Ensinando os conteúdos da educação física na perspectiva das atividades adaptadas: Compartilhando a experiência durante intercâmbio em Portugal / Teaching the contents of physical education from the perspective of adapted activities: Sharing na experience during exchange in Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amanda Santana de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carneiro, Aiana Carvalho, Souza, Suzana Alves Nogueira, Azevedo, Denize Pereira de, Nery, Marroney de Santana, Sampaio, Raquel Campos de Jesus, Geraldes, Luana Pires, Oliveira, Ivanilton Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13990
Resumo: Atualmente tem-se percebido grandes dificuldades no ensino da Educação Física de maneira inclusiva, devido ao fato de muitas vezes pela justificativa da falta de contato e discussão do assunto no período de formação inicial nega-se o ensino nesta perspectiva. Deste modo, este estudo apresenta o relato de aulas vivenciadas por acadêmicos que obtiveram contato com algumas estratégias um tanto diferente de se trabalhar a Educação Física para pessoas com deficiência. O estudo apresenta como objetivo relatar as estratégias que foram utilizadas para ensino inclusivo nas aulas de Educação Física, a partir do modelo CRIE, de Campos (2018). As estratégias mencionadas foram observadas, vivenciadas e analisadas durante o período de intercâmbio em uma universidade de Portugal, na disciplina denominada de Ensino Integrado da Educação Física, através da utilização do diário de bordo como parte dos métodos. Percebe-se que as aulas dos conteúdos da Educação Física Adaptada quando planejadas, aplicadas e vivenciadas pelos próprios alunos da disciplina obtiveram um resultado muito mais significativo na aprendizagem dos acadêmicos. Assim, pensa-se que relatando os benefícios do trabalho com a prática do planejamento na perspectiva inclusiva na universidade, pode-se contribuir para a formação dos acadêmicos para o ensino inclusivo.  
id BJRH-0_23e717e88cbc051e61055d3a423a7259
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13990
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Ensinando os conteúdos da educação física na perspectiva das atividades adaptadas: Compartilhando a experiência durante intercâmbio em Portugal / Teaching the contents of physical education from the perspective of adapted activities: Sharing na experience during exchange in PortugalFormação InicialPessoa com DeficiênciaInclusãoEducação Física AdaptadaEstratégias de Ensino.Atualmente tem-se percebido grandes dificuldades no ensino da Educação Física de maneira inclusiva, devido ao fato de muitas vezes pela justificativa da falta de contato e discussão do assunto no período de formação inicial nega-se o ensino nesta perspectiva. Deste modo, este estudo apresenta o relato de aulas vivenciadas por acadêmicos que obtiveram contato com algumas estratégias um tanto diferente de se trabalhar a Educação Física para pessoas com deficiência. O estudo apresenta como objetivo relatar as estratégias que foram utilizadas para ensino inclusivo nas aulas de Educação Física, a partir do modelo CRIE, de Campos (2018). As estratégias mencionadas foram observadas, vivenciadas e analisadas durante o período de intercâmbio em uma universidade de Portugal, na disciplina denominada de Ensino Integrado da Educação Física, através da utilização do diário de bordo como parte dos métodos. Percebe-se que as aulas dos conteúdos da Educação Física Adaptada quando planejadas, aplicadas e vivenciadas pelos próprios alunos da disciplina obtiveram um resultado muito mais significativo na aprendizagem dos acadêmicos. Assim, pensa-se que relatando os benefícios do trabalho com a prática do planejamento na perspectiva inclusiva na universidade, pode-se contribuir para a formação dos acadêmicos para o ensino inclusivo.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1399010.34119/bjhrv3n4-151Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 9107-9116Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 9107-91162595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13990/11690Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Amanda Santana deCarneiro, Aiana CarvalhoSouza, Suzana Alves NogueiraAzevedo, Denize Pereira deNery, Marroney de SantanaSampaio, Raquel Campos de JesusGeraldes, Luana PiresOliveira, Ivanilton Carneiro2020-09-24T10:58:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13990Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-09-24T10:58:46Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando os conteúdos da educação física na perspectiva das atividades adaptadas: Compartilhando a experiência durante intercâmbio em Portugal / Teaching the contents of physical education from the perspective of adapted activities: Sharing na experience during exchange in Portugal
title Ensinando os conteúdos da educação física na perspectiva das atividades adaptadas: Compartilhando a experiência durante intercâmbio em Portugal / Teaching the contents of physical education from the perspective of adapted activities: Sharing na experience during exchange in Portugal
spellingShingle Ensinando os conteúdos da educação física na perspectiva das atividades adaptadas: Compartilhando a experiência durante intercâmbio em Portugal / Teaching the contents of physical education from the perspective of adapted activities: Sharing na experience during exchange in Portugal
Souza, Amanda Santana de
Formação Inicial
Pessoa com Deficiência
Inclusão
Educação Física Adaptada
Estratégias de Ensino.
