Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2718
Resumo: O presente artigo pretende compreender de que maneira os docentes das escolas rurais lidam com a diferença na sala de aula e como o conhecimento de si pode possibilitar outros espaços de formação na escola da roça. Trata-se de uma pesquisa-formação em que as narrativas de formação se apresentaram numa perspectiva compreensiva e formativa. Utilizamos como dispositivos de pesquisa o memorial de formação e as entrevistas narrativas com sete professores da roça que atuam em escolas rurais da rede pública da Educação Básica no Território da Bacia do Jacuípe, interior da Bahia. Buscamos nos memoriais, evidenciar o conhecimento de si como objeto de formação e espaço formativo, visando (re)pensar o lugar da diferença nas escolas rurais. Este trabalho nos trouxe uma maior compreensão das variadas perspectivas formativas que o conhecimento de si desencadeia para o docente, possibilitando-nos perceber que na relação com as diferenças nos percursos formativos dos professores há uma invisibilização através do discurso produzido pela manutenção dos padrões estabelecidos pela mesmidade. 
id BIO-1_b2d6949296ba07708017170322ccc9ae
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/2718
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográficaConhecimento de siDocênciaDiferençasPesquisa (auto)biográficaO presente artigo pretende compreender de que maneira os docentes das escolas rurais lidam com a diferença na sala de aula e como o conhecimento de si pode possibilitar outros espaços de formação na escola da roça. Trata-se de uma pesquisa-formação em que as narrativas de formação se apresentaram numa perspectiva compreensiva e formativa. Utilizamos como dispositivos de pesquisa o memorial de formação e as entrevistas narrativas com sete professores da roça que atuam em escolas rurais da rede pública da Educação Básica no Território da Bacia do Jacuípe, interior da Bahia. Buscamos nos memoriais, evidenciar o conhecimento de si como objeto de formação e espaço formativo, visando (re)pensar o lugar da diferença nas escolas rurais. Este trabalho nos trouxe uma maior compreensão das variadas perspectivas formativas que o conhecimento de si desencadeia para o docente, possibilitando-nos perceber que na relação com as diferenças nos percursos formativos dos professores há uma invisibilização através do discurso produzido pela manutenção dos padrões estabelecidos pela mesmidade. Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2018-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/271810.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p%pRevista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficaREVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficaRevista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica2525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v2.n4reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOCopyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessRios, Jane Adriana Vasconcelos Pachecopor2023-01-09T14:52:13Zoai:ojs.192.168.5.50:article/2718Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-01-09T14:52:13Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica
title Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica
spellingShingle Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
Conhecimento de si
Docência
Diferenças
Pesquisa (auto)biográfica
title_short Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica
title_full Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica
title_fullStr Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica
title_full_unstemmed Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica
title_sort Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica
author Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
author_facet Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento de si
Docência
Diferenças
Pesquisa (auto)biográfica
topic Conhecimento de si
Docência
Diferenças
Pesquisa (auto)biográfica
description O presente artigo pretende compreender de que maneira os docentes das escolas rurais lidam com a diferença na sala de aula e como o conhecimento de si pode possibilitar outros espaços de formação na escola da roça. Trata-se de uma pesquisa-formação em que as narrativas de formação se apresentaram numa perspectiva compreensiva e formativa. Utilizamos como dispositivos de pesquisa o memorial de formação e as entrevistas narrativas com sete professores da roça que atuam em escolas rurais da rede pública da Educação Básica no Território da Bacia do Jacuípe, interior da Bahia. Buscamos nos memoriais, evidenciar o conhecimento de si como objeto de formação e espaço formativo, visando (re)pensar o lugar da diferença nas escolas rurais. Este trabalho nos trouxe uma maior compreensão das variadas perspectivas formativas que o conhecimento de si desencadeia para o docente, possibilitando-nos perceber que na relação com as diferenças nos percursos formativos dos professores há uma invisibilização através do discurso produzido pela manutenção dos padrões estabelecidos pela mesmidade. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2718
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2718
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v2.n4
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325189348425728