Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Jéssica Luana de Lima Barbosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Melo, Valdilson Aquino, Arandas, Maria Juliana Gomes, Arandas, Janaina Kelli Gomes, Marinho, Ketsia Sabrina do Nascimento, dos Anjos, Bianca Cruz, Barbosa Júnior, Sérgio José, da Silva Filho, Teone Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53433
Resumo: A concepção da educação do campo é formulada como resultado das lutas dos trabalhadores do campo em movimentos populares, que buscaram uma educação direcionada à população campesina. O cotidiano da educação do campo sempre foi relacionado aos desafios da condição de trabalho dos professores devido à falta de investimentos e políticas públicas. A pandemia da Covid-19 traz um debate para além dos sintomas, pois as vidas das pessoas mudaram drasticamente, sobretudo na educação. O ensino remoto de caráter emergencial ocupou o lugar das aulas presenciais sem que houvesse uma preparação antecipada. O presente trabalho traz um estudo que evidencia os desafios dos professores em duas escolas do campo durante a pandemia da Covid-19 no Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com os professores por meio de um questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os resultados indicaram sérios problemas relacionados à falta de aparelhos tecnológicos e internet, principalmente pelos estudantes, o que torna difícil o processo de ensino e aprendizagem. A maioria dos professores afirmar que a escola deveria retornar com as aulas presenciais, uma vez que os estudantes estavam com o acesso limitado a uma educação eficaz. Além disso, os professores se consideravam exaustos e cansados durante o exercício da função. É nítida a urgência da necessidade de novas políticas públicas para a educação do campo, visto que estamos distantes de um processo educacional justo e igualitário.
id BJRH-0_2466af984cbc08e1985dfb940d6ebf4d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53433
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PEcotidianodesafioseducação do campopandemia da COVID-19A concepção da educação do campo é formulada como resultado das lutas dos trabalhadores do campo em movimentos populares, que buscaram uma educação direcionada à população campesina. O cotidiano da educação do campo sempre foi relacionado aos desafios da condição de trabalho dos professores devido à falta de investimentos e políticas públicas. A pandemia da Covid-19 traz um debate para além dos sintomas, pois as vidas das pessoas mudaram drasticamente, sobretudo na educação. O ensino remoto de caráter emergencial ocupou o lugar das aulas presenciais sem que houvesse uma preparação antecipada. O presente trabalho traz um estudo que evidencia os desafios dos professores em duas escolas do campo durante a pandemia da Covid-19 no Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com os professores por meio de um questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os resultados indicaram sérios problemas relacionados à falta de aparelhos tecnológicos e internet, principalmente pelos estudantes, o que torna difícil o processo de ensino e aprendizagem. A maioria dos professores afirmar que a escola deveria retornar com as aulas presenciais, uma vez que os estudantes estavam com o acesso limitado a uma educação eficaz. Além disso, os professores se consideravam exaustos e cansados durante o exercício da função. É nítida a urgência da necessidade de novas políticas públicas para a educação do campo, visto que estamos distantes de um processo educacional justo e igualitário.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5343310.34119/bjhrv5n5-278Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 21329-21342Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 21329-213422595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53433/40224Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Jéssica Luana de Lima Barbosade Melo, Valdilson AquinoArandas, Maria Juliana GomesArandas, Janaina Kelli GomesMarinho, Ketsia Sabrina do Nascimento dos Anjos, Bianca Cruz Barbosa Júnior, Sérgio Joséda Silva Filho, Teone Pereira2022-11-18T18:07:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53433Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-11-18T18:07:57Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE
title Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE
spellingShingle Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE
Borges, Jéssica Luana de Lima Barbosa
cotidiano
desafios
educação do campo
pandemia da COVID-19
title_short Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE
title_full Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE
title_fullStr Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE
title_full_unstemmed Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE
title_sort Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE
author Borges, Jéssica Luana de Lima Barbosa
author_facet Borges, Jéssica Luana de Lima Barbosa
de Melo, Valdilson Aquino
Arandas, Maria Juliana Gomes
Arandas, Janaina Kelli Gomes
Marinho, Ketsia Sabrina do Nascimento
dos Anjos, Bianca Cruz
Barbosa Júnior, Sérgio José
da Silva Filho, Teone Pereira
author_role author
author2 de Melo, Valdilson Aquino
Arandas, Maria Juliana Gomes
Arandas, Janaina Kelli Gomes
Marinho, Ketsia Sabrina do Nascimento
dos Anjos, Bianca Cruz
Barbosa Júnior, Sérgio José
da Silva Filho, Teone Pereira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Jéssica Luana de Lima Barbosa
de Melo, Valdilson Aquino
Arandas, Maria Juliana Gomes
Arandas, Janaina Kelli Gomes
Marinho, Ketsia Sabrina do Nascimento
dos Anjos, Bianca Cruz
Barbosa Júnior, Sérgio José
da Silva Filho, Teone Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv cotidiano
desafios
educação do campo
pandemia da COVID-19
topic cotidiano
desafios
educação do campo
pandemia da COVID-19
description A concepção da educação do campo é formulada como resultado das lutas dos trabalhadores do campo em movimentos populares, que buscaram uma educação direcionada à população campesina. O cotidiano da educação do campo sempre foi relacionado aos desafios da condição de trabalho dos professores devido à falta de investimentos e políticas públicas. A pandemia da Covid-19 traz um debate para além dos sintomas, pois as vidas das pessoas mudaram drasticamente, sobretudo na educação. O ensino remoto de caráter emergencial ocupou o lugar das aulas presenciais sem que houvesse uma preparação antecipada. O presente trabalho traz um estudo que evidencia os desafios dos professores em duas escolas do campo durante a pandemia da Covid-19 no Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com os professores por meio de um questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os resultados indicaram sérios problemas relacionados à falta de aparelhos tecnológicos e internet, principalmente pelos estudantes, o que torna difícil o processo de ensino e aprendizagem. A maioria dos professores afirmar que a escola deveria retornar com as aulas presenciais, uma vez que os estudantes estavam com o acesso limitado a uma educação eficaz. Além disso, os professores se consideravam exaustos e cansados durante o exercício da função. É nítida a urgência da necessidade de novas políticas públicas para a educação do campo, visto que estamos distantes de um processo educacional justo e igualitário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53433
10.34119/bjhrv5n5-278
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53433
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n5-278
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53433/40224
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 21329-21342
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 21329-21342
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240079410790400