A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3157 |
Resumo: | Nos últimos trinta anos o perfil educacional da população brasileira mudou consideravelmente, logo o mercado de trabalho passou a exigir um maior nível de qualificação de seus empregados, com isso os cursos de graduação cresceram desordenadamente e privatizaram-se de forma agressiva. Inseridos neste grupo, estão os profissionais da área de saúde, que com o aumento de sua demanda no mercado de trabalho, tiveram um respectivo aumento de seu grupo, onde muitos migram para a docência, e ao se depararem com as necessidades pedagógicas de seus discentes, sentem dificuldade em abordar seus alunos de forma dinâmica e satisfatória, pois para o desenvolvimento da docência universitária, é fundamental que o docente seja capaz de perceber, entender, analisar e acompanhar as mudanças que ocorrem no Ensino Superior. Este trabalho discute os motivos pelos quais os docentes da área de saúde sentem dificuldade em acompanhar as mudanças educacionais que são uma tendência mundial e abre leque para discussão a cerca da temática, logo assim como para trabalhar em qualquer outra área é necessário ter formação específica, a atuação na educação também carece de preparo. A profissão docente, seguindo o modelo de outras profissões que definem suas bases de conhecimento em termos sistemáticos requer preparação, visto que a função do professor não se define pelo simples domínio de conteúdos, mas pela utilização e mobilização desses saberes e em como fazer com que esse conteúdo possa ser ensinado e aprendido. |
id |
BJRH-0_44eb0eb4c526a3d215e158c75972b161 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3157 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazilqualificação docentesaúdeeducação.Nos últimos trinta anos o perfil educacional da população brasileira mudou consideravelmente, logo o mercado de trabalho passou a exigir um maior nível de qualificação de seus empregados, com isso os cursos de graduação cresceram desordenadamente e privatizaram-se de forma agressiva. Inseridos neste grupo, estão os profissionais da área de saúde, que com o aumento de sua demanda no mercado de trabalho, tiveram um respectivo aumento de seu grupo, onde muitos migram para a docência, e ao se depararem com as necessidades pedagógicas de seus discentes, sentem dificuldade em abordar seus alunos de forma dinâmica e satisfatória, pois para o desenvolvimento da docência universitária, é fundamental que o docente seja capaz de perceber, entender, analisar e acompanhar as mudanças que ocorrem no Ensino Superior. Este trabalho discute os motivos pelos quais os docentes da área de saúde sentem dificuldade em acompanhar as mudanças educacionais que são uma tendência mundial e abre leque para discussão a cerca da temática, logo assim como para trabalhar em qualquer outra área é necessário ter formação específica, a atuação na educação também carece de preparo. A profissão docente, seguindo o modelo de outras profissões que definem suas bases de conhecimento em termos sistemáticos requer preparação, visto que a função do professor não se define pelo simples domínio de conteúdos, mas pela utilização e mobilização desses saberes e em como fazer com que esse conteúdo possa ser ensinado e aprendido. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/315710.34119/bjhrv2n5-009Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 5 (2019); 3994-4008Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 5 (2019); 3994-40082595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3157/3059Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Suzane Meriely da SilvaFaria, Felipe VenancioSampaio, Jéssica SoaresSousa, Jairo de Freitas deSilva, Kayro Hairy ArraisMaia, Tatiana Mesquita BastoBastos, Laíse FernandesQueiroga, Raquel PortoGuimarães, Greg ResplandeSilva, Edwin Hewry de Sousa2019-11-07T12:55:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3157Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-11-07T12:55:53Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil |
title |
A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil |
spellingShingle |
A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil Duarte, Suzane Meriely da Silva qualificação docente saúde educação. |
title_short |
A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil |
title_full |
A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil |
title_fullStr |
A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil |
title_full_unstemmed |
A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil |
title_sort |
A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil |
author |
Duarte, Suzane Meriely da Silva |
author_facet |
Duarte, Suzane Meriely da Silva Faria, Felipe Venancio Sampaio, Jéssica Soares Sousa, Jairo de Freitas de Silva, Kayro Hairy Arrais Maia, Tatiana Mesquita Basto Bastos, Laíse Fernandes Queiroga, Raquel Porto Guimarães, Greg Resplande Silva, Edwin Hewry de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Felipe Venancio Sampaio, Jéssica Soares Sousa, Jairo de Freitas de Silva, Kayro Hairy Arrais Maia, Tatiana Mesquita Basto Bastos, Laíse Fernandes Queiroga, Raquel Porto Guimarães, Greg Resplande Silva, Edwin Hewry de Sousa |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Suzane Meriely da Silva Faria, Felipe Venancio Sampaio, Jéssica Soares Sousa, Jairo de Freitas de Silva, Kayro Hairy Arrais Maia, Tatiana Mesquita Basto Bastos, Laíse Fernandes Queiroga, Raquel Porto Guimarães, Greg Resplande Silva, Edwin Hewry de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
qualificação docente saúde educação. |
topic |
qualificação docente saúde educação. |
description |
Nos últimos trinta anos o perfil educacional da população brasileira mudou consideravelmente, logo o mercado de trabalho passou a exigir um maior nível de qualificação de seus empregados, com isso os cursos de graduação cresceram desordenadamente e privatizaram-se de forma agressiva. Inseridos neste grupo, estão os profissionais da área de saúde, que com o aumento de sua demanda no mercado de trabalho, tiveram um respectivo aumento de seu grupo, onde muitos migram para a docência, e ao se depararem com as necessidades pedagógicas de seus discentes, sentem dificuldade em abordar seus alunos de forma dinâmica e satisfatória, pois para o desenvolvimento da docência universitária, é fundamental que o docente seja capaz de perceber, entender, analisar e acompanhar as mudanças que ocorrem no Ensino Superior. Este trabalho discute os motivos pelos quais os docentes da área de saúde sentem dificuldade em acompanhar as mudanças educacionais que são uma tendência mundial e abre leque para discussão a cerca da temática, logo assim como para trabalhar em qualquer outra área é necessário ter formação específica, a atuação na educação também carece de preparo. A profissão docente, seguindo o modelo de outras profissões que definem suas bases de conhecimento em termos sistemáticos requer preparação, visto que a função do professor não se define pelo simples domínio de conteúdos, mas pela utilização e mobilização desses saberes e em como fazer com que esse conteúdo possa ser ensinado e aprendido. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3157 10.34119/bjhrv2n5-009 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3157 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv2n5-009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3157/3059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 5 (2019); 3994-4008 Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 5 (2019); 3994-4008 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240048615161856 |