Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Camila Carolina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gruezo, Nádia Dias, da Silva, Juliano Francisco, França, Anielle Memória da Silva, Fonseca, Ana Camila Caetano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64928
Resumo: Nas últimas décadas a educação médica tem revisto seus paradigmas, priorizando o ensino baseado em competências e estratégias ativas de aprendizagem. Adicionalmente, o avanço tecnológico e a pandemia da COVID-19 impulsionaram o desenvolvimento das técnicas digitais e virtuais de ensino. A disciplina de radiologia tem se adaptado a este contexto, integrando várias estratégias e ferramentas educacionais em graduações e programas de residência médica (PRMs). Este artigo tem como objetivo o apresentar um levantamento bibliográfico sobre as novas estratégias e instrumentos de ensino baseadas em metodologia ativa que têm sido implantadas nos serviços médicos de radiologia e diagnóstico por imagem, publicadas nos últimos 3 anos. Conduziu-se uma pesquisa sistemática de estudos publicados em língua portuguesa, inglesa e espanhola, entre 2020 e 2023, consultando as bases de dados PubMed e BSV, empregando descritores como: “active learning”, “radiology”, “education” e “educação formativa radiologia”. Diversas estratégias e ferramentas educacionais baseadas em metodologia ativa, além de vários recursos de informática foram apresentados pelos diversos autores, com resultados superiores à metodologia tradicional de ensino quanto ao desenvolvimento de competências, melhoria da participação dos alunos e aprendizagem positiva. Como pontos negativos destacaram-se aumento do tempo de preparação e ensino de algumas estratégias, falta de preparo dos educadores e o período de adaptação aos recursos digitais. Nos últimos três anos várias estratégias de metodologia ativa e ferramentas educacionais digitais têm sido implantadas no ensino médico de radiologia, com resultados promissores quanto ao desenvolvimento de competências.
id BJRH-0_2d02d548bd22a180938969a0c1b265aa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64928
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anosaprendizagem ativaeducação médicaradiologiaNas últimas décadas a educação médica tem revisto seus paradigmas, priorizando o ensino baseado em competências e estratégias ativas de aprendizagem. Adicionalmente, o avanço tecnológico e a pandemia da COVID-19 impulsionaram o desenvolvimento das técnicas digitais e virtuais de ensino. A disciplina de radiologia tem se adaptado a este contexto, integrando várias estratégias e ferramentas educacionais em graduações e programas de residência médica (PRMs). Este artigo tem como objetivo o apresentar um levantamento bibliográfico sobre as novas estratégias e instrumentos de ensino baseadas em metodologia ativa que têm sido implantadas nos serviços médicos de radiologia e diagnóstico por imagem, publicadas nos últimos 3 anos. Conduziu-se uma pesquisa sistemática de estudos publicados em língua portuguesa, inglesa e espanhola, entre 2020 e 2023, consultando as bases de dados PubMed e BSV, empregando descritores como: “active learning”, “radiology”, “education” e “educação formativa radiologia”. Diversas estratégias e ferramentas educacionais baseadas em metodologia ativa, além de vários recursos de informática foram apresentados pelos diversos autores, com resultados superiores à metodologia tradicional de ensino quanto ao desenvolvimento de competências, melhoria da participação dos alunos e aprendizagem positiva. Como pontos negativos destacaram-se aumento do tempo de preparação e ensino de algumas estratégias, falta de preparo dos educadores e o período de adaptação aos recursos digitais. Nos últimos três anos várias estratégias de metodologia ativa e ferramentas educacionais digitais têm sido implantadas no ensino médico de radiologia, com resultados promissores quanto ao desenvolvimento de competências.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6492810.34119/bjhrv6n6-154Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 28502-28517Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 28502-28517Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 28502-285172595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64928/46491da Silva, Camila CarolinaGruezo, Nádia Diasda Silva, Juliano FranciscoFrança, Anielle Memória da SilvaFonseca, Ana Camila Caetanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-20T13:03:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64928Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-11-20T13:03:06Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos
title Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos
spellingShingle Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos
da Silva, Camila Carolina
aprendizagem ativa
educação médica
radiologia
title_short Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos
title_full Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos
title_fullStr Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos
title_full_unstemmed Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos
title_sort Metodologia ativa no ensino médico em radiologia: uma revisão integrativa dos últimos três anos
author da Silva, Camila Carolina
author_facet da Silva, Camila Carolina
Gruezo, Nádia Dias
da Silva, Juliano Francisco
França, Anielle Memória da Silva
Fonseca, Ana Camila Caetano
author_role author
author2 Gruezo, Nádia Dias
da Silva, Juliano Francisco
França, Anielle Memória da Silva
Fonseca, Ana Camila Caetano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Camila Carolina
Gruezo, Nádia Dias
da Silva, Juliano Francisco
França, Anielle Memória da Silva
Fonseca, Ana Camila Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem ativa
educação médica
radiologia
topic aprendizagem ativa
educação médica
radiologia
description Nas últimas décadas a educação médica tem revisto seus paradigmas, priorizando o ensino baseado em competências e estratégias ativas de aprendizagem. Adicionalmente, o avanço tecnológico e a pandemia da COVID-19 impulsionaram o desenvolvimento das técnicas digitais e virtuais de ensino. A disciplina de radiologia tem se adaptado a este contexto, integrando várias estratégias e ferramentas educacionais em graduações e programas de residência médica (PRMs). Este artigo tem como objetivo o apresentar um levantamento bibliográfico sobre as novas estratégias e instrumentos de ensino baseadas em metodologia ativa que têm sido implantadas nos serviços médicos de radiologia e diagnóstico por imagem, publicadas nos últimos 3 anos. Conduziu-se uma pesquisa sistemática de estudos publicados em língua portuguesa, inglesa e espanhola, entre 2020 e 2023, consultando as bases de dados PubMed e BSV, empregando descritores como: “active learning”, “radiology”, “education” e “educação formativa radiologia”. Diversas estratégias e ferramentas educacionais baseadas em metodologia ativa, além de vários recursos de informática foram apresentados pelos diversos autores, com resultados superiores à metodologia tradicional de ensino quanto ao desenvolvimento de competências, melhoria da participação dos alunos e aprendizagem positiva. Como pontos negativos destacaram-se aumento do tempo de preparação e ensino de algumas estratégias, falta de preparo dos educadores e o período de adaptação aos recursos digitais. Nos últimos três anos várias estratégias de metodologia ativa e ferramentas educacionais digitais têm sido implantadas no ensino médico de radiologia, com resultados promissores quanto ao desenvolvimento de competências.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64928
10.34119/bjhrv6n6-154
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64928
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n6-154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64928/46491
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 28502-28517
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 28502-28517
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 28502-28517
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240038013009920