Conhecimento e percepção de alunos sobre a infecção por HIV/AIDS em uma escola indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Eldevan da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Azevedo, Rodrigo Araújo, Matos, Ana Gabrielly de Melo, Sousa, Eurilene da Luz Silva, de Oliveira, Júlio César Carvalho, de Sá, Marcos Vinicios Alves, de Sousa, Larissa Rodrigues, Mendonça, Alania Frank, Guajajara, Vanussa Viana, Dias, Valéria Pacheco, Pinho, Jaqueline Diniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60619
Resumo: O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é o causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), devido a sua alta incidência, representa um problema de saúde pública. Estudos têm destacado maior vulnerabilidade dos povos indígenas quanto a transmissão do HIV, onde as baixas condições de vida, menor nível socioeconômico, educacional, exclusão social e dificuldades de serviços públicos de saúde, são fatores que influenciam a transmissão desta doença. Porém, há uma escassez de informações sobre as taxas de infecção pelo HIV/ AIDS entre os povos indígenas. Portanto, o presente estudo tem como objetivo analisar o conhecimento e percepção de alunos de uma escola indígena no interior do Maranhão acerca da infecção por HIV/AIDS. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário que contemplava questões sociodemográficas comparando o conhecimento sobre o HIV dos alunos. A análise dos dados foi realizada através da ferramenta SPSS. Os resultados demonstraram que 60,3% dos entrevistados foram mulheres e 39,6% homens, onde apresentavam em média 14 anos de idade, no qual 39 são estudantes do ensino fundamental e 19 do ensino médio. Observou-se uma preocupante lacuna de conhecimento sobre diversos aspectos da infecção, tais como a utilização da vacina como medida preventiva (65%) e escassez de campanhas informativas (68%). Verifica-se que as variáveis sociodemográficas não interferiram no conhecimento sobre HIV/AIDS visto que não houve grandes diferenças estatísticas, porém, percebe-se que o conhecimento sobre a temática abordada é limitado. Portanto, fica evidente a necessidade da implantação de políticas que visem a divulgação da prevenção ao combate às IST, em especial o HIV/AIDS, para comunidades indígenas.
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