Aplicação de metodologias ativas de ensino no estudo da anatomia humana frente ao modelo tradicional / Application of active methodologies of education in the study of human anatomy in the traditional model

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Ernann Tenório de Albuquerque
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalcante, Labibe Manoela Melo, Cavalcante, Klaus Manoel Melo, Jatobá, Marcelo Augusto Vieira, Santana, Eduarda Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7380
Resumo: Tradicionalmente, a utilização de cadáveres para estudo da anatomia humana adivinha de corpos não reclamados pelos familiares, segundo o ordenamento jurídico lei 8.501/92. Entretanto, sabe-se que a dificuldade para uso cadavérico nas instituições de ensino está em níveis preocupantes, em face da falta de doadores, bem como de campanhas. Contudo, as tendências atuais na área de educação médica tornam o aluno o protagonista do próprio processo de formação através das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, segundo a CNE/CES 116/2014. Diante dessa perspectiva, em associação com peças sintéticas, o estudo da anatomia humana vem-se demonstrando possível. Por tais razões, realizou-se este estudo descritivo, a partir da vivência de docentes e monitores de Anatomia Humana do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL) que objetiva provar que as diferentes possibilidades de construção dos processos de apreensão e conhecimento da anatomia humana em peças sintética associados a metodologias ativas de ensino e aprendizagem podem sinalizar caminhos promissores para a elaboração de práticas educativas efetivas. Foram utilizadas as bases de dados informatizadas do Portal da Capes, PubMed, SciELO, BIREME, LILACS e MEDLINE, MEDCARIB, como revisão de literatura. Analisou-se que, apenas em termos de sistema circulatório existem limitações na visualização de estruturas, pela dificuldade de representação de seu trajeto. Todavia, o estudo dos demais sistemas mostrou-se eficiente em função do detalhamento da anatomia. Observa-se a necessidade de obtenção de peças anatômicas humanas. Porém, destaca-se que o estudo em peças anatômicas sintéticas associada a metodologias construtivistas de ensino suprem a problemática supracitada.
id BJRH-0_044015bd42e371cf2382863369ad610d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7380
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Aplicação de metodologias ativas de ensino no estudo da anatomia humana frente ao modelo tradicional / Application of active methodologies of education in the study of human anatomy in the traditional modelPeças anatômicas sintéticas. Metodologias de ensino. Cadáveres.Tradicionalmente, a utilização de cadáveres para estudo da anatomia humana adivinha de corpos não reclamados pelos familiares, segundo o ordenamento jurídico lei 8.501/92. Entretanto, sabe-se que a dificuldade para uso cadavérico nas instituições de ensino está em níveis preocupantes, em face da falta de doadores, bem como de campanhas. Contudo, as tendências atuais na área de educação médica tornam o aluno o protagonista do próprio processo de formação através das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, segundo a CNE/CES 116/2014. Diante dessa perspectiva, em associação com peças sintéticas, o estudo da anatomia humana vem-se demonstrando possível. Por tais razões, realizou-se este estudo descritivo, a partir da vivência de docentes e monitores de Anatomia Humana do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL) que objetiva provar que as diferentes possibilidades de construção dos processos de apreensão e conhecimento da anatomia humana em peças sintética associados a metodologias ativas de ensino e aprendizagem podem sinalizar caminhos promissores para a elaboração de práticas educativas efetivas. Foram utilizadas as bases de dados informatizadas do Portal da Capes, PubMed, SciELO, BIREME, LILACS e MEDLINE, MEDCARIB, como revisão de literatura. Analisou-se que, apenas em termos de sistema circulatório existem limitações na visualização de estruturas, pela dificuldade de representação de seu trajeto. Todavia, o estudo dos demais sistemas mostrou-se eficiente em função do detalhamento da anatomia. Observa-se a necessidade de obtenção de peças anatômicas humanas. Porém, destaca-se que o estudo em peças anatômicas sintéticas associada a metodologias construtivistas de ensino suprem a problemática supracitada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/738010.34119/bjhrv3n2-010Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 1457-1464Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 1457-14642595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7380/6432Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Ernann Tenório de AlbuquerqueCavalcante, Labibe Manoela MeloCavalcante, Klaus Manoel MeloJatobá, Marcelo Augusto VieiraSantana, Eduarda Cavalcante2020-05-01T15:27:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7380Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-05-01T15:27:07Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de metodologias ativas de ensino no estudo da anatomia humana frente ao modelo tradicional / Application of active methodologies of education in the study of human anatomy in the traditional model
title Aplicação de metodologias ativas de ensino no estudo da anatomia humana frente ao modelo tradicional / Application of active methodologies of education in the study of human anatomy in the traditional model
spellingShingle Aplicação de metodologias ativas de ensino no estudo da anatomia humana frente ao modelo tradicional / Application of active methodologies of education in the study of human anatomy in the traditional model
Filho, Ernann Tenório de Albuquerque
Peças anatômicas sintéticas. Metodologias de ensino. Cadáveres.
