A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5187 |
Resumo: | Refletir sobre os elementos educacionais e pedagógicos que influíram na formação escolar da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, em suas interações intergrupais no Grupo Escolar “João Tibúrcio” da cidade de Natal, de 1937 a 1941, é precisamente o objetivo do presente trabalho. Nesta abordagem de cunho histórico, utiliza-se como fonte documental uma entrevista realizada com a referida professora e a legislação educacional vigente à época de sua educação primária. Esse registro orienta-se, metodologicamente, no processo de análise do corpus, pelo entendimento de Delory-Momberger (2008), para quem a narrativa é o procedimento que se elabora pela reflexão e pela interpretação de uma história de vida e de vida escolar. A constatação conclusiva é a de que a formação escolar, considerada à luz dos elementos educacionais e pedagógicos referentes à educação primária da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, no Grupo Escolar “João Tibúrcio”, revela-se fundamental para a construção da narrativa de uma vida humana, permeada por alcances em nível educacional, cultural e mesmo existencial. De modo mais verticalizado, a formação escolar, em nível primário, da prof.ª Margarida de Jesus Cortez foi essencial para os progressos de sua vida social. |
id |
BIO-1_b9c562a46dae7c07ac6735e44aa998e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/5187 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941)Educação primária. Formação escolar. Elementos educacionais e pedagógicos. Interações intergrupais.Refletir sobre os elementos educacionais e pedagógicos que influíram na formação escolar da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, em suas interações intergrupais no Grupo Escolar “João Tibúrcio” da cidade de Natal, de 1937 a 1941, é precisamente o objetivo do presente trabalho. Nesta abordagem de cunho histórico, utiliza-se como fonte documental uma entrevista realizada com a referida professora e a legislação educacional vigente à época de sua educação primária. Esse registro orienta-se, metodologicamente, no processo de análise do corpus, pelo entendimento de Delory-Momberger (2008), para quem a narrativa é o procedimento que se elabora pela reflexão e pela interpretação de uma história de vida e de vida escolar. A constatação conclusiva é a de que a formação escolar, considerada à luz dos elementos educacionais e pedagógicos referentes à educação primária da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, no Grupo Escolar “João Tibúrcio”, revela-se fundamental para a construção da narrativa de uma vida humana, permeada por alcances em nível educacional, cultural e mesmo existencial. De modo mais verticalizado, a formação escolar, em nível primário, da prof.ª Margarida de Jesus Cortez foi essencial para os progressos de sua vida social.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2018-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/518710.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p644-656Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 644-656REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 644-656Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 644-6562525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v3.n8reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5187/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Marta Maria deMarques, Berenice PintoMedeiros, Ana Luiza2022-08-22T15:24:37Zoai:ojs.192.168.5.50:article/5187Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T15:24:37Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941) |
title |
A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941) |
spellingShingle |
A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941) Araújo, Marta Maria de Educação primária. Formação escolar. Elementos educacionais e pedagógicos. Interações intergrupais. |
title_short |
A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941) |
title_full |
A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941) |
title_fullStr |
A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941) |
title_full_unstemmed |
A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941) |
title_sort |
A educação primária de uma menina da classe trabalhadora (Natal, 1937-1941) |
author |
Araújo, Marta Maria de |
author_facet |
Araújo, Marta Maria de Marques, Berenice Pinto Medeiros, Ana Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Berenice Pinto Medeiros, Ana Luiza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Marta Maria de Marques, Berenice Pinto Medeiros, Ana Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação primária. Formação escolar. Elementos educacionais e pedagógicos. Interações intergrupais. |
topic |
Educação primária. Formação escolar. Elementos educacionais e pedagógicos. Interações intergrupais. |
description |
Refletir sobre os elementos educacionais e pedagógicos que influíram na formação escolar da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, em suas interações intergrupais no Grupo Escolar “João Tibúrcio” da cidade de Natal, de 1937 a 1941, é precisamente o objetivo do presente trabalho. Nesta abordagem de cunho histórico, utiliza-se como fonte documental uma entrevista realizada com a referida professora e a legislação educacional vigente à época de sua educação primária. Esse registro orienta-se, metodologicamente, no processo de análise do corpus, pelo entendimento de Delory-Momberger (2008), para quem a narrativa é o procedimento que se elabora pela reflexão e pela interpretação de uma história de vida e de vida escolar. A constatação conclusiva é a de que a formação escolar, considerada à luz dos elementos educacionais e pedagógicos referentes à educação primária da prof.ª Margarida de Jesus Cortez, no Grupo Escolar “João Tibúrcio”, revela-se fundamental para a construção da narrativa de uma vida humana, permeada por alcances em nível educacional, cultural e mesmo existencial. De modo mais verticalizado, a formação escolar, em nível primário, da prof.ª Margarida de Jesus Cortez foi essencial para os progressos de sua vida social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5187 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p644-656 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5187 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n8.p644-656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5187/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 644-656 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 644-656 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 8 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 644-656 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v3.n8 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325190475644928 |