Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53433 |
Resumo: | A concepção da educação do campo é formulada como resultado das lutas dos trabalhadores do campo em movimentos populares, que buscaram uma educação direcionada à população campesina. O cotidiano da educação do campo sempre foi relacionado aos desafios da condição de trabalho dos professores devido à falta de investimentos e políticas públicas. A pandemia da Covid-19 traz um debate para além dos sintomas, pois as vidas das pessoas mudaram drasticamente, sobretudo na educação. O ensino remoto de caráter emergencial ocupou o lugar das aulas presenciais sem que houvesse uma preparação antecipada. O presente trabalho traz um estudo que evidencia os desafios dos professores em duas escolas do campo durante a pandemia da Covid-19 no Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com os professores por meio de um questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os resultados indicaram sérios problemas relacionados à falta de aparelhos tecnológicos e internet, principalmente pelos estudantes, o que torna difícil o processo de ensino e aprendizagem. A maioria dos professores afirmar que a escola deveria retornar com as aulas presenciais, uma vez que os estudantes estavam com o acesso limitado a uma educação eficaz. Além disso, os professores se consideravam exaustos e cansados durante o exercício da função. É nítida a urgência da necessidade de novas políticas públicas para a educação do campo, visto que estamos distantes de um processo educacional justo e igualitário. |
id |
BJRH-0_2466af984cbc08e1985dfb940d6ebf4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53433 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PEcotidianodesafioseducação do campopandemia da COVID-19A concepção da educação do campo é formulada como resultado das lutas dos trabalhadores do campo em movimentos populares, que buscaram uma educação direcionada à população campesina. O cotidiano da educação do campo sempre foi relacionado aos desafios da condição de trabalho dos professores devido à falta de investimentos e políticas públicas. A pandemia da Covid-19 traz um debate para além dos sintomas, pois as vidas das pessoas mudaram drasticamente, sobretudo na educação. O ensino remoto de caráter emergencial ocupou o lugar das aulas presenciais sem que houvesse uma preparação antecipada. O presente trabalho traz um estudo que evidencia os desafios dos professores em duas escolas do campo durante a pandemia da Covid-19 no Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com os professores por meio de um questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os resultados indicaram sérios problemas relacionados à falta de aparelhos tecnológicos e internet, principalmente pelos estudantes, o que torna difícil o processo de ensino e aprendizagem. A maioria dos professores afirmar que a escola deveria retornar com as aulas presenciais, uma vez que os estudantes estavam com o acesso limitado a uma educação eficaz. Além disso, os professores se consideravam exaustos e cansados durante o exercício da função. É nítida a urgência da necessidade de novas políticas públicas para a educação do campo, visto que estamos distantes de um processo educacional justo e igualitário.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5343310.34119/bjhrv5n5-278Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 21329-21342Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 21329-213422595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53433/40224Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Jéssica Luana de Lima Barbosade Melo, Valdilson AquinoArandas, Maria Juliana GomesArandas, Janaina Kelli GomesMarinho, Ketsia Sabrina do Nascimento dos Anjos, Bianca Cruz Barbosa Júnior, Sérgio Joséda Silva Filho, Teone Pereira2022-11-18T18:07:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53433Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-11-18T18:07:57Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE |
title |
Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE |
spellingShingle |
Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE Borges, Jéssica Luana de Lima Barbosa cotidiano desafios educação do campo pandemia da COVID-19 |
title_short |
Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE |
title_full |
Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE |
title_fullStr |
Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE |
title_full_unstemmed |
Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE |
title_sort |
Os desafios do professor na sala de aula em tempos pandêmicos da COVID-19: um olhar para a educação do campo do município de Vitória de Santo Antão - PE: The challenges of the teacher in the classroom in pandemic times of COVID-19: a look at field education in the municipality of Vitória de Santo Antão - PE |
author |
Borges, Jéssica Luana de Lima Barbosa |
author_facet |
Borges, Jéssica Luana de Lima Barbosa de Melo, Valdilson Aquino Arandas, Maria Juliana Gomes Arandas, Janaina Kelli Gomes Marinho, Ketsia Sabrina do Nascimento dos Anjos, Bianca Cruz Barbosa Júnior, Sérgio José da Silva Filho, Teone Pereira |
author_role |
author |
author2 |
de Melo, Valdilson Aquino Arandas, Maria Juliana Gomes Arandas, Janaina Kelli Gomes Marinho, Ketsia Sabrina do Nascimento dos Anjos, Bianca Cruz Barbosa Júnior, Sérgio José da Silva Filho, Teone Pereira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Jéssica Luana de Lima Barbosa de Melo, Valdilson Aquino Arandas, Maria Juliana Gomes Arandas, Janaina Kelli Gomes Marinho, Ketsia Sabrina do Nascimento dos Anjos, Bianca Cruz Barbosa Júnior, Sérgio José da Silva Filho, Teone Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cotidiano desafios educação do campo pandemia da COVID-19 |
topic |
cotidiano desafios educação do campo pandemia da COVID-19 |
description |
A concepção da educação do campo é formulada como resultado das lutas dos trabalhadores do campo em movimentos populares, que buscaram uma educação direcionada à população campesina. O cotidiano da educação do campo sempre foi relacionado aos desafios da condição de trabalho dos professores devido à falta de investimentos e políticas públicas. A pandemia da Covid-19 traz um debate para além dos sintomas, pois as vidas das pessoas mudaram drasticamente, sobretudo na educação. O ensino remoto de caráter emergencial ocupou o lugar das aulas presenciais sem que houvesse uma preparação antecipada. O presente trabalho traz um estudo que evidencia os desafios dos professores em duas escolas do campo durante a pandemia da Covid-19 no Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com os professores por meio de um questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os resultados indicaram sérios problemas relacionados à falta de aparelhos tecnológicos e internet, principalmente pelos estudantes, o que torna difícil o processo de ensino e aprendizagem. A maioria dos professores afirmar que a escola deveria retornar com as aulas presenciais, uma vez que os estudantes estavam com o acesso limitado a uma educação eficaz. Além disso, os professores se consideravam exaustos e cansados durante o exercício da função. É nítida a urgência da necessidade de novas políticas públicas para a educação do campo, visto que estamos distantes de um processo educacional justo e igualitário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53433 10.34119/bjhrv5n5-278 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53433 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv5n5-278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53433/40224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 21329-21342 Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 21329-21342 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240079410790400 |