title_short Aplicação de metodologias ativas de ensino no estudo da anatomia humana frente ao modelo tradicional / Application of active methodologies of education in the study of human anatomy in the traditional model
title_full Aplicação de metodologias ativas de ensino no estudo da anatomia humana frente ao modelo tradicional / Application of active methodologies of education in the study of human anatomy in the traditional model
title_fullStr Aplicação de metodologias ativas de ensino no estudo da anatomia humana frente ao modelo tradicional / Application of active methodologies of education in the study of human anatomy in the traditional model
title_full_unstemmed Aplicação de metodologias ativas de ensino no estudo da anatomia humana frente ao modelo tradicional / Application of active methodologies of education in the study of human anatomy in the traditional model
title_sort Aplicação de metodologias ativas de ensino no estudo da anatomia humana frente ao modelo tradicional / Application of active methodologies of education in the study of human anatomy in the traditional model
author Filho, Ernann Tenório de Albuquerque
author_facet Filho, Ernann Tenório de Albuquerque
Cavalcante, Labibe Manoela Melo
Cavalcante, Klaus Manoel Melo
Jatobá, Marcelo Augusto Vieira
Santana, Eduarda Cavalcante
author_role author
author2 Cavalcante, Labibe Manoela Melo
Cavalcante, Klaus Manoel Melo
Jatobá, Marcelo Augusto Vieira
Santana, Eduarda Cavalcante
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Ernann Tenório de Albuquerque
Cavalcante, Labibe Manoela Melo
Cavalcante, Klaus Manoel Melo
Jatobá, Marcelo Augusto Vieira
Santana, Eduarda Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Peças anatômicas sintéticas. Metodologias de ensino. Cadáveres.
topic Peças anatômicas sintéticas. Metodologias de ensino. Cadáveres.
description Tradicionalmente, a utilização de cadáveres para estudo da anatomia humana adivinha de corpos não reclamados pelos familiares, segundo o ordenamento jurídico lei 8.501/92. Entretanto, sabe-se que a dificuldade para uso cadavérico nas instituições de ensino está em níveis preocupantes, em face da falta de doadores, bem como de campanhas. Contudo, as tendências atuais na área de educação médica tornam o aluno o protagonista do próprio processo de formação através das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, segundo a CNE/CES 116/2014. Diante dessa perspectiva, em associação com peças sintéticas, o estudo da anatomia humana vem-se demonstrando possível. Por tais razões, realizou-se este estudo descritivo, a partir da vivência de docentes e monitores de Anatomia Humana do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL) que objetiva provar que as diferentes possibilidades de construção dos processos de apreensão e conhecimento da anatomia humana em peças sintética associados a metodologias ativas de ensino e aprendizagem podem sinalizar caminhos promissores para a elaboração de práticas educativas efetivas. Foram utilizadas as bases de dados informatizadas do Portal da Capes, PubMed, SciELO, BIREME, LILACS e MEDLINE, MEDCARIB, como revisão de literatura. Analisou-se que, apenas em termos de sistema circulatório existem limitações na visualização de estruturas, pela dificuldade de representação de seu trajeto. Todavia, o estudo dos demais sistemas mostrou-se eficiente em função do detalhamento da anatomia. Observa-se a necessidade de obtenção de peças anatômicas humanas. Porém, destaca-se que o estudo em peças anatômicas sintéticas associada a metodologias construtivistas de ensino suprem a problemática supracitada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7380
10.34119/bjhrv3n2-010
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7380
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n2-010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/7380/6432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 1457-1464
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 1457-1464
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240050173345792