A influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas / The influence of the pandemic on the behavior of autistic children and adolescents

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Rafaela Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Araújo, Ana Beatriz Mesquita Marques, Mendonça, Ana Flávia Sandri, Lima, Bruna Luanna Silva, Cruvinel, Lucas Inácio, Sousa, Thayser Nayarah Estanislau, Linhares, Lohana Mendonça, Mendes, Isadora Resende, Eduardo, Natállia Rosa, Machado, Bruna Santos, Pacheco, Camila Graziele Fontes, Lindemam, Me. André Carvalho, Baptista, Lorena Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/38058
Resumo: O cenário da pestilência da COVID 19 afetou famílias de forma biológica, física e mental. Um grupo específico que foi subitamente impactado por esse cataclismo, foram as crianças e adolescentes autistas, nomeado atualmente, como Transtorno do Espectro Autista ou TEA, visto que, tem como característica dificuldades na linguagem/comunicação, relação social, sobretudo, expondo-os a maiores riscos de contaminação e dificultando a interação na sociedade. Por conseguinte, em função do fechamento das instituições de educação fez com que as famílias se adaptassem a novas dinâmicas de sociabilidade e mudanças na ação educativa dos filhos. Analisar e correlacionar artigos que abordem a influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas. Revisão de literatura com consulta em bases de dados com critérios de inclusão e adequação aos objetivos da revisão. As circunstâncias atuais de isolamento social têm um grande impacto na rotina das crianças e adolescentes com autismo, dificultando as formas de superar as barreiras de interação por meio dos estímulos sociais e das interações que elas possuíam. Contudo, ajustar o trabalho remoto, os estudos dos filhos, além das medidas de biossegurança são considerados desafiadores para estas famílias. Diante dos dados coletados, apropriar condutas voltadas para a inclusão escolar de crianças com TEA em meio a conjuntura da pandemia pelo COVID - 19 constitui um encargo desafiador para as famílias. Desse modo, é fundamental o suporte e a participação da família para que junto com as instituições educativas possam estabelecer métodos que beneficie o processo de desenvolvimento, interação social e aprendizagem dessas crianças.
id BJRH-0_114ef4ad008df2427952feb0064def56
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38058
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas / The influence of the pandemic on the behavior of autistic children and adolescentsautismopandemia e influência comportamental.O cenário da pestilência da COVID 19 afetou famílias de forma biológica, física e mental. Um grupo específico que foi subitamente impactado por esse cataclismo, foram as crianças e adolescentes autistas, nomeado atualmente, como Transtorno do Espectro Autista ou TEA, visto que, tem como característica dificuldades na linguagem/comunicação, relação social, sobretudo, expondo-os a maiores riscos de contaminação e dificultando a interação na sociedade. Por conseguinte, em função do fechamento das instituições de educação fez com que as famílias se adaptassem a novas dinâmicas de sociabilidade e mudanças na ação educativa dos filhos. Analisar e correlacionar artigos que abordem a influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas. Revisão de literatura com consulta em bases de dados com critérios de inclusão e adequação aos objetivos da revisão. As circunstâncias atuais de isolamento social têm um grande impacto na rotina das crianças e adolescentes com autismo, dificultando as formas de superar as barreiras de interação por meio dos estímulos sociais e das interações que elas possuíam. Contudo, ajustar o trabalho remoto, os estudos dos filhos, além das medidas de biossegurança são considerados desafiadores para estas famílias. Diante dos dados coletados, apropriar condutas voltadas para a inclusão escolar de crianças com TEA em meio a conjuntura da pandemia pelo COVID - 19 constitui um encargo desafiador para as famílias. Desse modo, é fundamental o suporte e a participação da família para que junto com as instituições educativas possam estabelecer métodos que beneficie o processo de desenvolvimento, interação social e aprendizagem dessas crianças.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3805810.34119/bjhrv4n5-364Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 22742-22748Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 22742-227482595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/38058/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Rafaela Pereirade Araújo, Ana Beatriz Mesquita MarquesMendonça, Ana Flávia SandriLima, Bruna Luanna SilvaCruvinel, Lucas InácioSousa, Thayser Nayarah EstanislauLinhares, Lohana MendonçaMendes, Isadora ResendeEduardo, Natállia RosaMachado, Bruna SantosPacheco, Camila Graziele FontesLindemam, Me. André CarvalhoBaptista, Lorena Martins2021-11-03T11:14:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38058Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-11-03T11:14:06Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas / The influence of the pandemic on the behavior of autistic children and adolescents
title A influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas / The influence of the pandemic on the behavior of autistic children and adolescents
spellingShingle A influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas / The influence of the pandemic on the behavior of autistic children and adolescents
Nascimento, Rafaela Pereira
autismo
pandemia e influência comportamental.
