Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2718 |
Resumo: | O presente artigo pretende compreender de que maneira os docentes das escolas rurais lidam com a diferença na sala de aula e como o conhecimento de si pode possibilitar outros espaços de formação na escola da roça. Trata-se de uma pesquisa-formação em que as narrativas de formação se apresentaram numa perspectiva compreensiva e formativa. Utilizamos como dispositivos de pesquisa o memorial de formação e as entrevistas narrativas com sete professores da roça que atuam em escolas rurais da rede pública da Educação Básica no Território da Bacia do Jacuípe, interior da Bahia. Buscamos nos memoriais, evidenciar o conhecimento de si como objeto de formação e espaço formativo, visando (re)pensar o lugar da diferença nas escolas rurais. Este trabalho nos trouxe uma maior compreensão das variadas perspectivas formativas que o conhecimento de si desencadeia para o docente, possibilitando-nos perceber que na relação com as diferenças nos percursos formativos dos professores há uma invisibilização através do discurso produzido pela manutenção dos padrões estabelecidos pela mesmidade. |
id |
BIO-1_b2d6949296ba07708017170322ccc9ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/2718 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográficaConhecimento de siDocênciaDiferençasPesquisa (auto)biográficaO presente artigo pretende compreender de que maneira os docentes das escolas rurais lidam com a diferença na sala de aula e como o conhecimento de si pode possibilitar outros espaços de formação na escola da roça. Trata-se de uma pesquisa-formação em que as narrativas de formação se apresentaram numa perspectiva compreensiva e formativa. Utilizamos como dispositivos de pesquisa o memorial de formação e as entrevistas narrativas com sete professores da roça que atuam em escolas rurais da rede pública da Educação Básica no Território da Bacia do Jacuípe, interior da Bahia. Buscamos nos memoriais, evidenciar o conhecimento de si como objeto de formação e espaço formativo, visando (re)pensar o lugar da diferença nas escolas rurais. Este trabalho nos trouxe uma maior compreensão das variadas perspectivas formativas que o conhecimento de si desencadeia para o docente, possibilitando-nos perceber que na relação com as diferenças nos percursos formativos dos professores há uma invisibilização através do discurso produzido pela manutenção dos padrões estabelecidos pela mesmidade. Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2018-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/271810.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p%pRevista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficaREVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficaRevista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica2525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v2.n4reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOCopyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessRios, Jane Adriana Vasconcelos Pachecopor2023-01-09T14:52:13Zoai:ojs.192.168.5.50:article/2718Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-01-09T14:52:13Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica |
title |
Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica |
spellingShingle |
Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Conhecimento de si Docência Diferenças Pesquisa (auto)biográfica |
title_short |
Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica |
title_full |
Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica |
title_fullStr |
Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica |
title_sort |
Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica |
author |
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
author_facet |
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento de si Docência Diferenças Pesquisa (auto)biográfica |
topic |
Conhecimento de si Docência Diferenças Pesquisa (auto)biográfica |
description |
O presente artigo pretende compreender de que maneira os docentes das escolas rurais lidam com a diferença na sala de aula e como o conhecimento de si pode possibilitar outros espaços de formação na escola da roça. Trata-se de uma pesquisa-formação em que as narrativas de formação se apresentaram numa perspectiva compreensiva e formativa. Utilizamos como dispositivos de pesquisa o memorial de formação e as entrevistas narrativas com sete professores da roça que atuam em escolas rurais da rede pública da Educação Básica no Território da Bacia do Jacuípe, interior da Bahia. Buscamos nos memoriais, evidenciar o conhecimento de si como objeto de formação e espaço formativo, visando (re)pensar o lugar da diferença nas escolas rurais. Este trabalho nos trouxe uma maior compreensão das variadas perspectivas formativas que o conhecimento de si desencadeia para o docente, possibilitando-nos perceber que na relação com as diferenças nos percursos formativos dos professores há uma invisibilização através do discurso produzido pela manutenção dos padrões estabelecidos pela mesmidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2718 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2718 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 2 No 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 2 n. 4 (2017): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v2.n4 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325189348425728 |