Aumento da prevalência de puberdade precoce: qual a influência de disruptores endócrinos? / Increased prevalence of precocious puberty: what is the influence of endocrine disruptors?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Maria Ines Minardi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bastos, Dyrlanne Marcia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/47751
Resumo: Introdução: A puberdade precoce central é definida pelo início do processo puberal antes dos 8 anos em meninas e dos 9 anos em meninos. Sua principal forma é idiopática, tendo como etiologia ainda desconhecida. Desta forma, diversos estudos apontam para possíveis fatores causadores, desde a idade gestacional de nascimento até disruptores hormonais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo levantar dados para a avaliação do perfil de crianças que possuem essa patologia numa clínica particular em Brasília. Metodologia: Trata-se de um estudo retrospectivo e observacional que tem como objetivo realizar um levantamento e análise dos prontuários de crianças com puberdade precoce numa clínica de endocrinologia pediátrica no Distrito Federal entre 2020 e 2021. Foram excluídos os prontuários de crianças portadoras de síndromes genéticas documentadas. Analisaram-se variáveis biológicas, familiares, nutricionais e exames complementares. Resultados: Foram identificadas como principais características: maior prevalência em meninas (90,6%), 23% das crianças analisadas tinham um peso corporal maior do que o previsto para a idade, a maioria (80,3%) foi diagnosticada entre 8 e 12 anos e foi observada uma diferença de 6,7 centímetros entre a estatura alvo e a previsão de altura final de acordo com a idade óssea. Conclusão: O trabalho concluiu que dentre os pacientes com PPC a maioria foram meninas e quase ¼ apresentavam obesidade ou sobrepeso. Encontrou-se uma diferença de quase 7 centímetros entre a previsão de estatura final e a altura alvo desses pacientes, mostrando a necessidade de investigação e diagnóstico precoce desta condição.
id BJRH-0_4491c36326d4663c5a2ca4c7f4b821ca
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47751
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Aumento da prevalência de puberdade precoce: qual a influência de disruptores endócrinos? / Increased prevalence of precocious puberty: what is the influence of endocrine disruptors?puberdade precoce centraldisruptores hormonaisperfil epidemiológico.Introdução: A puberdade precoce central é definida pelo início do processo puberal antes dos 8 anos em meninas e dos 9 anos em meninos. Sua principal forma é idiopática, tendo como etiologia ainda desconhecida. Desta forma, diversos estudos apontam para possíveis fatores causadores, desde a idade gestacional de nascimento até disruptores hormonais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo levantar dados para a avaliação do perfil de crianças que possuem essa patologia numa clínica particular em Brasília. Metodologia: Trata-se de um estudo retrospectivo e observacional que tem como objetivo realizar um levantamento e análise dos prontuários de crianças com puberdade precoce numa clínica de endocrinologia pediátrica no Distrito Federal entre 2020 e 2021. Foram excluídos os prontuários de crianças portadoras de síndromes genéticas documentadas. Analisaram-se variáveis biológicas, familiares, nutricionais e exames complementares. Resultados: Foram identificadas como principais características: maior prevalência em meninas (90,6%), 23% das crianças analisadas tinham um peso corporal maior do que o previsto para a idade, a maioria (80,3%) foi diagnosticada entre 8 e 12 anos e foi observada uma diferença de 6,7 centímetros entre a estatura alvo e a previsão de altura final de acordo com a idade óssea. Conclusão: O trabalho concluiu que dentre os pacientes com PPC a maioria foram meninas e quase ¼ apresentavam obesidade ou sobrepeso. Encontrou-se uma diferença de quase 7 centímetros entre a previsão de estatura final e a altura alvo desses pacientes, mostrando a necessidade de investigação e diagnóstico precoce desta condição.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4775110.34119/bjhrv5n3-079Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 9004-9015Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 9004-90152595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/47751/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Maria Ines MinardiBastos, Dyrlanne Marcia Lopes2022-06-30T18:53:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47751Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-06-30T18:53:42Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aumento da prevalência de puberdade precoce: qual a influência de disruptores endócrinos? / Increased prevalence of precocious puberty: what is the influence of endocrine disruptors?
title Aumento da prevalência de puberdade precoce: qual a influência de disruptores endócrinos? / Increased prevalence of precocious puberty: what is the influence of endocrine disruptors?
spellingShingle Aumento da prevalência de puberdade precoce: qual a influência de disruptores endócrinos? / Increased prevalence of precocious puberty: what is the influence of endocrine disruptors?
Neves, Maria Ines Minardi
puberdade precoce central
disruptores hormonais
perfil epidemiológico.
title_short Aumento da prevalência de puberdade precoce: qual a influência de disruptores endócrinos? / Increased prevalence of precocious puberty: what is the influence of endocrine disruptors?
title_full Aumento da prevalência de puberdade precoce: qual a influência de disruptores endócrinos? / Increased prevalence of precocious puberty: what is the influence of endocrine disruptors?
title_fullStr Aumento da prevalência de puberdade precoce: qual a influência de disruptores endócrinos? / Increased prevalence of precocious puberty: what is the influence of endocrine disruptors?
title_full_unstemmed Aumento da prevalência de puberdade precoce: qual a influência de disruptores endócrinos? / Increased prevalence of precocious puberty: what is the influence of endocrine disruptors?
title_sort Aumento da prevalência de puberdade precoce: qual a influência de disruptores endócrinos? / Increased prevalence of precocious puberty: what is the influence of endocrine disruptors?
author Neves, Maria Ines Minardi
author_facet Neves, Maria Ines Minardi
Bastos, Dyrlanne Marcia Lopes
author_role author
author2 Bastos, Dyrlanne Marcia Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Maria Ines Minardi
Bastos, Dyrlanne Marcia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv puberdade precoce central
disruptores hormonais
perfil epidemiológico.
topic puberdade precoce central
disruptores hormonais
perfil epidemiológico.
description Introdução: A puberdade precoce central é definida pelo início do processo puberal antes dos 8 anos em meninas e dos 9 anos em meninos. Sua principal forma é idiopática, tendo como etiologia ainda desconhecida. Desta forma, diversos estudos apontam para possíveis fatores causadores, desde a idade gestacional de nascimento até disruptores hormonais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo levantar dados para a avaliação do perfil de crianças que possuem essa patologia numa clínica particular em Brasília. Metodologia: Trata-se de um estudo retrospectivo e observacional que tem como objetivo realizar um levantamento e análise dos prontuários de crianças com puberdade precoce numa clínica de endocrinologia pediátrica no Distrito Federal entre 2020 e 2021. Foram excluídos os prontuários de crianças portadoras de síndromes genéticas documentadas. Analisaram-se variáveis biológicas, familiares, nutricionais e exames complementares. Resultados: Foram identificadas como principais características: maior prevalência em meninas (90,6%), 23% das crianças analisadas tinham um peso corporal maior do que o previsto para a idade, a maioria (80,3%) foi diagnosticada entre 8 e 12 anos e foi observada uma diferença de 6,7 centímetros entre a estatura alvo e a previsão de altura final de acordo com a idade óssea. Conclusão: O trabalho concluiu que dentre os pacientes com PPC a maioria foram meninas e quase ¼ apresentavam obesidade ou sobrepeso. Encontrou-se uma diferença de quase 7 centímetros entre a previsão de estatura final e a altura alvo desses pacientes, mostrando a necessidade de investigação e diagnóstico precoce desta condição.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/47751
10.34119/bjhrv5n3-079
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/47751
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n3-079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/47751/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 9004-9015
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 9004-9015
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240074983702528