Jogo de dispensação: um modelo para prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miedes, Leonardo Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Uzam, Camilla de Paula Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62273
Resumo: Introdução e Objetivos: Quando se fala de educação, pensa-se em uma prática que vai muito além da sala de aula, mas sim aquela que pode e propicia ao cidadão condições de se inserir na sociedade. O uso de técnicas de gamificação torna-se imprescindível para este modelo de aprendizagem e tratando-se do ensino e aprendizado Farmacêutico, é impossível não pensar no uso racional de medicamentos e em uma ferramenta que auxilie no treinamento de tal processo. Portanto, o objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento de metodologia ativa que auxiliasse no ensino e aprendizagem em Farmácia, bem como discutir seu impacto neste processo. Método: Tratou-se de um estudo descritivo sobre um modelo de “Jogo de Dispensação”. Para montagem do jogo, foram considerados elementos básicos como: a) pontuação máxima; b) atores do jogo; c) materiais necessários para desenvolvimento do jogo; d) medicamentos que fariam parte do jogo; e) custo para montagem do jogo. Resultados e Discussão: O estudo realizado concebeu um “Jogo de Dispensação” que aborda perguntas e respostas focado em Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e fitoterápicos, com dois modos de jogo cooperativos, e com baixo custo de manutenção. O jogo como ferramenta de gamificação pode ser aliado para maior interação entre os alunos, aquisição de conhecimento, além do desenvolvimento de pensamento críticoa e assimilação da prática com a realidade. Isto pode proporcionar ao estudante de Farmácia uma melhor perspectiva acerca de sua área de atuação, assim como proporciona e assegura o uso racional de medicamentos. Conclusão: Foi possível desenvolver um modelo de metodologia ativa denominado de “Jogo de Dispensação”, que atendesse às necessidades relacionadas à dispensação de MIPs e alguns fitoterápicos no âmbito Farmacêutico. Vale ressaltar que há a necessidade de um novo estudo para avaliação da percepção de satisfação e aplicabilidade pelos discentes a fim de validar tal metodologia.
id BJRH-0_36d101b6c737cfbf223b36c0f3afa5af
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62273
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Jogo de dispensação: um modelo para práticaensino farmacêuticogamificaçãodispensaçãouso racional de medicamentosIntrodução e Objetivos: Quando se fala de educação, pensa-se em uma prática que vai muito além da sala de aula, mas sim aquela que pode e propicia ao cidadão condições de se inserir na sociedade. O uso de técnicas de gamificação torna-se imprescindível para este modelo de aprendizagem e tratando-se do ensino e aprendizado Farmacêutico, é impossível não pensar no uso racional de medicamentos e em uma ferramenta que auxilie no treinamento de tal processo. Portanto, o objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento de metodologia ativa que auxiliasse no ensino e aprendizagem em Farmácia, bem como discutir seu impacto neste processo. Método: Tratou-se de um estudo descritivo sobre um modelo de “Jogo de Dispensação”. Para montagem do jogo, foram considerados elementos básicos como: a) pontuação máxima; b) atores do jogo; c) materiais necessários para desenvolvimento do jogo; d) medicamentos que fariam parte do jogo; e) custo para montagem do jogo. Resultados e Discussão: O estudo realizado concebeu um “Jogo de Dispensação” que aborda perguntas e respostas focado em Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e fitoterápicos, com dois modos de jogo cooperativos, e com baixo custo de manutenção. O jogo como ferramenta de gamificação pode ser aliado para maior interação entre os alunos, aquisição de conhecimento, além do desenvolvimento de pensamento críticoa e assimilação da prática com a realidade. Isto pode proporcionar ao estudante de Farmácia uma melhor perspectiva acerca de sua área de atuação, assim como proporciona e assegura o uso racional de medicamentos. Conclusão: Foi possível desenvolver um modelo de metodologia ativa denominado de “Jogo de Dispensação”, que atendesse às necessidades relacionadas à dispensação de MIPs e alguns fitoterápicos no âmbito Farmacêutico. Vale ressaltar que há a necessidade de um novo estudo para avaliação da percepção de satisfação e aplicabilidade pelos discentes a fim de validar tal metodologia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6227310.34119/bjhrv6n4-301Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 17878-17888Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 17878-17888Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 17878-178882595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62273/44820Miedes, Leonardo RibeiroUzam, Camilla de Paula Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T13:15:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62273Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-04T13:15:46Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo de dispensação: um modelo para prática
title Jogo de dispensação: um modelo para prática
spellingShingle Jogo de dispensação: um modelo para prática
Miedes, Leonardo Ribeiro
ensino farmacêutico
gamificação
dispensação
uso racional de medicamentos
title_short Jogo de dispensação: um modelo para prática
title_full Jogo de dispensação: um modelo para prática
title_fullStr Jogo de dispensação: um modelo para prática
title_full_unstemmed Jogo de dispensação: um modelo para prática
title_sort Jogo de dispensação: um modelo para prática
author Miedes, Leonardo Ribeiro
author_facet Miedes, Leonardo Ribeiro
Uzam, Camilla de Paula Pereira
author_role author
author2 Uzam, Camilla de Paula Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miedes, Leonardo Ribeiro
Uzam, Camilla de Paula Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv ensino farmacêutico
gamificação
dispensação
uso racional de medicamentos
topic ensino farmacêutico
gamificação
dispensação
uso racional de medicamentos
description Introdução e Objetivos: Quando se fala de educação, pensa-se em uma prática que vai muito além da sala de aula, mas sim aquela que pode e propicia ao cidadão condições de se inserir na sociedade. O uso de técnicas de gamificação torna-se imprescindível para este modelo de aprendizagem e tratando-se do ensino e aprendizado Farmacêutico, é impossível não pensar no uso racional de medicamentos e em uma ferramenta que auxilie no treinamento de tal processo. Portanto, o objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento de metodologia ativa que auxiliasse no ensino e aprendizagem em Farmácia, bem como discutir seu impacto neste processo. Método: Tratou-se de um estudo descritivo sobre um modelo de “Jogo de Dispensação”. Para montagem do jogo, foram considerados elementos básicos como: a) pontuação máxima; b) atores do jogo; c) materiais necessários para desenvolvimento do jogo; d) medicamentos que fariam parte do jogo; e) custo para montagem do jogo. Resultados e Discussão: O estudo realizado concebeu um “Jogo de Dispensação” que aborda perguntas e respostas focado em Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e fitoterápicos, com dois modos de jogo cooperativos, e com baixo custo de manutenção. O jogo como ferramenta de gamificação pode ser aliado para maior interação entre os alunos, aquisição de conhecimento, além do desenvolvimento de pensamento críticoa e assimilação da prática com a realidade. Isto pode proporcionar ao estudante de Farmácia uma melhor perspectiva acerca de sua área de atuação, assim como proporciona e assegura o uso racional de medicamentos. Conclusão: Foi possível desenvolver um modelo de metodologia ativa denominado de “Jogo de Dispensação”, que atendesse às necessidades relacionadas à dispensação de MIPs e alguns fitoterápicos no âmbito Farmacêutico. Vale ressaltar que há a necessidade de um novo estudo para avaliação da percepção de satisfação e aplicabilidade pelos discentes a fim de validar tal metodologia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62273
10.34119/bjhrv6n4-301
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62273
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n4-301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62273/44820
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 17878-17888
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 17878-17888
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 17878-17888
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240033012350976