Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9190 |
Resumo: | O artigo apresenta um diálogo a respeito do momento pandêmico vivenciado pelo mundo que, em decorrência do novo coronavírus, evidenciou um novo espaçotempo em nossas redes educativas. Através da conversa com diversos autores como Alves, Santos, Silva, Latour e outros, expomos que o momento é de revermos nossas práticasteorias para atendermos nossos estudantes da melhor forma possível. Nesse contexto, abordamos a urgência em dominarmos as novas tecnologias e a cibercultura embaladas em um senso de afeto e respeito às individualidades e a necessidade de revermos os currículos para o momento atual. Apontamos o adoecimento social – que atinge estudantes e professores –, como uma preocupante consequência desse momento de exigências e incertezas. E, sem dúvidas, afirmamos a importância de unir educação presencial e on-line, pois ambas têm muito a aprenderensinar. |
id |
BIO-1_bc374b3887eb33c33c36b05be77b2dda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/9190 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento socialRedes educativasCiberculturaCurrículosPandemiaAdoecimento socialO artigo apresenta um diálogo a respeito do momento pandêmico vivenciado pelo mundo que, em decorrência do novo coronavírus, evidenciou um novo espaçotempo em nossas redes educativas. Através da conversa com diversos autores como Alves, Santos, Silva, Latour e outros, expomos que o momento é de revermos nossas práticasteorias para atendermos nossos estudantes da melhor forma possível. Nesse contexto, abordamos a urgência em dominarmos as novas tecnologias e a cibercultura embaladas em um senso de afeto e respeito às individualidades e a necessidade de revermos os currículos para o momento atual. Apontamos o adoecimento social – que atinge estudantes e professores –, como uma preocupante consequência desse momento de exigências e incertezas. E, sem dúvidas, afirmamos a importância de unir educação presencial e on-line, pois ambas têm muito a aprenderensinar.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/919010.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p251-272Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 251-272REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 251-272Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 251-2722525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v6.n17reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9190/7956Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Joana Ribeiro dosMachado, Marcelo FerreiraMorais, Maria2022-08-18T12:48:05Zoai:ojs.192.168.5.50:article/9190Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-18T12:48:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social |
title |
Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social |
spellingShingle |
Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social Santos, Joana Ribeiro dos Redes educativas Cibercultura Currículos Pandemia Adoecimento social |
title_short |
Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social |
title_full |
Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social |
title_fullStr |
Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social |
title_full_unstemmed |
Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social |
title_sort |
Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social |
author |
Santos, Joana Ribeiro dos |
author_facet |
Santos, Joana Ribeiro dos Machado, Marcelo Ferreira Morais, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Marcelo Ferreira Morais, Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Joana Ribeiro dos Machado, Marcelo Ferreira Morais, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes educativas Cibercultura Currículos Pandemia Adoecimento social |
topic |
Redes educativas Cibercultura Currículos Pandemia Adoecimento social |
description |
O artigo apresenta um diálogo a respeito do momento pandêmico vivenciado pelo mundo que, em decorrência do novo coronavírus, evidenciou um novo espaçotempo em nossas redes educativas. Através da conversa com diversos autores como Alves, Santos, Silva, Latour e outros, expomos que o momento é de revermos nossas práticasteorias para atendermos nossos estudantes da melhor forma possível. Nesse contexto, abordamos a urgência em dominarmos as novas tecnologias e a cibercultura embaladas em um senso de afeto e respeito às individualidades e a necessidade de revermos os currículos para o momento atual. Apontamos o adoecimento social – que atinge estudantes e professores –, como uma preocupante consequência desse momento de exigências e incertezas. E, sem dúvidas, afirmamos a importância de unir educação presencial e on-line, pois ambas têm muito a aprenderensinar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9190 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p251-272 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9190 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p251-272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9190/7956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 251-272 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 251-272 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 251-272 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v6.n17 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325191631175680 |