Sinais e Sintomas da Depressão Pós Parto / Signs and Symptoms of Postpartum Depression

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ratti, Gabriella da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias, Suzan, Hey, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/19048
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo de revisão de literatura com o objetivo de entender a depressão pós – parto. Conforme a literatura referenciada depressão pós - parto ocorre no período após o nascimento da criança, chamado puerpério, nesse período podem ocorrer mudanças de humor na puerpéra, ocorrendo episódios depressivos graves. A depressão pós – parto é de difícil diagnóstico, pois o quadro clínico pode variar de acordo com a intensidade dos sintomas, tais sintomas são: humor deprimido; diminuição do interesse em todas as atividades na maior parte do dia; perda ou ganho de peso; insônia; fadiga; perda de energia; sentimento de inutilidade; capacidade diminuída para pensar; extrema tristeza; pensamentos recorrentes de morte, como o suicídio. Após o diagnóstico deve iniciar de imediato o tratamento, o médico pode adotar o uso de antidepressivos em conjunto com a psicoterapia e reposição hormonal. Caso a depressão não seja tratada corretamente ela pode interferir no vínculo mãe e filho, está comprovado que filhos de mães que tem depressão pós – parto não tratada estão mais propensos a ter problemas de comportamento, dificuldades para dormir e comer e hiperatividade. Além disso depressão não tratada pode durar anos e tornar-se um distúrbio depressivo crônico. Porém a prevenção é o melhor caminho, uma equipe de saúde composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e psiquiatras podem identificar os possíveis sintomas entrando com medidas de suporte precocemente.
id BJRH-0_3d93fae725beadc674b23066d1adc8fa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19048
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Sinais e Sintomas da Depressão Pós Parto / Signs and Symptoms of Postpartum DepressionPuerpérioDepressão pós – partoTrata-se de um estudo descritivo de revisão de literatura com o objetivo de entender a depressão pós – parto. Conforme a literatura referenciada depressão pós - parto ocorre no período após o nascimento da criança, chamado puerpério, nesse período podem ocorrer mudanças de humor na puerpéra, ocorrendo episódios depressivos graves. A depressão pós – parto é de difícil diagnóstico, pois o quadro clínico pode variar de acordo com a intensidade dos sintomas, tais sintomas são: humor deprimido; diminuição do interesse em todas as atividades na maior parte do dia; perda ou ganho de peso; insônia; fadiga; perda de energia; sentimento de inutilidade; capacidade diminuída para pensar; extrema tristeza; pensamentos recorrentes de morte, como o suicídio. Após o diagnóstico deve iniciar de imediato o tratamento, o médico pode adotar o uso de antidepressivos em conjunto com a psicoterapia e reposição hormonal. Caso a depressão não seja tratada corretamente ela pode interferir no vínculo mãe e filho, está comprovado que filhos de mães que tem depressão pós – parto não tratada estão mais propensos a ter problemas de comportamento, dificuldades para dormir e comer e hiperatividade. Além disso depressão não tratada pode durar anos e tornar-se um distúrbio depressivo crônico. Porém a prevenção é o melhor caminho, uma equipe de saúde composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e psiquiatras podem identificar os possíveis sintomas entrando com medidas de suporte precocemente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1904810.34119/bjhrv3n5-319Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 15429-15439Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 15429-154392595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/19048/15306Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRatti, Gabriella da SilvaDias, SuzanHey, Ana Paula2020-11-02T15:54:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19048Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-11-02T15:54:24Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sinais e Sintomas da Depressão Pós Parto / Signs and Symptoms of Postpartum Depression
title Sinais e Sintomas da Depressão Pós Parto / Signs and Symptoms of Postpartum Depression
spellingShingle Sinais e Sintomas da Depressão Pós Parto / Signs and Symptoms of Postpartum Depression
Ratti, Gabriella da Silva
Puerpério
Depressão pós – parto
title_short Sinais e Sintomas da Depressão Pós Parto / Signs and Symptoms of Postpartum Depression
title_full Sinais e Sintomas da Depressão Pós Parto / Signs and Symptoms of Postpartum Depression
title_fullStr Sinais e Sintomas da Depressão Pós Parto / Signs and Symptoms of Postpartum Depression
title_full_unstemmed Sinais e Sintomas da Depressão Pós Parto / Signs and Symptoms of Postpartum Depression
title_sort Sinais e Sintomas da Depressão Pós Parto / Signs and Symptoms of Postpartum Depression
author Ratti, Gabriella da Silva
author_facet Ratti, Gabriella da Silva
Dias, Suzan
Hey, Ana Paula
author_role author
author2 Dias, Suzan
Hey, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ratti, Gabriella da Silva
Dias, Suzan
Hey, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Puerpério
Depressão pós – parto
topic Puerpério
Depressão pós – parto
description Trata-se de um estudo descritivo de revisão de literatura com o objetivo de entender a depressão pós – parto. Conforme a literatura referenciada depressão pós - parto ocorre no período após o nascimento da criança, chamado puerpério, nesse período podem ocorrer mudanças de humor na puerpéra, ocorrendo episódios depressivos graves. A depressão pós – parto é de difícil diagnóstico, pois o quadro clínico pode variar de acordo com a intensidade dos sintomas, tais sintomas são: humor deprimido; diminuição do interesse em todas as atividades na maior parte do dia; perda ou ganho de peso; insônia; fadiga; perda de energia; sentimento de inutilidade; capacidade diminuída para pensar; extrema tristeza; pensamentos recorrentes de morte, como o suicídio. Após o diagnóstico deve iniciar de imediato o tratamento, o médico pode adotar o uso de antidepressivos em conjunto com a psicoterapia e reposição hormonal. Caso a depressão não seja tratada corretamente ela pode interferir no vínculo mãe e filho, está comprovado que filhos de mães que tem depressão pós – parto não tratada estão mais propensos a ter problemas de comportamento, dificuldades para dormir e comer e hiperatividade. Além disso depressão não tratada pode durar anos e tornar-se um distúrbio depressivo crônico. Porém a prevenção é o melhor caminho, uma equipe de saúde composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e psiquiatras podem identificar os possíveis sintomas entrando com medidas de suporte precocemente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/19048
10.34119/bjhrv3n5-319
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/19048
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n5-319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/19048/15306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 15429-15439
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 15429-15439
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240056107237376