clave: Educación y Cine. Kiarostami. Formación inicial del profesorado.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2021-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1184210.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p541-555Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 541-555REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 541-555Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 18 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 541-5552525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v6.n18reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11842/8573Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiorando, Tania MichelineOliveira, Valeska Maria Fortes de 2022-08-18T12:45:20Zoai:ojs.192.168.5.50:article/11842Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-18T12:45:20Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
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