Síndrome da realimentação: a prevenção em foco / Refeeding syndrome: prevention in focus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Carolina Da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Roberta Borgen Da, Cunha, Vitória Sampaio, Tieppo, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/40463
Resumo: A Síndrome da Realimentação é de grande relevância na prática clínica uma vez que acomete pacientes de todas as faixas etárias e em todos os níveis de assistência médica. Estes pacientes têm em comum o estresse metabólico e a depleção nutricional, condições clínicas de alta prevalência na rotina hospitalar e ambulatorial, independente da especialidade médica. As manifestações clínicas são variadas, podendo incluir náuseas, êmese e letargia até insuficiência cardíaca, arritmias, coma e morte. A conscientização dos profissionais de saúde no que diz respeito à prevenção desta síndrome aliada à abordagem multidisciplinar tendem a diminuir a morbimortalidade. A síndrome da realimentação é observada na reintrodução da alimentação após a privação de ingesta calórica (aguda ou crônica), independente da via alimentar utilizada.  É marcada laboratorialmente por distúrbios hidroeletrolíticos, principalmente hipofosfatemia, que ocorrem após o início da alimentação e que não podem ser atribuídos a outras causas. A prevenção dessa patologia é um desafio clínico, pois exige que o médico leve em consideração a avaliação nutricional do paciente, antes da prescrição da dieta, bem como tenha conhecimento dos fatores de risco que predispõem a essa síndrome. Relataremos um caso de Síndrome da Realimentação, em um paciente geriátrico, ocorrido durante internação em unidade de terapia intensiva, abordando o manejo dessa patologia, com foco voltado para a identificação de fatores de risco que podem contribuir para a sua prevenção. Uma revisão da literatura também será apresentada.
id BJRH-0_205f2f288f1cc0995db2671beee69425
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40463
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Síndrome da realimentação: a prevenção em foco / Refeeding syndrome: prevention in focusSíndrome Da RealimentaçãoPrevençãoHipofosfatemia.A Síndrome da Realimentação é de grande relevância na prática clínica uma vez que acomete pacientes de todas as faixas etárias e em todos os níveis de assistência médica. Estes pacientes têm em comum o estresse metabólico e a depleção nutricional, condições clínicas de alta prevalência na rotina hospitalar e ambulatorial, independente da especialidade médica. As manifestações clínicas são variadas, podendo incluir náuseas, êmese e letargia até insuficiência cardíaca, arritmias, coma e morte. A conscientização dos profissionais de saúde no que diz respeito à prevenção desta síndrome aliada à abordagem multidisciplinar tendem a diminuir a morbimortalidade. A síndrome da realimentação é observada na reintrodução da alimentação após a privação de ingesta calórica (aguda ou crônica), independente da via alimentar utilizada.  É marcada laboratorialmente por distúrbios hidroeletrolíticos, principalmente hipofosfatemia, que ocorrem após o início da alimentação e que não podem ser atribuídos a outras causas. A prevenção dessa patologia é um desafio clínico, pois exige que o médico leve em consideração a avaliação nutricional do paciente, antes da prescrição da dieta, bem como tenha conhecimento dos fatores de risco que predispõem a essa síndrome. Relataremos um caso de Síndrome da Realimentação, em um paciente geriátrico, ocorrido durante internação em unidade de terapia intensiva, abordando o manejo dessa patologia, com foco voltado para a identificação de fatores de risco que podem contribuir para a sua prevenção. Uma revisão da literatura também será apresentada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4046310.34119/bjhrv4n6-264Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 26925-26936Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 26925-269362595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/40463/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Ana Carolina Da SilvaCosta, Roberta Borgen DaCunha, Vitória SampaioTieppo, Alessandra2022-05-11T11:55:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40463Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-11T11:55:43Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome da realimentação: a prevenção em foco / Refeeding syndrome: prevention in focus
title Síndrome da realimentação: a prevenção em foco / Refeeding syndrome: prevention in focus
spellingShingle Síndrome da realimentação: a prevenção em foco / Refeeding syndrome: prevention in focus
Alves, Ana Carolina Da Silva
Síndrome Da Realimentação
Prevenção
Hipofosfatemia.
title_short Síndrome da realimentação: a prevenção em foco / Refeeding syndrome: prevention in focus
title_full Síndrome da realimentação: a prevenção em foco / Refeeding syndrome: prevention in focus
title_fullStr Síndrome da realimentação: a prevenção em foco / Refeeding syndrome: prevention in focus
title_full_unstemmed Síndrome da realimentação: a prevenção em foco / Refeeding syndrome: prevention in focus
title_sort Síndrome da realimentação: a prevenção em foco / Refeeding syndrome: prevention in focus
author Alves, Ana Carolina Da Silva
author_facet Alves, Ana Carolina Da Silva
Costa, Roberta Borgen Da
Cunha, Vitória Sampaio
Tieppo, Alessandra
author_role author
author2 Costa, Roberta Borgen Da
Cunha, Vitória Sampaio
Tieppo, Alessandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Carolina Da Silva
Costa, Roberta Borgen Da
Cunha, Vitória Sampaio
Tieppo, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome Da Realimentação
Prevenção
Hipofosfatemia.
topic Síndrome Da Realimentação
Prevenção
Hipofosfatemia.
description A Síndrome da Realimentação é de grande relevância na prática clínica uma vez que acomete pacientes de todas as faixas etárias e em todos os níveis de assistência médica. Estes pacientes têm em comum o estresse metabólico e a depleção nutricional, condições clínicas de alta prevalência na rotina hospitalar e ambulatorial, independente da especialidade médica. As manifestações clínicas são variadas, podendo incluir náuseas, êmese e letargia até insuficiência cardíaca, arritmias, coma e morte. A conscientização dos profissionais de saúde no que diz respeito à prevenção desta síndrome aliada à abordagem multidisciplinar tendem a diminuir a morbimortalidade. A síndrome da realimentação é observada na reintrodução da alimentação após a privação de ingesta calórica (aguda ou crônica), independente da via alimentar utilizada.  É marcada laboratorialmente por distúrbios hidroeletrolíticos, principalmente hipofosfatemia, que ocorrem após o início da alimentação e que não podem ser atribuídos a outras causas. A prevenção dessa patologia é um desafio clínico, pois exige que o médico leve em consideração a avaliação nutricional do paciente, antes da prescrição da dieta, bem como tenha conhecimento dos fatores de risco que predispõem a essa síndrome. Relataremos um caso de Síndrome da Realimentação, em um paciente geriátrico, ocorrido durante internação em unidade de terapia intensiva, abordando o manejo dessa patologia, com foco voltado para a identificação de fatores de risco que podem contribuir para a sua prevenção. Uma revisão da literatura também será apresentada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/40463
10.34119/bjhrv4n6-264
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/40463
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n6-264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/40463/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 26925-26936
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 26925-26936
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240069673713664