title_short A influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas / The influence of the pandemic on the behavior of autistic children and adolescents
title_full A influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas / The influence of the pandemic on the behavior of autistic children and adolescents
title_fullStr A influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas / The influence of the pandemic on the behavior of autistic children and adolescents
title_full_unstemmed A influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas / The influence of the pandemic on the behavior of autistic children and adolescents
title_sort A influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas / The influence of the pandemic on the behavior of autistic children and adolescents
author Nascimento, Rafaela Pereira
author_facet Nascimento, Rafaela Pereira
de Araújo, Ana Beatriz Mesquita Marques
Mendonça, Ana Flávia Sandri
Lima, Bruna Luanna Silva
Cruvinel, Lucas Inácio
Sousa, Thayser Nayarah Estanislau
Linhares, Lohana Mendonça
Mendes, Isadora Resende
Eduardo, Natállia Rosa
Machado, Bruna Santos
Pacheco, Camila Graziele Fontes
Lindemam, Me. André Carvalho
Baptista, Lorena Martins
author_role author
author2 de Araújo, Ana Beatriz Mesquita Marques
Mendonça, Ana Flávia Sandri
Lima, Bruna Luanna Silva
Cruvinel, Lucas Inácio
Sousa, Thayser Nayarah Estanislau
Linhares, Lohana Mendonça
Mendes, Isadora Resende
Eduardo, Natállia Rosa
Machado, Bruna Santos
Pacheco, Camila Graziele Fontes
Lindemam, Me. André Carvalho
Baptista, Lorena Martins
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Rafaela Pereira
de Araújo, Ana Beatriz Mesquita Marques
Mendonça, Ana Flávia Sandri
Lima, Bruna Luanna Silva
Cruvinel, Lucas Inácio
Sousa, Thayser Nayarah Estanislau
Linhares, Lohana Mendonça
Mendes, Isadora Resende
Eduardo, Natállia Rosa
Machado, Bruna Santos
Pacheco, Camila Graziele Fontes
Lindemam, Me. André Carvalho
Baptista, Lorena Martins
dc.subject.por.fl_str_mv autismo
pandemia e influência comportamental.
topic autismo
pandemia e influência comportamental.
description O cenário da pestilência da COVID 19 afetou famílias de forma biológica, física e mental. Um grupo específico que foi subitamente impactado por esse cataclismo, foram as crianças e adolescentes autistas, nomeado atualmente, como Transtorno do Espectro Autista ou TEA, visto que, tem como característica dificuldades na linguagem/comunicação, relação social, sobretudo, expondo-os a maiores riscos de contaminação e dificultando a interação na sociedade. Por conseguinte, em função do fechamento das instituições de educação fez com que as famílias se adaptassem a novas dinâmicas de sociabilidade e mudanças na ação educativa dos filhos. Analisar e correlacionar artigos que abordem a influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas. Revisão de literatura com consulta em bases de dados com critérios de inclusão e adequação aos objetivos da revisão. As circunstâncias atuais de isolamento social têm um grande impacto na rotina das crianças e adolescentes com autismo, dificultando as formas de superar as barreiras de interação por meio dos estímulos sociais e das interações que elas possuíam. Contudo, ajustar o trabalho remoto, os estudos dos filhos, além das medidas de biossegurança são considerados desafiadores para estas famílias. Diante dos dados coletados, apropriar condutas voltadas para a inclusão escolar de crianças com TEA em meio a conjuntura da pandemia pelo COVID - 19 constitui um encargo desafiador para as famílias. Desse modo, é fundamental o suporte e a participação da família para que junto com as instituições educativas possam estabelecer métodos que beneficie o processo de desenvolvimento, interação social e aprendizagem dessas crianças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/38058
10.34119/bjhrv4n5-364
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/38058
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n5-364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/38058/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 22742-22748
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 22742-22748
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240068004380672