Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9198 |
Resumo: | Este artigo versa sobre a experiência da gestão escolar numa unidade da rede municipal de ensino em Salvador (BA) visando tornar a inclusão de estudantes com deficiência uma ação concreta e em permanente construção. Em 2020, a gestão tem buscado se articular da melhor forma, a fim de dar apoio efetivo a estudantes com deficiência e seus familiares, pois o isolamento social para conter a Pandemia do COVID-19 deixou o grupo ainda mais vulnerável no atendimento de suas especificidades. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo Relato de Experiência contempla a narrativa (auto) biográfica de uma gestora, a partir de registros feitos entre 2018 e 2019, às quais resultaram em estratégias voltadas a fomentar a educação numa perspectiva inclusiva. O acolhimento e acompanhamento de estudantes e familiares a partir da interrupção de aulas presenciais foi mantido e ampliado nesta unidade. Conclui-se que a criação do Núcleo de Apoio à Inclusão em 2019, dentre outras medidas, favoreceu o acompanhamento da família pela escola no contexto da Pandemia. As crianças de modo geral, mesmo em suas casas, continuam a realizar atividades, porém a gestão tem procurado estar atenta às necessidades educacionais específicas de cada aluno com deficiência. |
id |
BIO-1_e883bf652a5c20ada7411e44f0d87bd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9198 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva EducaçãoInclusãoNarrativa (Auto)biográficaEste artigo versa sobre a experiência da gestão escolar numa unidade da rede municipal de ensino em Salvador (BA) visando tornar a inclusão de estudantes com deficiência uma ação concreta e em permanente construção. Em 2020, a gestão tem buscado se articular da melhor forma, a fim de dar apoio efetivo a estudantes com deficiência e seus familiares, pois o isolamento social para conter a Pandemia do COVID-19 deixou o grupo ainda mais vulnerável no atendimento de suas especificidades. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo Relato de Experiência contempla a narrativa (auto) biográfica de uma gestora, a partir de registros feitos entre 2018 e 2019, às quais resultaram em estratégias voltadas a fomentar a educação numa perspectiva inclusiva. O acolhimento e acompanhamento de estudantes e familiares a partir da interrupção de aulas presenciais foi mantido e ampliado nesta unidade. Conclui-se que a criação do Núcleo de Apoio à Inclusão em 2019, dentre outras medidas, favoreceu o acompanhamento da família pela escola no contexto da Pandemia. As crianças de modo geral, mesmo em suas casas, continuam a realizar atividades, porém a gestão tem procurado estar atenta às necessidades educacionais específicas de cada aluno com deficiência. Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/919810.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p328-344Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 328-344REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 328-344Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 328-3442525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v6.n17reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9198/7968Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessItaborai, Flávia Cristina SouzaPortela, Cláudia Paranhos de JesusReis, Cristina de Araújo Ramos2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9198Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva |
title |
Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva |
spellingShingle |
Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva Itaborai, Flávia Cristina Souza Educação Inclusão Narrativa (Auto)biográfica |
title_short |
Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva |
title_full |
Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva |
title_fullStr |
Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva |
title_sort |
Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva |
author |
Itaborai, Flávia Cristina Souza |
author_facet |
Itaborai, Flávia Cristina Souza Portela, Cláudia Paranhos de Jesus Reis, Cristina de Araújo Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Portela, Cláudia Paranhos de Jesus Reis, Cristina de Araújo Ramos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Itaborai, Flávia Cristina Souza Portela, Cláudia Paranhos de Jesus Reis, Cristina de Araújo Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusão Narrativa (Auto)biográfica |
topic |
Educação Inclusão Narrativa (Auto)biográfica |
description |
Este artigo versa sobre a experiência da gestão escolar numa unidade da rede municipal de ensino em Salvador (BA) visando tornar a inclusão de estudantes com deficiência uma ação concreta e em permanente construção. Em 2020, a gestão tem buscado se articular da melhor forma, a fim de dar apoio efetivo a estudantes com deficiência e seus familiares, pois o isolamento social para conter a Pandemia do COVID-19 deixou o grupo ainda mais vulnerável no atendimento de suas especificidades. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo Relato de Experiência contempla a narrativa (auto) biográfica de uma gestora, a partir de registros feitos entre 2018 e 2019, às quais resultaram em estratégias voltadas a fomentar a educação numa perspectiva inclusiva. O acolhimento e acompanhamento de estudantes e familiares a partir da interrupção de aulas presenciais foi mantido e ampliado nesta unidade. Conclui-se que a criação do Núcleo de Apoio à Inclusão em 2019, dentre outras medidas, favoreceu o acompanhamento da família pela escola no contexto da Pandemia. As crianças de modo geral, mesmo em suas casas, continuam a realizar atividades, porém a gestão tem procurado estar atenta às necessidades educacionais específicas de cada aluno com deficiência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9198 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p328-344 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9198 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p328-344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9198/7968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 328-344 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 328-344 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 328-344 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v6.n17 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325187434774528 |