Contribuições da disciplina de Semiologia e Semiotécnica na formação do enfermeiro / Contributions of the discipline of Semiology and Semiotechnics in nursing training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Karolina dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gama, Gabriella de Araújo, Silva, Geane Nascimento da, Vieira, Janete Mendonça, Lino, Nayara Stefany Camara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29307
Resumo: Introdução: na grade curricular da formação acadêmica em enfermagem é instituída a disciplina de semiologia e semiotécnica; onde a semiologia representa uma análise crítica e científica das sintomatologias relatadas pelo paciente, como também dos achados por toda equipe, enquanto a semiotécnica é compreendida como a execução de procedimentos técnicos estudados na teoria. Objetivo: relatar as experiências de acadêmicas de enfermagem acerca do ensino em semiologia e semiotécnica e suas contribuições na formação do profissional de enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, observacional, do tipo relato de experiência, realizado por 4 acadêmicas matriculadas no período noturno do curso de enfermagem de um Centro Universitário particular, localizado na cidade de Maceió, estado de Alagoas. Resultados: as aulas, nesta instituição, são lecionadas em sala e também em laboratório de enfermagem, a disciplina acontece durante o 4º período, seguindo grade curricular padronizada, e tem como carga horária o total de 300 horas. Conclusões: durante o período observacional na instituição de ensino onde desenvolveu-se este estudo, foi possível identificar que a disciplina de semiologia e semiotécnica para os estudantes de enfermagm é capaz de contribuir na propagação da enfermagem de uma maneira vasta, indo desde o conhecimento da área assistencial até o papel social do enfermeiro; a realização de atividades com bonecos contribui de forma positiva no processo de aprendizagem, entretanto, apenas ela não é suficiente para sanar a insegurança nos momentos de contato direto com o paciente, visto que o ser humano possui sentimentos e reaçoes diversas.
id BJRH-0_467e53ba0497a1262babcd98f2145929
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29307
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Contribuições da disciplina de Semiologia e Semiotécnica na formação do enfermeiro / Contributions of the discipline of Semiology and Semiotechnics in nursing trainingEducação em EnfermagemEstudantes de Enfermagem. AprendizagemConhecimentoCuidados de Enfermagem.Introdução: na grade curricular da formação acadêmica em enfermagem é instituída a disciplina de semiologia e semiotécnica; onde a semiologia representa uma análise crítica e científica das sintomatologias relatadas pelo paciente, como também dos achados por toda equipe, enquanto a semiotécnica é compreendida como a execução de procedimentos técnicos estudados na teoria. Objetivo: relatar as experiências de acadêmicas de enfermagem acerca do ensino em semiologia e semiotécnica e suas contribuições na formação do profissional de enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, observacional, do tipo relato de experiência, realizado por 4 acadêmicas matriculadas no período noturno do curso de enfermagem de um Centro Universitário particular, localizado na cidade de Maceió, estado de Alagoas. Resultados: as aulas, nesta instituição, são lecionadas em sala e também em laboratório de enfermagem, a disciplina acontece durante o 4º período, seguindo grade curricular padronizada, e tem como carga horária o total de 300 horas. Conclusões: durante o período observacional na instituição de ensino onde desenvolveu-se este estudo, foi possível identificar que a disciplina de semiologia e semiotécnica para os estudantes de enfermagm é capaz de contribuir na propagação da enfermagem de uma maneira vasta, indo desde o conhecimento da área assistencial até o papel social do enfermeiro; a realização de atividades com bonecos contribui de forma positiva no processo de aprendizagem, entretanto, apenas ela não é suficiente para sanar a insegurança nos momentos de contato direto com o paciente, visto que o ser humano possui sentimentos e reaçoes diversas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2930710.34119/bjhrv4n3-024Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 9861-9867Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 9861-98672595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29307/23435Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ana Karolina dos SantosGama, Gabriella de AraújoSilva, Geane Nascimento daVieira, Janete MendonçaLino, Nayara Stefany Camara2021-07-01T20:07:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29307Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-07-01T20:07:17Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da disciplina de Semiologia e Semiotécnica na formação do enfermeiro / Contributions of the discipline of Semiology and Semiotechnics in nursing training
title Contribuições da disciplina de Semiologia e Semiotécnica na formação do enfermeiro / Contributions of the discipline of Semiology and Semiotechnics in nursing training
spellingShingle Contribuições da disciplina de Semiologia e Semiotécnica na formação do enfermeiro / Contributions of the discipline of Semiology and Semiotechnics in nursing training
Ferreira, Ana Karolina dos Santos
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem. Aprendizagem
Conhecimento
Cuidados de Enfermagem.
