Compreensões advindas de uma documentação narrativa: processo constitutivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5327 |
Resumo: | Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado, que teve como tema as práticas e os saberes pedagógico-musicais de professores de música, cujo foco confluiu sobre quatro profissionais que atuam nas Escolas Parque do Distrito Federal (EP). A metodologia utilizada foi a Documentação Narrativa (DN), em uma pesquisa de cunho qualitativo com abordagem na pesquisa-formação-ação. O interesse pelo tema emergiu das memórias de meu contínuo processo formativo em música, ao longo da vida e da minha inserção profissional como professor de música na EP. O objetivo deste artigo é detalhar o processo de pesquisa que visou dar voz à minha experiência e de outros professores de música, tendo a reflexividade autobiográfica como centro, no sentido de divulgar relatos formativos de si com destaque para trajetórias e atuações de professores de música. O intuito foi contribuir com os campos investigativos da pesquisa (auto)biográfica e da Educação Musical, no que tange à experiência formativa no contexto escolar, em uma ação epistemopolítica de publicizar o que fazem os professores, por meio de artigos de relatos de experiências pedagógicas oriundos da DN. |
id |
BIO-1_ff99c179288b769736751bf9000503f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5327 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensões advindas de uma documentação narrativa: processo constitutivoPesquisa (auto) biográficaDocumentação NarrativaProjeto de extensão universitáriaPráticas pedagógico-musicais.Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado, que teve como tema as práticas e os saberes pedagógico-musicais de professores de música, cujo foco confluiu sobre quatro profissionais que atuam nas Escolas Parque do Distrito Federal (EP). A metodologia utilizada foi a Documentação Narrativa (DN), em uma pesquisa de cunho qualitativo com abordagem na pesquisa-formação-ação. O interesse pelo tema emergiu das memórias de meu contínuo processo formativo em música, ao longo da vida e da minha inserção profissional como professor de música na EP. O objetivo deste artigo é detalhar o processo de pesquisa que visou dar voz à minha experiência e de outros professores de música, tendo a reflexividade autobiográfica como centro, no sentido de divulgar relatos formativos de si com destaque para trajetórias e atuações de professores de música. O intuito foi contribuir com os campos investigativos da pesquisa (auto)biográfica e da Educação Musical, no que tange à experiência formativa no contexto escolar, em uma ação epistemopolítica de publicizar o que fazem os professores, por meio de artigos de relatos de experiências pedagógicas oriundos da DN.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/532710.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1069-1089Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1069-1089REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1069-1089Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1069-10892525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5327/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Alessandro2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5327Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensões advindas de uma documentação narrativa: processo constitutivo |
title |
Compreensões advindas de uma documentação narrativa: processo constitutivo |
spellingShingle |
Compreensões advindas de uma documentação narrativa: processo constitutivo Correa, Alessandro Pesquisa (auto) biográfica Documentação Narrativa Projeto de extensão universitária Práticas pedagógico-musicais. |
title_short |
Compreensões advindas de uma documentação narrativa: processo constitutivo |
title_full |
Compreensões advindas de uma documentação narrativa: processo constitutivo |
title_fullStr |
Compreensões advindas de uma documentação narrativa: processo constitutivo |
title_full_unstemmed |
Compreensões advindas de uma documentação narrativa: processo constitutivo |
title_sort |
Compreensões advindas de uma documentação narrativa: processo constitutivo |
author |
Correa, Alessandro |
author_facet |
Correa, Alessandro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Alessandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa (auto) biográfica Documentação Narrativa Projeto de extensão universitária Práticas pedagógico-musicais. |
topic |
Pesquisa (auto) biográfica Documentação Narrativa Projeto de extensão universitária Práticas pedagógico-musicais. |
description |
Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado, que teve como tema as práticas e os saberes pedagógico-musicais de professores de música, cujo foco confluiu sobre quatro profissionais que atuam nas Escolas Parque do Distrito Federal (EP). A metodologia utilizada foi a Documentação Narrativa (DN), em uma pesquisa de cunho qualitativo com abordagem na pesquisa-formação-ação. O interesse pelo tema emergiu das memórias de meu contínuo processo formativo em música, ao longo da vida e da minha inserção profissional como professor de música na EP. O objetivo deste artigo é detalhar o processo de pesquisa que visou dar voz à minha experiência e de outros professores de música, tendo a reflexividade autobiográfica como centro, no sentido de divulgar relatos formativos de si com destaque para trajetórias e atuações de professores de música. O intuito foi contribuir com os campos investigativos da pesquisa (auto)biográfica e da Educação Musical, no que tange à experiência formativa no contexto escolar, em uma ação epistemopolítica de publicizar o que fazem os professores, por meio de artigos de relatos de experiências pedagógicas oriundos da DN. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5327 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1069-1089 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5327 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1069-1089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5327/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1069-1089 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1069-1089 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1069-1089 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325186449113088 |