Medidas de avaliação de risco epidemiológico fuzzy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo , Ana Cláudia Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68622
Resumo: As medidas de avaliação de risco epidemiológico são calculadas com base nos dados dicotomizados resultantes dos estudos epidemiológicos clássicos que descartam as subjetividades e incertezas, perdendo assim informações nos seus resultados. Um conjunto de medidas epidemiológicas de avaliação de risco fuzzy, já propostas, prometem incluir essas subjetividades descartadas por meio da Teoria de Conjuntos fuzzy combinada com a Teoria de Possibilidades. Este estudo pretende  apresentar resumidamente o que existe a respeito das medidas de associação e risco fuzzy que usam a Teoria de Conjuntos fuzzy combinada com a Teoria de Possibilidades no seu cálculo e contribuir com o desenvolvimento destas medidas apresentando uma possibilidade de aplicação em dados reais. Apresentou-se as medidas de avaliação de risco fuzzy propostas nas últimas duas décadas, considerando-se apenas as medidas que usam a Teoria de Conjuntos fuzzy combinada com a Teoria de Possibilidades no seu cálculo. Algumas medidas de avaliação de risco fuzzy já foram teoricamente formalizadas e caracterizadas graficamente, entretanto há uma lacuna na literatura científica atual quanto a aplicação destas medidas em dados reais. A literatura considerada  afirma que teoricamente as medidas de risco fuzzy podem contribuir no tratamento das incertezas e subjetividades próprias dos fenômenos epidemiológicos, entretanto para usar essas medidas os especialistas necessitam graduar as informações de exposição e doença da população avaliada. Por fim, contribui-se neste estudo com uma possibilidade de aplicação em dados reais destas medidas esperando em breve preencher a lacuna teórica existente.
id BJRH-0_24011753fd421fcd66d3669cc2126d41
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68622
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Medidas de avaliação de risco epidemiológico fuzzyepidemiologiamedidas de riscoteoria de conjuntos fuzzyteoria de possibilidadesAs medidas de avaliação de risco epidemiológico são calculadas com base nos dados dicotomizados resultantes dos estudos epidemiológicos clássicos que descartam as subjetividades e incertezas, perdendo assim informações nos seus resultados. Um conjunto de medidas epidemiológicas de avaliação de risco fuzzy, já propostas, prometem incluir essas subjetividades descartadas por meio da Teoria de Conjuntos fuzzy combinada com a Teoria de Possibilidades. Este estudo pretende  apresentar resumidamente o que existe a respeito das medidas de associação e risco fuzzy que usam a Teoria de Conjuntos fuzzy combinada com a Teoria de Possibilidades no seu cálculo e contribuir com o desenvolvimento destas medidas apresentando uma possibilidade de aplicação em dados reais. Apresentou-se as medidas de avaliação de risco fuzzy propostas nas últimas duas décadas, considerando-se apenas as medidas que usam a Teoria de Conjuntos fuzzy combinada com a Teoria de Possibilidades no seu cálculo. Algumas medidas de avaliação de risco fuzzy já foram teoricamente formalizadas e caracterizadas graficamente, entretanto há uma lacuna na literatura científica atual quanto a aplicação destas medidas em dados reais. A literatura considerada  afirma que teoricamente as medidas de risco fuzzy podem contribuir no tratamento das incertezas e subjetividades próprias dos fenômenos epidemiológicos, entretanto para usar essas medidas os especialistas necessitam graduar as informações de exposição e doença da população avaliada. Por fim, contribui-se neste estudo com uma possibilidade de aplicação em dados reais destas medidas esperando em breve preencher a lacuna teórica existente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6862210.34119/bjhrv7n2-277Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68622Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68622Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e686222595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68622/48680Melo , Ana Cláudia Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-05T11:36:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68622Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-04-05T11:36:58Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Medidas de avaliação de risco epidemiológico fuzzy
title Medidas de avaliação de risco epidemiológico fuzzy
spellingShingle Medidas de avaliação de risco epidemiológico fuzzy
Melo , Ana Cláudia Oliveira
epidemiologia
medidas de risco
teoria de conjuntos fuzzy
teoria de possibilidades
title_short Medidas de avaliação de risco epidemiológico fuzzy
title_full Medidas de avaliação de risco epidemiológico fuzzy
title_fullStr Medidas de avaliação de risco epidemiológico fuzzy
title_full_unstemmed Medidas de avaliação de risco epidemiológico fuzzy
title_sort Medidas de avaliação de risco epidemiológico fuzzy
author Melo , Ana Cláudia Oliveira
author_facet Melo , Ana Cláudia Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo , Ana Cláudia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv epidemiologia
medidas de risco
teoria de conjuntos fuzzy
teoria de possibilidades
topic epidemiologia
medidas de risco
teoria de conjuntos fuzzy
teoria de possibilidades
description As medidas de avaliação de risco epidemiológico são calculadas com base nos dados dicotomizados resultantes dos estudos epidemiológicos clássicos que descartam as subjetividades e incertezas, perdendo assim informações nos seus resultados. Um conjunto de medidas epidemiológicas de avaliação de risco fuzzy, já propostas, prometem incluir essas subjetividades descartadas por meio da Teoria de Conjuntos fuzzy combinada com a Teoria de Possibilidades. Este estudo pretende  apresentar resumidamente o que existe a respeito das medidas de associação e risco fuzzy que usam a Teoria de Conjuntos fuzzy combinada com a Teoria de Possibilidades no seu cálculo e contribuir com o desenvolvimento destas medidas apresentando uma possibilidade de aplicação em dados reais. Apresentou-se as medidas de avaliação de risco fuzzy propostas nas últimas duas décadas, considerando-se apenas as medidas que usam a Teoria de Conjuntos fuzzy combinada com a Teoria de Possibilidades no seu cálculo. Algumas medidas de avaliação de risco fuzzy já foram teoricamente formalizadas e caracterizadas graficamente, entretanto há uma lacuna na literatura científica atual quanto a aplicação destas medidas em dados reais. A literatura considerada  afirma que teoricamente as medidas de risco fuzzy podem contribuir no tratamento das incertezas e subjetividades próprias dos fenômenos epidemiológicos, entretanto para usar essas medidas os especialistas necessitam graduar as informações de exposição e doença da população avaliada. Por fim, contribui-se neste estudo com uma possibilidade de aplicação em dados reais destas medidas esperando em breve preencher a lacuna teórica existente.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68622
10.34119/bjhrv7n2-277
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68622
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n2-277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68622/48680
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68622
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68622
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e68622
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240045279641600