title_short Contribuições da disciplina de Semiologia e Semiotécnica na formação do enfermeiro / Contributions of the discipline of Semiology and Semiotechnics in nursing training
title_full Contribuições da disciplina de Semiologia e Semiotécnica na formação do enfermeiro / Contributions of the discipline of Semiology and Semiotechnics in nursing training
title_fullStr Contribuições da disciplina de Semiologia e Semiotécnica na formação do enfermeiro / Contributions of the discipline of Semiology and Semiotechnics in nursing training
title_full_unstemmed Contribuições da disciplina de Semiologia e Semiotécnica na formação do enfermeiro / Contributions of the discipline of Semiology and Semiotechnics in nursing training
title_sort Contribuições da disciplina de Semiologia e Semiotécnica na formação do enfermeiro / Contributions of the discipline of Semiology and Semiotechnics in nursing training
author Ferreira, Ana Karolina dos Santos
author_facet Ferreira, Ana Karolina dos Santos
Gama, Gabriella de Araújo
Silva, Geane Nascimento da
Vieira, Janete Mendonça
Lino, Nayara Stefany Camara
author_role author
author2 Gama, Gabriella de Araújo
Silva, Geane Nascimento da
Vieira, Janete Mendonça
Lino, Nayara Stefany Camara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Karolina dos Santos
Gama, Gabriella de Araújo
Silva, Geane Nascimento da
Vieira, Janete Mendonça
Lino, Nayara Stefany Camara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem. Aprendizagem
Conhecimento
Cuidados de Enfermagem.
topic Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem. Aprendizagem
Conhecimento
Cuidados de Enfermagem.
description Introdução: na grade curricular da formação acadêmica em enfermagem é instituída a disciplina de semiologia e semiotécnica; onde a semiologia representa uma análise crítica e científica das sintomatologias relatadas pelo paciente, como também dos achados por toda equipe, enquanto a semiotécnica é compreendida como a execução de procedimentos técnicos estudados na teoria. Objetivo: relatar as experiências de acadêmicas de enfermagem acerca do ensino em semiologia e semiotécnica e suas contribuições na formação do profissional de enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, observacional, do tipo relato de experiência, realizado por 4 acadêmicas matriculadas no período noturno do curso de enfermagem de um Centro Universitário particular, localizado na cidade de Maceió, estado de Alagoas. Resultados: as aulas, nesta instituição, são lecionadas em sala e também em laboratório de enfermagem, a disciplina acontece durante o 4º período, seguindo grade curricular padronizada, e tem como carga horária o total de 300 horas. Conclusões: durante o período observacional na instituição de ensino onde desenvolveu-se este estudo, foi possível identificar que a disciplina de semiologia e semiotécnica para os estudantes de enfermagm é capaz de contribuir na propagação da enfermagem de uma maneira vasta, indo desde o conhecimento da área assistencial até o papel social do enfermeiro; a realização de atividades com bonecos contribui de forma positiva no processo de aprendizagem, entretanto, apenas ela não é suficiente para sanar a insegurança nos momentos de contato direto com o paciente, visto que o ser humano possui sentimentos e reaçoes diversas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29307
10.34119/bjhrv4n3-024
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29307
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n3-024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29307/23435
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 9861-9867
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 9861-9867
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240046365966336