Série de casos: avaliação de uma intervenção baseada em Mindfulness no estresse percebido e qualidade de vida de estudantes de medicina: Case series: evaluation of a Mindfulness-based intervention in perceived stress and quality of life of medical students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Carlos Vinicio Carvalho Filho e
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Matos, Maria Tereza Leite, Andrade, Mariany Minelvina de, Souza, Natália Campos Vieira Freitas de, Valadão, Analina Furtado, Cunha, Ângelo Geraldo José, Martins, Patrícia Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52708
Resumo: Introdução: estudantes universitários estão submetidos ao estresse resultante da sobrecarga de atividades curriculares e da constante pressão no ambiente acadêmico, o que pode gerar efeitos negativos nos estudos, no estado emocional e na saúde. O protocolo Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) tem demonstrado efeitos positivos para reduzir os sintomas associados ao estresse. Objetivos: avaliar os impactos do curso “Programa On-line de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness” na redução do estresse e na melhora da qualidade de vida em uma amostra de estudantes de medicina. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e transversal, de amostragem do tipo “por conveniência”, que recrutou 33 graduandos em medicina da Univaço (Ipatinga, MG). Foram quantificados escores de qualidade de vida, estresse percebido, atenção e consciência plenas, facetas de Mindfulness e autocompaixão, antes e após participarem de um curso on-line de Mindfulness, com duração de 8 semanas. Resultados: a amostra apresentou média de idade de 22,6 anos na pré-intervenção e de 21,8 na pós-intervenção, predomínio do sexo feminino (pré-intervenção: 66,7% e pós-intervenção: 87,5%), prevalência de graduandos do 2° ano do curso na pré-intervenção (33%) e 4° ano do curso no pós-intervenção (50%) e preponderância de indivíduos solteiros (pré-intervenção: 93,9% e pós-intervenção: 100%). Houve diminuição da média de estresse percebido (36,3 para 23,6: redução de 34,9%) e das facetas de Mindfulness (122,7 para 120.5: redução de 1,8%), além de um aumento do escore total de qualidade de vida (67,6 para 78,8: ganho de 16,6%), da atenção e consciência plenas (47,5 para 60,0: ganho de 26,3%) e da autocompaixão (71,5 para 83,3: ganho de 16,3%). Conclusão: a presente pesquisa contribui para perspectivas de que as práticas de Mindfulness estão diretamente relacionadas à diminuição dos níveis de estresse e, consequentemente, a uma melhora da qualidade de vida de estudantes universitários.
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