A relevância das atividades físicas como instrumento para saúde mental dos idosos: um relato de experiência/The relevance of physical activities as an instrument for mental health of the elderly: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Gabriel Vinícius Reis de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Queiroz, Thelma Yara Falca dos Reis, Souza, Nathália Oliveira de, Nogueira, Marcela de Melo, Santo, Roberta Lima Monte, Silva, Yuri Gomes da, Pereira, Felipe Gomes, Souza, Carla do Socorro Pantoja de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/20408
Resumo: Introdução: Com o processo de envelhecimento, ocorrem mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais que influenciam o comportamento do idoso. Para garantir a qualidade de vida é necessário hábitos de vida saudáveis, que inclui a atividade física regular, considerada um componente importante para a saúde mental, principalmente aos idosos. Objetivo: Descrever a experiência de estudantes dos cursos de fisioterapia e educação física com idosos participantes do projeto realizado pelo Laboratório de Exercício Resistido em Saúde da Universidade do Estado do Pará em Belém-PA. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência construído a partir da vivência de acadêmicos de educação física e fisioterapia no projeto aptidão física e saúde da Universidade do Estado do Pará no período de fevereiro à dezembro de 2019. Resultados: A intervenção baseou-se no atendimento humanizado, acolhendo e acompanhando os idosos durante as atividades físicas no laboratório, promovendo qualidade de vida a partir da realização da atividade física com a interação social. Constatou-se que a prática da atividade física em espaços sociais trouxe benefícios positivos relacionando a mente e o corpo na conquista do bem-estar físico, emocional e psíquico para todos os grupos de idosos. Conclusão: Participar da construção dessa perspectiva de vida saudável, somando conhecimento como instrumento de aprendizagem e progressão também para saúde mental, especialmente de idosos, que ali participam inicialmente de atividades de aptidão física, foi relevante para a formação profissional dos acadêmicos.
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