Análise do conhecimento e das percepções de estudantes no início e no final do curso de medicina acerca da eletroconvulsoterapia (ECT) no estado de Alagoas
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Publication Date: | 2023 |
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Source: | Brazilian Journal of Health Review |
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Summary: | Introdução: A ECT é um procedimento seguro e eficaz para tratar transtornos mentais, especialmente em casos resistentes a medicamentos. Apesar disso, persistem controvérsias e preconceitos entre profissionais e a população em geral. A baixa utilização da técnica deve-se à falta de conhecimento adequado sobre a terapia, resultando em poucos encaminhamentos e recomendações. É essencial que futuros médicos se informem sobre a ECT, suas indicações e cuidados, para orientar os pacientes de forma adequada, proporcionando-lhes a melhor opção de tratamento de acordo com o quadro clínico. Objetivo: Através de o presente estudo identificar o nível de conhecimento acerca da aplicação e da técnica da ECT entre os estudantes de Medicina do primeiro ano e último ano das faculdades de Alagoas. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal quantitativo embasado na coleta de dados mediante questionário virtual do Google Forms, realizado entre os alunos de todas as faculdades de medicina, públicas e privadas, do estado de Alagoas regularmente matriculados no primeiro e sexto ano do curso. Resultados e Discussão: A amostra final foi composta por 128 voluntários: 53,85% dos alunos do 1° ano responderam que nunca ouviram falar sobre ECT, enquanto que 72,37% dos alunos do 6° ano afirmaram ter adquirido conhecimento em aula/palestra de Psiquiatria. Os estudantes do 1º ano do curso apresentaram significativamente menos conhecimento e atitudes menos positivas em relação à ECT do que os estudantes de medicina do 6º ano. As indicações específicas do procedimento foram os aspectos da ECT sobre os quais os estudantes de medicina apresentaram menos conhecimento. Conclusão: Este estudo indica que acadêmicos de Medicina em Alagoas têm compreensão insatisfatória sobre a Eletroconvulsoterapia (ECT), especialmente durante o 1º ano do curso. Entretanto, estudantes do 6º ano ainda possuem falhas importantes no aprendizado, principalmente em relação às indicações específicas do procedimento. |
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