Divulgação e popularização da ciência odontológica em Palmas – Tocantins: impacto social, relevância de conteúdo e ética profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Caio Oliveira Rio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares, Kéllyta Vitória Gonçalves Lima, Vanzo, Ketlin Lara Tosta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65820
Resumo: Introdução: A publicidade e a propaganda na Odontologia é um meio importante para a captação de pacientes, sendo atualmente um dos principais canais de promoção e divulgação da saúde bucal. As funções das publicidades é estabelecer uma conexão real que visa atender o que o paciente idealiza e demanda de acordo com o conhecimento teórico e prático do profissional cirurgião-dentista. Diante disso, para que ambas as partes tenham sucesso, é necessário que haja uma ligação entre o dentista, o código de ética e o público-alvo. Objetivo: Analisar os aspectos comportamentais da publicidade e propaganda em perfis e páginas de clínicas odontológicas na rede social Instagram no município de Palmas Tocantins. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa com coleta de dados, utilizando da ferramenta de busca da própria rede social para selecionar a palavra “Clínicas Odontológicas”. Cada página encontrada foi avaliada individualmente com base em variáveis ​​minuciosamente selecionadas. Resultados: Foram analisadas 120 páginas e 48% delas não possuem ítens obrigatórios que incluem o nome e número de registro do responsável técnico. Outro ponto a destacar é a exibição de imagens de “antes e depois” em imagens publicadas por pessoas jurídicas, que estão presentes em 84,% das páginas. A postagem das formas de pagamento, locais que oferecem serviços gratuitos ou a preço reduzido, foi encontrado em 72% dos casos respectivamente. Já a exposição de tecido biológico foi constatado em pelo menos 36% das páginas analisadas, e a variável “processo transcurso” foi detectada em 60% dos casos. Em uma visão geral da pesquisa em relação à quantidade de infrações éticas cometidas por profissionais cirurgiões-dentistas que não estão de acordo com a Resolução 196/2019 regulamentada pelo CFO, 69,4% das páginas analisadas apresentavam as devidas infrações no que diz respeito ao anúncio publicidade e propaganda. Conclusão: A maioria das páginas de profossionais Cirurgiões-dentistas e clínicas odontológicas examinadas neste trabalho cometem infrações éticas em suas publicações, segundo a posição e regulamentação do Conselho Federal de Odontologia no que diz respeito ao anúncio, publicidade e propaganda. Portanto, é necessário a busca de conhecimento pelos profissionais a respeito deste assunto e maior cautela por parte dos mesmos.
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