A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Suzane Meriely da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Faria, Felipe Venancio, Sampaio, Jéssica Soares, Sousa, Jairo de Freitas de, Silva, Kayro Hairy Arrais, Maia, Tatiana Mesquita Basto, Bastos, Laíse Fernandes, Queiroga, Raquel Porto, Guimarães, Greg Resplande, Silva, Edwin Hewry de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3157
Resumo: Nos últimos trinta anos o perfil educacional da população brasileira mudou consideravelmente, logo o mercado de trabalho passou a exigir um maior nível de qualificação de seus empregados, com isso os cursos de graduação cresceram desordenadamente e privatizaram-se de forma agressiva. Inseridos neste grupo, estão os profissionais da área de saúde, que com o aumento de sua demanda no mercado de trabalho, tiveram um respectivo aumento de seu grupo, onde muitos migram para a docência, e ao se depararem com as necessidades pedagógicas de seus discentes, sentem dificuldade em abordar seus alunos de forma dinâmica e satisfatória, pois para o desenvolvimento da docência universitária, é fundamental que o docente seja capaz de perceber, entender, analisar e acompanhar as mudanças que ocorrem no Ensino Superior. Este trabalho discute os motivos pelos quais os docentes da área de saúde sentem dificuldade em acompanhar as mudanças educacionais que são uma tendência mundial e abre leque para discussão a cerca da temática, logo assim como para trabalhar em qualquer outra área é necessário ter formação específica, a atuação na educação também carece de preparo. A profissão docente, seguindo o modelo de outras profissões que definem suas bases de conhecimento em termos sistemáticos requer preparação, visto que a função do professor não se define pelo simples domínio de conteúdos, mas pela utilização e mobilização desses saberes e em como fazer com que esse conteúdo possa ser ensinado e aprendido.   
id BJRH-0_44eb0eb4c526a3d215e158c75972b161
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3157
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazilqualificação docentesaúdeeducação.Nos últimos trinta anos o perfil educacional da população brasileira mudou consideravelmente, logo o mercado de trabalho passou a exigir um maior nível de qualificação de seus empregados, com isso os cursos de graduação cresceram desordenadamente e privatizaram-se de forma agressiva. Inseridos neste grupo, estão os profissionais da área de saúde, que com o aumento de sua demanda no mercado de trabalho, tiveram um respectivo aumento de seu grupo, onde muitos migram para a docência, e ao se depararem com as necessidades pedagógicas de seus discentes, sentem dificuldade em abordar seus alunos de forma dinâmica e satisfatória, pois para o desenvolvimento da docência universitária, é fundamental que o docente seja capaz de perceber, entender, analisar e acompanhar as mudanças que ocorrem no Ensino Superior. Este trabalho discute os motivos pelos quais os docentes da área de saúde sentem dificuldade em acompanhar as mudanças educacionais que são uma tendência mundial e abre leque para discussão a cerca da temática, logo assim como para trabalhar em qualquer outra área é necessário ter formação específica, a atuação na educação também carece de preparo. A profissão docente, seguindo o modelo de outras profissões que definem suas bases de conhecimento em termos sistemáticos requer preparação, visto que a função do professor não se define pelo simples domínio de conteúdos, mas pela utilização e mobilização desses saberes e em como fazer com que esse conteúdo possa ser ensinado e aprendido.   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/315710.34119/bjhrv2n5-009Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 5 (2019); 3994-4008Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 5 (2019); 3994-40082595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3157/3059Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Suzane Meriely da SilvaFaria, Felipe VenancioSampaio, Jéssica SoaresSousa, Jairo de Freitas deSilva, Kayro Hairy ArraisMaia, Tatiana Mesquita BastoBastos, Laíse FernandesQueiroga, Raquel PortoGuimarães, Greg ResplandeSilva, Edwin Hewry de Sousa2019-11-07T12:55:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3157Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-11-07T12:55:53Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil
title A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil
spellingShingle A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil
Duarte, Suzane Meriely da Silva
qualificação docente
saúde
educação.
title_short A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil
title_full A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil
title_fullStr A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil
title_full_unstemmed A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil
title_sort A procura da qualificação docente por profissionais de saúde no Brasil / The search for teacher qualification by health professionals in Brazil
author Duarte, Suzane Meriely da Silva
author_facet Duarte, Suzane Meriely da Silva
Faria, Felipe Venancio
Sampaio, Jéssica Soares
Sousa, Jairo de Freitas de
Silva, Kayro Hairy Arrais
Maia, Tatiana Mesquita Basto
Bastos, Laíse Fernandes
Queiroga, Raquel Porto
Guimarães, Greg Resplande
Silva, Edwin Hewry de Sousa
author_role author
author2 Faria, Felipe Venancio
Sampaio, Jéssica Soares
Sousa, Jairo de Freitas de
Silva, Kayro Hairy Arrais
Maia, Tatiana Mesquita Basto
Bastos, Laíse Fernandes
Queiroga, Raquel Porto
Guimarães, Greg Resplande
Silva, Edwin Hewry de Sousa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Suzane Meriely da Silva
Faria, Felipe Venancio
Sampaio, Jéssica Soares
Sousa, Jairo de Freitas de
Silva, Kayro Hairy Arrais
Maia, Tatiana Mesquita Basto
Bastos, Laíse Fernandes
Queiroga, Raquel Porto
Guimarães, Greg Resplande
Silva, Edwin Hewry de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv qualificação docente
saúde
educação.
topic qualificação docente
saúde
educação.
description Nos últimos trinta anos o perfil educacional da população brasileira mudou consideravelmente, logo o mercado de trabalho passou a exigir um maior nível de qualificação de seus empregados, com isso os cursos de graduação cresceram desordenadamente e privatizaram-se de forma agressiva. Inseridos neste grupo, estão os profissionais da área de saúde, que com o aumento de sua demanda no mercado de trabalho, tiveram um respectivo aumento de seu grupo, onde muitos migram para a docência, e ao se depararem com as necessidades pedagógicas de seus discentes, sentem dificuldade em abordar seus alunos de forma dinâmica e satisfatória, pois para o desenvolvimento da docência universitária, é fundamental que o docente seja capaz de perceber, entender, analisar e acompanhar as mudanças que ocorrem no Ensino Superior. Este trabalho discute os motivos pelos quais os docentes da área de saúde sentem dificuldade em acompanhar as mudanças educacionais que são uma tendência mundial e abre leque para discussão a cerca da temática, logo assim como para trabalhar em qualquer outra área é necessário ter formação específica, a atuação na educação também carece de preparo. A profissão docente, seguindo o modelo de outras profissões que definem suas bases de conhecimento em termos sistemáticos requer preparação, visto que a função do professor não se define pelo simples domínio de conteúdos, mas pela utilização e mobilização desses saberes e em como fazer com que esse conteúdo possa ser ensinado e aprendido.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3157
10.34119/bjhrv2n5-009
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3157
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv2n5-009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3157/3059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 5 (2019); 3994-4008
Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 5 (2019); 3994-4008
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240048615161856