title_short Ensinando os conteúdos da educação física na perspectiva das atividades adaptadas: Compartilhando a experiência durante intercâmbio em Portugal / Teaching the contents of physical education from the perspective of adapted activities: Sharing na experience during exchange in Portugal
title_full Ensinando os conteúdos da educação física na perspectiva das atividades adaptadas: Compartilhando a experiência durante intercâmbio em Portugal / Teaching the contents of physical education from the perspective of adapted activities: Sharing na experience during exchange in Portugal
title_fullStr Ensinando os conteúdos da educação física na perspectiva das atividades adaptadas: Compartilhando a experiência durante intercâmbio em Portugal / Teaching the contents of physical education from the perspective of adapted activities: Sharing na experience during exchange in Portugal
title_full_unstemmed Ensinando os conteúdos da educação física na perspectiva das atividades adaptadas: Compartilhando a experiência durante intercâmbio em Portugal / Teaching the contents of physical education from the perspective of adapted activities: Sharing na experience during exchange in Portugal
title_sort Ensinando os conteúdos da educação física na perspectiva das atividades adaptadas: Compartilhando a experiência durante intercâmbio em Portugal / Teaching the contents of physical education from the perspective of adapted activities: Sharing na experience during exchange in Portugal
author Souza, Amanda Santana de
author_facet Souza, Amanda Santana de
Carneiro, Aiana Carvalho
Souza, Suzana Alves Nogueira
Azevedo, Denize Pereira de
Nery, Marroney de Santana
Sampaio, Raquel Campos de Jesus
Geraldes, Luana Pires
Oliveira, Ivanilton Carneiro
author_role author
author2 Carneiro, Aiana Carvalho
Souza, Suzana Alves Nogueira
Azevedo, Denize Pereira de
Nery, Marroney de Santana
Sampaio, Raquel Campos de Jesus
Geraldes, Luana Pires
Oliveira, Ivanilton Carneiro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Amanda Santana de
Carneiro, Aiana Carvalho
Souza, Suzana Alves Nogueira
Azevedo, Denize Pereira de
Nery, Marroney de Santana
Sampaio, Raquel Campos de Jesus
Geraldes, Luana Pires
Oliveira, Ivanilton Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial
Pessoa com Deficiência
Inclusão
Educação Física Adaptada
Estratégias de Ensino.
topic Formação Inicial
Pessoa com Deficiência
Inclusão
Educação Física Adaptada
Estratégias de Ensino.
description Atualmente tem-se percebido grandes dificuldades no ensino da Educação Física de maneira inclusiva, devido ao fato de muitas vezes pela justificativa da falta de contato e discussão do assunto no período de formação inicial nega-se o ensino nesta perspectiva. Deste modo, este estudo apresenta o relato de aulas vivenciadas por acadêmicos que obtiveram contato com algumas estratégias um tanto diferente de se trabalhar a Educação Física para pessoas com deficiência. O estudo apresenta como objetivo relatar as estratégias que foram utilizadas para ensino inclusivo nas aulas de Educação Física, a partir do modelo CRIE, de Campos (2018). As estratégias mencionadas foram observadas, vivenciadas e analisadas durante o período de intercâmbio em uma universidade de Portugal, na disciplina denominada de Ensino Integrado da Educação Física, através da utilização do diário de bordo como parte dos métodos. Percebe-se que as aulas dos conteúdos da Educação Física Adaptada quando planejadas, aplicadas e vivenciadas pelos próprios alunos da disciplina obtiveram um resultado muito mais significativo na aprendizagem dos acadêmicos. Assim, pensa-se que relatando os benefícios do trabalho com a prática do planejamento na perspectiva inclusiva na universidade, pode-se contribuir para a formação dos acadêmicos para o ensino inclusivo.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13990
10.34119/bjhrv3n4-151
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13990
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n4-151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13990/11690
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 9107-9116
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 9107-9116
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240053402959872