Jogo de dispensação: um modelo para prática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62273 |
Resumo: | Introdução e Objetivos: Quando se fala de educação, pensa-se em uma prática que vai muito além da sala de aula, mas sim aquela que pode e propicia ao cidadão condições de se inserir na sociedade. O uso de técnicas de gamificação torna-se imprescindível para este modelo de aprendizagem e tratando-se do ensino e aprendizado Farmacêutico, é impossível não pensar no uso racional de medicamentos e em uma ferramenta que auxilie no treinamento de tal processo. Portanto, o objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento de metodologia ativa que auxiliasse no ensino e aprendizagem em Farmácia, bem como discutir seu impacto neste processo. Método: Tratou-se de um estudo descritivo sobre um modelo de “Jogo de Dispensação”. Para montagem do jogo, foram considerados elementos básicos como: a) pontuação máxima; b) atores do jogo; c) materiais necessários para desenvolvimento do jogo; d) medicamentos que fariam parte do jogo; e) custo para montagem do jogo. Resultados e Discussão: O estudo realizado concebeu um “Jogo de Dispensação” que aborda perguntas e respostas focado em Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e fitoterápicos, com dois modos de jogo cooperativos, e com baixo custo de manutenção. O jogo como ferramenta de gamificação pode ser aliado para maior interação entre os alunos, aquisição de conhecimento, além do desenvolvimento de pensamento críticoa e assimilação da prática com a realidade. Isto pode proporcionar ao estudante de Farmácia uma melhor perspectiva acerca de sua área de atuação, assim como proporciona e assegura o uso racional de medicamentos. Conclusão: Foi possível desenvolver um modelo de metodologia ativa denominado de “Jogo de Dispensação”, que atendesse às necessidades relacionadas à dispensação de MIPs e alguns fitoterápicos no âmbito Farmacêutico. Vale ressaltar que há a necessidade de um novo estudo para avaliação da percepção de satisfação e aplicabilidade pelos discentes a fim de validar tal metodologia. |
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