História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Delmary Vasconcelos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7409
Resumo: Este artigo foi elaborado no âmbito de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no ano de 2018 na Universidade Federal de Pelotas. A construção da História de Vida de Jusamara Souza com o campo da Educação Musical esteve pautada nas obras do filósofo Paul Ricouer, com destaque para as obras Tempo e Narrativa e o Si mesmo como um outro. Tomo como objeto de estudo compreender na história de vida profissional dessa pesquisadora que trajetórias são essas que levaram à sua visão de educação musical. Por acreditar e estar embasada nos pressupostos teóricos e metodológicos das Histórias de Vida e sua grande representatividade para a área de Educação, escolhemos a abordagem da História de Vida em diálogo com a epistemologia de Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Os episódios foram construídos com temas que emergiram das fontes orais e documentais dentro da tríplice mímese da aventura (auto)biográfica, que consiste em fazer da sua história de vida um modo de exprimir-se, socializar-se e avaliar-se formativamente com a área da Educação Musical. Acredito que ao trazer a trajetória profissional desta educadora musical brasileira, é possível dizer que, nas várias histórias da educação musical no Brasil, há um esforço no campo da educação musical na tentativa de compreender na história de vida profissional de educadores, professores e pesquisadores a percepção da própria historicidade da área e suas epistemologias.
id BIO-1_f65ab5e58cc6870153716846d383a12b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7409
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação MusicalEducação MusicalHistória de vidaDesafios epistemológicosEste artigo foi elaborado no âmbito de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no ano de 2018 na Universidade Federal de Pelotas. A construção da História de Vida de Jusamara Souza com o campo da Educação Musical esteve pautada nas obras do filósofo Paul Ricouer, com destaque para as obras Tempo e Narrativa e o Si mesmo como um outro. Tomo como objeto de estudo compreender na história de vida profissional dessa pesquisadora que trajetórias são essas que levaram à sua visão de educação musical. Por acreditar e estar embasada nos pressupostos teóricos e metodológicos das Histórias de Vida e sua grande representatividade para a área de Educação, escolhemos a abordagem da História de Vida em diálogo com a epistemologia de Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Os episódios foram construídos com temas que emergiram das fontes orais e documentais dentro da tríplice mímese da aventura (auto)biográfica, que consiste em fazer da sua história de vida um modo de exprimir-se, socializar-se e avaliar-se formativamente com a área da Educação Musical. Acredito que ao trazer a trajetória profissional desta educadora musical brasileira, é possível dizer que, nas várias histórias da educação musical no Brasil, há um esforço no campo da educação musical na tentativa de compreender na história de vida profissional de educadores, professores e pesquisadores a percepção da própria historicidade da área e suas epistemologias.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/740910.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p243-260Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 243-260REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 243-260Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 243-2602525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v5.n13reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7409/pdfCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Delmary Vasconcelos2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7409Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical
title História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical
spellingShingle História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical
Abreu, Delmary Vasconcelos
Educação Musical
História de vida
Desafios epistemológicos
title_short História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical
title_full História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical
title_fullStr História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical
title_full_unstemmed História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical
title_sort História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical
author Abreu, Delmary Vasconcelos
author_facet Abreu, Delmary Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Delmary Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
História de vida
Desafios epistemológicos
topic Educação Musical
História de vida
Desafios epistemológicos
description Este artigo foi elaborado no âmbito de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no ano de 2018 na Universidade Federal de Pelotas. A construção da História de Vida de Jusamara Souza com o campo da Educação Musical esteve pautada nas obras do filósofo Paul Ricouer, com destaque para as obras Tempo e Narrativa e o Si mesmo como um outro. Tomo como objeto de estudo compreender na história de vida profissional dessa pesquisadora que trajetórias são essas que levaram à sua visão de educação musical. Por acreditar e estar embasada nos pressupostos teóricos e metodológicos das Histórias de Vida e sua grande representatividade para a área de Educação, escolhemos a abordagem da História de Vida em diálogo com a epistemologia de Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Os episódios foram construídos com temas que emergiram das fontes orais e documentais dentro da tríplice mímese da aventura (auto)biográfica, que consiste em fazer da sua história de vida um modo de exprimir-se, socializar-se e avaliar-se formativamente com a área da Educação Musical. Acredito que ao trazer a trajetória profissional desta educadora musical brasileira, é possível dizer que, nas várias histórias da educação musical no Brasil, há um esforço no campo da educação musical na tentativa de compreender na história de vida profissional de educadores, professores e pesquisadores a percepção da própria historicidade da área e suas epistemologias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7409
10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p243-260
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7409
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p243-260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7409/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 5 Núm. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 243-260
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 5 No. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 243-260
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 5 n. 13 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 243-260
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v5.n13
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186905243648