Ações educativas na atenção primária para prevenção da doença renal crônica / Educational actions in primary care for the prevention of chronic kidney disease

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Flaviane Torres
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Belone, Jaciele Cristina da Silva, da Silva, Judicléia Marinho, Pereira, Juliana de Castro Nunes, Lima, Angélica de Godoy Torres, Garcia, Sônia Maria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26952
Resumo: Objetivo: avaliar o impacto de ações educativas na prevenção da doença renal crônica na atenção primária à saúde. Métodos: estudo transversal, quase-experimental, realizado no segundo semestre de 2019, com pacientes hipertensos e/ou diabéticos de Unidades Básica de Saúde (UBS). Foi realizada atividade educativa e sua respectiva avaliação antes e após a mesma para avaliar o seu impacto. Resultados: a maioria da população apresentava sobrepeso ou obesidade e uma parcela importante dos participantes não apresentavam hábitos de vida saudáveis, tais como realizar alguma atividade física regularmente, ainda fumavam e consumiam bebidas alcoólicas, apesar de serem portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. A atividade educativa foi eficaz visto que o índices de acertos foi maior após a intervenção educativa, com mais de 10% de diferença no índices de acertos, exceto em uma das questões. Conclusão: atividades as quais os participantes conseguem interargir com os mediadores da informação apresentam-se como um meio educativo que respeita e considera os conhecimentos prévios da comunidade, aumentando o potencial de aprendizagem do público alvo. 
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