Hipertensão maligna em paciente com nefropatia por imunoglobulina a (NIgA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Alex Fábio Matos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Lima, Ana Cecília de Souza, Marinho, Ana Wanda Guerra Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68037
Resumo: INTRODUÇÃO: A Nefropatia por IgA (NIgA) é a doença glomerular mais comum do mundo e possui apresentação clínica variada. Dentre o espectro de manifestação clínica, está a Hipertensão Maligna (HTM) associada à NIgA. OBJETIVO: relatar o caso de um paciente com NIgA associado à HTM com retinopatia hipertensiva. CASO CLÍNICO: paciente, sexo masculino, 25 anos, previamente hígido, com quadro de cefaleia intensa associado à náusea e vômitos e acuidade visual diminuída. Avaliação com oftalmologia evidenciou lesões características de Retinopatia Hipertensiva; pressão arterial 227x161mmHg. Encaminhado para Pronto-Socorro e internado em UTI. Exames laboratoriais com elevação dos níveis de ureia e creatinina sem indicação dialítica, elementos anormais e sedimentoscopia com sedimento ativo e hematúria com dismorfismo eritrocitário. Paciente foi submetido à pulsoterapia com metilprednisolona por três dias.  Transferido posteriormente para hospital terciário para investigação diagnóstica. Biópsia percutânea renal revelou NIgA e foi iniciada prednisona diária com programação de desmame, bem como medidas anti-proteinúricas e anti-hipertensivos. Em acompanhamento ambulatorial, observou-se melhora dos níveis pressóricos após associação de anti-hipertensivos, diminuição da proteinúria e estabilidade da função renal. CONCLUSÃO: O paciente evoluiu com estabilização da função renal e desmame satisfatório de parte dos anti-hipertensivos após duas semanas de internação, fazendo uso na alta de losartana 100 mg/dia, com pressão arterial estabilizada em torno de 140x80 mmHg.
id BJRH-0_267b75a411235f4635ce3c91c72d06f5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68037
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Hipertensão maligna em paciente com nefropatia por imunoglobulina a (NIgA)hipertensão malignanefropatia por imunoglobulina Aretinopatia hipertensivaINTRODUÇÃO: A Nefropatia por IgA (NIgA) é a doença glomerular mais comum do mundo e possui apresentação clínica variada. Dentre o espectro de manifestação clínica, está a Hipertensão Maligna (HTM) associada à NIgA. OBJETIVO: relatar o caso de um paciente com NIgA associado à HTM com retinopatia hipertensiva. CASO CLÍNICO: paciente, sexo masculino, 25 anos, previamente hígido, com quadro de cefaleia intensa associado à náusea e vômitos e acuidade visual diminuída. Avaliação com oftalmologia evidenciou lesões características de Retinopatia Hipertensiva; pressão arterial 227x161mmHg. Encaminhado para Pronto-Socorro e internado em UTI. Exames laboratoriais com elevação dos níveis de ureia e creatinina sem indicação dialítica, elementos anormais e sedimentoscopia com sedimento ativo e hematúria com dismorfismo eritrocitário. Paciente foi submetido à pulsoterapia com metilprednisolona por três dias.  Transferido posteriormente para hospital terciário para investigação diagnóstica. Biópsia percutânea renal revelou NIgA e foi iniciada prednisona diária com programação de desmame, bem como medidas anti-proteinúricas e anti-hipertensivos. Em acompanhamento ambulatorial, observou-se melhora dos níveis pressóricos após associação de anti-hipertensivos, diminuição da proteinúria e estabilidade da função renal. CONCLUSÃO: O paciente evoluiu com estabilização da função renal e desmame satisfatório de parte dos anti-hipertensivos após duas semanas de internação, fazendo uso na alta de losartana 100 mg/dia, com pressão arterial estabilizada em torno de 140x80 mmHg.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6803710.34119/bjhrv7n2-101Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68037Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68037Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e680372595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68037/48353Nunes, Alex Fábio MatosLima, Ana Cecília de SouzaMarinho, Ana Wanda Guerra Barretoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-13T12:44:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68037Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-03-13T12:44:21Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hipertensão maligna em paciente com nefropatia por imunoglobulina a (NIgA)
title Hipertensão maligna em paciente com nefropatia por imunoglobulina a (NIgA)
spellingShingle Hipertensão maligna em paciente com nefropatia por imunoglobulina a (NIgA)
Nunes, Alex Fábio Matos
hipertensão maligna
nefropatia por imunoglobulina A
retinopatia hipertensiva
title_short Hipertensão maligna em paciente com nefropatia por imunoglobulina a (NIgA)
title_full Hipertensão maligna em paciente com nefropatia por imunoglobulina a (NIgA)
title_fullStr Hipertensão maligna em paciente com nefropatia por imunoglobulina a (NIgA)
title_full_unstemmed Hipertensão maligna em paciente com nefropatia por imunoglobulina a (NIgA)
title_sort Hipertensão maligna em paciente com nefropatia por imunoglobulina a (NIgA)
author Nunes, Alex Fábio Matos
author_facet Nunes, Alex Fábio Matos
Lima, Ana Cecília de Souza
Marinho, Ana Wanda Guerra Barreto
author_role author
author2 Lima, Ana Cecília de Souza
Marinho, Ana Wanda Guerra Barreto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Alex Fábio Matos
Lima, Ana Cecília de Souza
Marinho, Ana Wanda Guerra Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv hipertensão maligna
nefropatia por imunoglobulina A
retinopatia hipertensiva
topic hipertensão maligna
nefropatia por imunoglobulina A
retinopatia hipertensiva
description INTRODUÇÃO: A Nefropatia por IgA (NIgA) é a doença glomerular mais comum do mundo e possui apresentação clínica variada. Dentre o espectro de manifestação clínica, está a Hipertensão Maligna (HTM) associada à NIgA. OBJETIVO: relatar o caso de um paciente com NIgA associado à HTM com retinopatia hipertensiva. CASO CLÍNICO: paciente, sexo masculino, 25 anos, previamente hígido, com quadro de cefaleia intensa associado à náusea e vômitos e acuidade visual diminuída. Avaliação com oftalmologia evidenciou lesões características de Retinopatia Hipertensiva; pressão arterial 227x161mmHg. Encaminhado para Pronto-Socorro e internado em UTI. Exames laboratoriais com elevação dos níveis de ureia e creatinina sem indicação dialítica, elementos anormais e sedimentoscopia com sedimento ativo e hematúria com dismorfismo eritrocitário. Paciente foi submetido à pulsoterapia com metilprednisolona por três dias.  Transferido posteriormente para hospital terciário para investigação diagnóstica. Biópsia percutânea renal revelou NIgA e foi iniciada prednisona diária com programação de desmame, bem como medidas anti-proteinúricas e anti-hipertensivos. Em acompanhamento ambulatorial, observou-se melhora dos níveis pressóricos após associação de anti-hipertensivos, diminuição da proteinúria e estabilidade da função renal. CONCLUSÃO: O paciente evoluiu com estabilização da função renal e desmame satisfatório de parte dos anti-hipertensivos após duas semanas de internação, fazendo uso na alta de losartana 100 mg/dia, com pressão arterial estabilizada em torno de 140x80 mmHg.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68037
10.34119/bjhrv7n2-101
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68037
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n2-101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68037/48353
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68037
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68037
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e68037
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240044147179520