Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64928 |
Resumo: | Nas últimas décadas a educação médica tem revisto seus paradigmas, priorizando o ensino baseado em competências e estratégias ativas de aprendizagem. Adicionalmente, o avanço tecnológico e a pandemia da COVID-19 impulsionaram o desenvolvimento das técnicas digitais e virtuais de ensino. A disciplina de radiologia tem se adaptado a este contexto, integrando várias estratégias e ferramentas educacionais em graduações e programas de residência médica (PRMs). Este artigo tem como objetivo o apresentar um levantamento bibliográfico sobre as novas estratégias e instrumentos de ensino baseadas em metodologia ativa que têm sido implantadas nos serviços médicos de radiologia e diagnóstico por imagem, publicadas nos últimos 3 anos. Conduziu-se uma pesquisa sistemática de estudos publicados em língua portuguesa, inglesa e espanhola, entre 2020 e 2023, consultando as bases de dados PubMed e BSV, empregando descritores como: “active learning”, “radiology”, “education” e “educação formativa radiologia”. Diversas estratégias e ferramentas educacionais baseadas em metodologia ativa, além de vários recursos de informática foram apresentados pelos diversos autores, com resultados superiores à metodologia tradicional de ensino quanto ao desenvolvimento de competências, melhoria da participação dos alunos e aprendizagem positiva. Como pontos negativos destacaram-se aumento do tempo de preparação e ensino de algumas estratégias, falta de preparo dos educadores e o período de adaptação aos recursos digitais. Nos últimos três anos várias estratégias de metodologia ativa e ferramentas educacionais digitais têm sido implantadas no ensino médico de radiologia, com resultados promissores quanto ao desenvolvimento de competências. |
id |
BJRH-0_2d02d548bd22a180938969a0c1b265aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64928 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anosaprendizagem ativaeducação médicaradiologiaNas últimas décadas a educação médica tem revisto seus paradigmas, priorizando o ensino baseado em competências e estratégias ativas de aprendizagem. Adicionalmente, o avanço tecnológico e a pandemia da COVID-19 impulsionaram o desenvolvimento das técnicas digitais e virtuais de ensino. A disciplina de radiologia tem se adaptado a este contexto, integrando várias estratégias e ferramentas educacionais em graduações e programas de residência médica (PRMs). Este artigo tem como objetivo o apresentar um levantamento bibliográfico sobre as novas estratégias e instrumentos de ensino baseadas em metodologia ativa que têm sido implantadas nos serviços médicos de radiologia e diagnóstico por imagem, publicadas nos últimos 3 anos. Conduziu-se uma pesquisa sistemática de estudos publicados em língua portuguesa, inglesa e espanhola, entre 2020 e 2023, consultando as bases de dados PubMed e BSV, empregando descritores como: “active learning”, “radiology”, “education” e “educação formativa radiologia”. Diversas estratégias e ferramentas educacionais baseadas em metodologia ativa, além de vários recursos de informática foram apresentados pelos diversos autores, com resultados superiores à metodologia tradicional de ensino quanto ao desenvolvimento de competências, melhoria da participação dos alunos e aprendizagem positiva. Como pontos negativos destacaram-se aumento do tempo de preparação e ensino de algumas estratégias, falta de preparo dos educadores e o período de adaptação aos recursos digitais. Nos últimos três anos várias estratégias de metodologia ativa e ferramentas educacionais digitais têm sido implantadas no ensino médico de radiologia, com resultados promissores quanto ao desenvolvimento de competências.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6492810.34119/bjhrv6n6-154Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 28502-28517Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 28502-28517Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 28502-285172595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64928/46491da Silva, Camila CarolinaGruezo, Nádia Diasda Silva, Juliano FranciscoFrança, Anielle Memória da SilvaFonseca, Ana Camila Caetanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-20T13:03:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64928Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-11-20T13:03:06Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos |
title |
Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos |
spellingShingle |
Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos da Silva, Camila Carolina aprendizagem ativa educação médica radiologia |
title_short |
Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos |
title_full |
Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos |
title_fullStr |
Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos |
title_full_unstemmed |
Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos |
title_sort |
Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos |
author |
da Silva, Camila Carolina |
author_facet |
da Silva, Camila Carolina Gruezo, Nádia Dias da Silva, Juliano Francisco França, Anielle Memória da Silva Fonseca, Ana Camila Caetano |
author_role |
author |
author2 |
Gruezo, Nádia Dias da Silva, Juliano Francisco França, Anielle Memória da Silva Fonseca, Ana Camila Caetano |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Camila Carolina Gruezo, Nádia Dias da Silva, Juliano Francisco França, Anielle Memória da Silva Fonseca, Ana Camila Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem ativa educação médica radiologia |
topic |
aprendizagem ativa educação médica radiologia |
description |
Nas últimas décadas a educação médica tem revisto seus paradigmas, priorizando o ensino baseado em competências e estratégias ativas de aprendizagem. Adicionalmente, o avanço tecnológico e a pandemia da COVID-19 impulsionaram o desenvolvimento das técnicas digitais e virtuais de ensino. A disciplina de radiologia tem se adaptado a este contexto, integrando várias estratégias e ferramentas educacionais em graduações e programas de residência médica (PRMs). Este artigo tem como objetivo o apresentar um levantamento bibliográfico sobre as novas estratégias e instrumentos de ensino baseadas em metodologia ativa que têm sido implantadas nos serviços médicos de radiologia e diagnóstico por imagem, publicadas nos últimos 3 anos. Conduziu-se uma pesquisa sistemática de estudos publicados em língua portuguesa, inglesa e espanhola, entre 2020 e 2023, consultando as bases de dados PubMed e BSV, empregando descritores como: “active learning”, “radiology”, “education” e “educação formativa radiologia”. Diversas estratégias e ferramentas educacionais baseadas em metodologia ativa, além de vários recursos de informática foram apresentados pelos diversos autores, com resultados superiores à metodologia tradicional de ensino quanto ao desenvolvimento de competências, melhoria da participação dos alunos e aprendizagem positiva. Como pontos negativos destacaram-se aumento do tempo de preparação e ensino de algumas estratégias, falta de preparo dos educadores e o período de adaptação aos recursos digitais. Nos últimos três anos várias estratégias de metodologia ativa e ferramentas educacionais digitais têm sido implantadas no ensino médico de radiologia, com resultados promissores quanto ao desenvolvimento de competências. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64928 10.34119/bjhrv6n6-154 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64928 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv6n6-154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64928/46491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 28502-28517 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 28502-28517 Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 28502-28517 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240038013009920 |