Descarte inadequado de medicamentos e seus impactos à saúde humana e ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Darcy Pereira Fernandes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Reis, Elaine Cristiny Evangelista dos, Moraes, Tânia Mara Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56457
Resumo: A produção maciça de resíduos de saúde em território brasileiro tem aumentado e isso resultou em diversos problemas diretos e indiretos à saúde humana e ambiental tais como: perversão do solo e consequentemente da água, proliferação de doenças por vetores, contaminação por gotículas de ar e poluições locais. O objetivo desta pesquisa foi identificar o descarte inadequado de medicamentos e seus impactos à saúde e ao meio ambiente do território brasileiro. Este é um estudo exploratório que tem como finalidade a busca de informações sobre o uso impróprio de medicamentos e seu descarte no solo, água e lixos gerando impactos à saúde humana e do ambiente no qual foi realizada a síntese de estudos já publicados e que tenham um rigor científico confiável e busquem informações amplas sobre a temática. Diante dos dados levantados foram obtidas as seguintes informações: a maioria dos medicamentos são descartados de forma errônea, em locais inapropriados, e muitas vezes sem o devido conhecimento da população, podendo implicar na saúde humana, ambiental e consequentemente animal. Os impactos ambientais à saúde envolvem processos e etapas essenciais e para que tais impactos sejam minimizados o farmacêutico tem habilidades que favorecem o descarte consciente, além do uso racional de medicamentos. Conclui-se que este estudo consistiu em abordar, relacionar e sintetizar informações da atuação do farmacêutico sob a perspectiva do uso racional de medicamentos e seus potenciais prejuízos à saúde, além de obter informações que fortalecem os acervos da ciência na região norte do Brasil.
id BJRH-0_2d3afb8a67645b98a94049acac17166f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56457
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Descarte inadequado de medicamentos e seus impactos à saúde humana e ambiental preparações farmacêuticasmedicamentosarmazenamento de medicamentosA produção maciça de resíduos de saúde em território brasileiro tem aumentado e isso resultou em diversos problemas diretos e indiretos à saúde humana e ambiental tais como: perversão do solo e consequentemente da água, proliferação de doenças por vetores, contaminação por gotículas de ar e poluições locais. O objetivo desta pesquisa foi identificar o descarte inadequado de medicamentos e seus impactos à saúde e ao meio ambiente do território brasileiro. Este é um estudo exploratório que tem como finalidade a busca de informações sobre o uso impróprio de medicamentos e seu descarte no solo, água e lixos gerando impactos à saúde humana e do ambiente no qual foi realizada a síntese de estudos já publicados e que tenham um rigor científico confiável e busquem informações amplas sobre a temática. Diante dos dados levantados foram obtidas as seguintes informações: a maioria dos medicamentos são descartados de forma errônea, em locais inapropriados, e muitas vezes sem o devido conhecimento da população, podendo implicar na saúde humana, ambiental e consequentemente animal. Os impactos ambientais à saúde envolvem processos e etapas essenciais e para que tais impactos sejam minimizados o farmacêutico tem habilidades que favorecem o descarte consciente, além do uso racional de medicamentos. Conclui-se que este estudo consistiu em abordar, relacionar e sintetizar informações da atuação do farmacêutico sob a perspectiva do uso racional de medicamentos e seus potenciais prejuízos à saúde, além de obter informações que fortalecem os acervos da ciência na região norte do Brasil.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5645710.34119/bjhrv6n1-102Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 1 (2023); 1323-1338Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 1 (2023); 1323-1338Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 1 (2023); 1323-13382595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56457/41455Filho, Darcy Pereira FernandesReis, Elaine Cristiny Evangelista dosMoraes, Tânia Mara Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-15T18:17:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56457Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-02-15T18:17:49Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Descarte inadequado de medicamentos e seus impactos à saúde humana e ambiental
title Descarte inadequado de medicamentos e seus impactos à saúde humana e ambiental
spellingShingle Descarte inadequado de medicamentos e seus impactos à saúde humana e ambiental
Filho, Darcy Pereira Fernandes
preparações farmacêuticas
medicamentos
armazenamento de medicamentos
title_short Descarte inadequado de medicamentos e seus impactos à saúde humana e ambiental
title_full Descarte inadequado de medicamentos e seus impactos à saúde humana e ambiental
title_fullStr Descarte inadequado de medicamentos e seus impactos à saúde humana e ambiental
title_full_unstemmed Descarte inadequado de medicamentos e seus impactos à saúde humana e ambiental
title_sort Descarte inadequado de medicamentos e seus impactos à saúde humana e ambiental
author Filho, Darcy Pereira Fernandes
author_facet Filho, Darcy Pereira Fernandes
Reis, Elaine Cristiny Evangelista dos
Moraes, Tânia Mara Pires
author_role author
author2 Reis, Elaine Cristiny Evangelista dos
Moraes, Tânia Mara Pires
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Darcy Pereira Fernandes
Reis, Elaine Cristiny Evangelista dos
Moraes, Tânia Mara Pires
dc.subject.por.fl_str_mv preparações farmacêuticas
medicamentos
armazenamento de medicamentos
topic preparações farmacêuticas
medicamentos
armazenamento de medicamentos
description A produção maciça de resíduos de saúde em território brasileiro tem aumentado e isso resultou em diversos problemas diretos e indiretos à saúde humana e ambiental tais como: perversão do solo e consequentemente da água, proliferação de doenças por vetores, contaminação por gotículas de ar e poluições locais. O objetivo desta pesquisa foi identificar o descarte inadequado de medicamentos e seus impactos à saúde e ao meio ambiente do território brasileiro. Este é um estudo exploratório que tem como finalidade a busca de informações sobre o uso impróprio de medicamentos e seu descarte no solo, água e lixos gerando impactos à saúde humana e do ambiente no qual foi realizada a síntese de estudos já publicados e que tenham um rigor científico confiável e busquem informações amplas sobre a temática. Diante dos dados levantados foram obtidas as seguintes informações: a maioria dos medicamentos são descartados de forma errônea, em locais inapropriados, e muitas vezes sem o devido conhecimento da população, podendo implicar na saúde humana, ambiental e consequentemente animal. Os impactos ambientais à saúde envolvem processos e etapas essenciais e para que tais impactos sejam minimizados o farmacêutico tem habilidades que favorecem o descarte consciente, além do uso racional de medicamentos. Conclui-se que este estudo consistiu em abordar, relacionar e sintetizar informações da atuação do farmacêutico sob a perspectiva do uso racional de medicamentos e seus potenciais prejuízos à saúde, além de obter informações que fortalecem os acervos da ciência na região norte do Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56457
10.34119/bjhrv6n1-102
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56457
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n1-102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56457/41455
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 1 (2023); 1323-1338
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 1 (2023); 1323-1338
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 1 (2023); 1323-1338
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240025154322432