Mini e Micro -CPAPS: projeto de pesquisa ou realidade clínica? / Mini and Micro-CPAPS: research project or clinical reality?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dekon, Stefan Fiuza de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Micheletti, Luciane Giroto, Madi, Felipe Micheletti, Giroto, Isabela Cristina, Tatibana, Sandy Lais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/48546
Resumo: Um sono reparador é fundamental para a pessoa realizar suas atividades diárias com excelência. O ronco primário e a Síndrome Obstrutiva do Sono (SAHOS) são considerados grandes inimigos de um sono com eficiência devido a fragmentação que ele causa em um sono normal. Cada mini despertar causa um recomeço do sono e no final de uma noite de sono não traz devidos benefícios. Várias modalidades de tratamento são testadas para cada caso indo desde aparelhos intraorais até Cirurgias Ortognáticas para protrusão dos maxilares e facilitando a saída e entrada do ar, claro que traz prejuízo estético ao paciente além de serem muito invasivas. O padrão ouro para o diagnóstico é a polissonografia (Polissonografia Basal, Polissonografia com CPAP (Titulação), Polissonografia Noite Dividida (Split Night), realizadas em institutos do sono e aparelhos mais modernos sendo feito a nível domiciliar. A mais aceita dos tratamentos é com o CPAP (Pressão Positiva Constante) que possui além de um compressor que produz corrente de ar, possui um dispositivo que pode ser nasal ou buco nasal ou facial que faz com que a orofaringe superior fique aberta durante a entrada e saída do ar. Vários modelos estão disponíveis e desse modo a escolha do modelo correto é essencial e ainda possui um alto custo. A tecnologia atual tenta desenvolver mini e microcpaps que faram menos barulho e ocuparão menos espaços, com a mesma eficiência nas polissonografias.
id BJRH-0_23598e2fc7d4614e00bd55c06412d3da
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48546
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Mini e Micro -CPAPS: projeto de pesquisa ou realidade clínica? / Mini and Micro-CPAPS: research project or clinical reality?apneia obstrutiva do sonopolissonografiaaparelho intra-oral.Um sono reparador é fundamental para a pessoa realizar suas atividades diárias com excelência. O ronco primário e a Síndrome Obstrutiva do Sono (SAHOS) são considerados grandes inimigos de um sono com eficiência devido a fragmentação que ele causa em um sono normal. Cada mini despertar causa um recomeço do sono e no final de uma noite de sono não traz devidos benefícios. Várias modalidades de tratamento são testadas para cada caso indo desde aparelhos intraorais até Cirurgias Ortognáticas para protrusão dos maxilares e facilitando a saída e entrada do ar, claro que traz prejuízo estético ao paciente além de serem muito invasivas. O padrão ouro para o diagnóstico é a polissonografia (Polissonografia Basal, Polissonografia com CPAP (Titulação), Polissonografia Noite Dividida (Split Night), realizadas em institutos do sono e aparelhos mais modernos sendo feito a nível domiciliar. A mais aceita dos tratamentos é com o CPAP (Pressão Positiva Constante) que possui além de um compressor que produz corrente de ar, possui um dispositivo que pode ser nasal ou buco nasal ou facial que faz com que a orofaringe superior fique aberta durante a entrada e saída do ar. Vários modelos estão disponíveis e desse modo a escolha do modelo correto é essencial e ainda possui um alto custo. A tecnologia atual tenta desenvolver mini e microcpaps que faram menos barulho e ocuparão menos espaços, com a mesma eficiência nas polissonografias.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4854610.34119/bjhrv5n3-185Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 10195-10203Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 10195-102032595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/48546/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessDekon, Stefan Fiuza de CarvalhoMicheletti, Luciane GirotoMadi, Felipe MichelettiGiroto, Isabela CristinaTatibana, Sandy Lais2022-06-30T18:51:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48546Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-06-30T18:51:12Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mini e Micro -CPAPS: projeto de pesquisa ou realidade clínica? / Mini and Micro-CPAPS: research project or clinical reality?
title Mini e Micro -CPAPS: projeto de pesquisa ou realidade clínica? / Mini and Micro-CPAPS: research project or clinical reality?
spellingShingle Mini e Micro -CPAPS: projeto de pesquisa ou realidade clínica? / Mini and Micro-CPAPS: research project or clinical reality?
Dekon, Stefan Fiuza de Carvalho
apneia obstrutiva do sono
polissonografia
aparelho intra-oral.
title_short Mini e Micro -CPAPS: projeto de pesquisa ou realidade clínica? / Mini and Micro-CPAPS: research project or clinical reality?
title_full Mini e Micro -CPAPS: projeto de pesquisa ou realidade clínica? / Mini and Micro-CPAPS: research project or clinical reality?
title_fullStr Mini e Micro -CPAPS: projeto de pesquisa ou realidade clínica? / Mini and Micro-CPAPS: research project or clinical reality?
title_full_unstemmed Mini e Micro -CPAPS: projeto de pesquisa ou realidade clínica? / Mini and Micro-CPAPS: research project or clinical reality?
title_sort Mini e Micro -CPAPS: projeto de pesquisa ou realidade clínica? / Mini and Micro-CPAPS: research project or clinical reality?
author Dekon, Stefan Fiuza de Carvalho
author_facet Dekon, Stefan Fiuza de Carvalho
Micheletti, Luciane Giroto
Madi, Felipe Micheletti
Giroto, Isabela Cristina
Tatibana, Sandy Lais
author_role author
author2 Micheletti, Luciane Giroto
Madi, Felipe Micheletti
Giroto, Isabela Cristina
Tatibana, Sandy Lais
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dekon, Stefan Fiuza de Carvalho
Micheletti, Luciane Giroto
Madi, Felipe Micheletti
Giroto, Isabela Cristina
Tatibana, Sandy Lais
dc.subject.por.fl_str_mv apneia obstrutiva do sono
polissonografia
aparelho intra-oral.
topic apneia obstrutiva do sono
polissonografia
aparelho intra-oral.
description Um sono reparador é fundamental para a pessoa realizar suas atividades diárias com excelência. O ronco primário e a Síndrome Obstrutiva do Sono (SAHOS) são considerados grandes inimigos de um sono com eficiência devido a fragmentação que ele causa em um sono normal. Cada mini despertar causa um recomeço do sono e no final de uma noite de sono não traz devidos benefícios. Várias modalidades de tratamento são testadas para cada caso indo desde aparelhos intraorais até Cirurgias Ortognáticas para protrusão dos maxilares e facilitando a saída e entrada do ar, claro que traz prejuízo estético ao paciente além de serem muito invasivas. O padrão ouro para o diagnóstico é a polissonografia (Polissonografia Basal, Polissonografia com CPAP (Titulação), Polissonografia Noite Dividida (Split Night), realizadas em institutos do sono e aparelhos mais modernos sendo feito a nível domiciliar. A mais aceita dos tratamentos é com o CPAP (Pressão Positiva Constante) que possui além de um compressor que produz corrente de ar, possui um dispositivo que pode ser nasal ou buco nasal ou facial que faz com que a orofaringe superior fique aberta durante a entrada e saída do ar. Vários modelos estão disponíveis e desse modo a escolha do modelo correto é essencial e ainda possui um alto custo. A tecnologia atual tenta desenvolver mini e microcpaps que faram menos barulho e ocuparão menos espaços, com a mesma eficiência nas polissonografias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/48546
10.34119/bjhrv5n3-185
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/48546
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n3-185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/48546/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 10195-10203
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 10195-10203
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240075521622016