Farmacêutico na UTI: um profissional essencial no suporte à vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Julianderson de Souza
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Santos, Cássya Fonseca, Pedott, Aodrei Marcia, Jordão, Thayane Avelina Goncalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67218
Resumo: O farmacêutico de unidades de cuidados críticos deve ter a habilidade para atuar em todas as partes do processo que envolve medicamentos, desde a prescrição, dispensação, administração e monitoramento (de reações e efetividade dos medicamentos), para garantir o mais seguro uso de medicamentos. Quando inserido na equipe multiprofissional, este apresenta vantagens no processo farmacoterapêutico e/ou farmacoeconômico. O objetivo deste trabalho realizar um levantamento bibliográfico, tendo em vista a importância do farmacêutico na Unidade de Terapia Intensiva ressaltando o papel do mesmo no suporte a vida. Foi realizado levantamento dos artigos na literatura a partir das bases de dados Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe), além de sites oficiais como CFF (Conselho Federal de Farmácia), que variaram de 2005 a 2023. Diversos autores apresentaram em sua pesquisa que o farmacêutico tem fundamental importância na assistência aos pacientes críticos na UTI, devido a complexidade e quantidade de fármacos utilizados na terapêutica deles, sendo esse profissional o mais qualificado no que diz respeito a avaliar as alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas, analisar os efeitos adversos das medicações, principalmente pela grande interação medicamentosa que esses pacientes estão submetidos. Fica a reflexão de que a gestão pública e privada devem dispor do profissional farmacêutico na equipe multiprofissional na UTI.
id BJRH-0_4e9edf7196a339f8fa2d7b30104e7f25
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/67218
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Farmacêutico na UTI: um profissional essencial no suporte à vidafarmacêutico intensivistafarmacêuticounidade de terapia intensivaatenção farmacêuticaO farmacêutico de unidades de cuidados críticos deve ter a habilidade para atuar em todas as partes do processo que envolve medicamentos, desde a prescrição, dispensação, administração e monitoramento (de reações e efetividade dos medicamentos), para garantir o mais seguro uso de medicamentos. Quando inserido na equipe multiprofissional, este apresenta vantagens no processo farmacoterapêutico e/ou farmacoeconômico. O objetivo deste trabalho realizar um levantamento bibliográfico, tendo em vista a importância do farmacêutico na Unidade de Terapia Intensiva ressaltando o papel do mesmo no suporte a vida. Foi realizado levantamento dos artigos na literatura a partir das bases de dados Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe), além de sites oficiais como CFF (Conselho Federal de Farmácia), que variaram de 2005 a 2023. Diversos autores apresentaram em sua pesquisa que o farmacêutico tem fundamental importância na assistência aos pacientes críticos na UTI, devido a complexidade e quantidade de fármacos utilizados na terapêutica deles, sendo esse profissional o mais qualificado no que diz respeito a avaliar as alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas, analisar os efeitos adversos das medicações, principalmente pela grande interação medicamentosa que esses pacientes estão submetidos. Fica a reflexão de que a gestão pública e privada devem dispor do profissional farmacêutico na equipe multiprofissional na UTI.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6721810.34119/bjhrv7n1-454Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 5597-5611Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 5597-5611Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 5597-56112595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67218/47884Santos, Julianderson de SouzaSantos, Cássya FonsecaPedott, Aodrei MarciaJordão, Thayane Avelina Goncalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T14:30:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/67218Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-02-27T14:30:10Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Farmacêutico na UTI: um profissional essencial no suporte à vida
title Farmacêutico na UTI: um profissional essencial no suporte à vida
spellingShingle Farmacêutico na UTI: um profissional essencial no suporte à vida
Santos, Julianderson de Souza
farmacêutico intensivista
farmacêutico
unidade de terapia intensiva
atenção farmacêutica
title_short Farmacêutico na UTI: um profissional essencial no suporte à vida
title_full Farmacêutico na UTI: um profissional essencial no suporte à vida
title_fullStr Farmacêutico na UTI: um profissional essencial no suporte à vida
title_full_unstemmed Farmacêutico na UTI: um profissional essencial no suporte à vida
title_sort Farmacêutico na UTI: um profissional essencial no suporte à vida
author Santos, Julianderson de Souza
author_facet Santos, Julianderson de Souza
Santos, Cássya Fonseca
Pedott, Aodrei Marcia
Jordão, Thayane Avelina Goncalves
author_role author
author2 Santos, Cássya Fonseca
Pedott, Aodrei Marcia
Jordão, Thayane Avelina Goncalves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Julianderson de Souza
Santos, Cássya Fonseca
Pedott, Aodrei Marcia
Jordão, Thayane Avelina Goncalves
dc.subject.por.fl_str_mv farmacêutico intensivista
farmacêutico
unidade de terapia intensiva
atenção farmacêutica
topic farmacêutico intensivista
farmacêutico
unidade de terapia intensiva
atenção farmacêutica
description O farmacêutico de unidades de cuidados críticos deve ter a habilidade para atuar em todas as partes do processo que envolve medicamentos, desde a prescrição, dispensação, administração e monitoramento (de reações e efetividade dos medicamentos), para garantir o mais seguro uso de medicamentos. Quando inserido na equipe multiprofissional, este apresenta vantagens no processo farmacoterapêutico e/ou farmacoeconômico. O objetivo deste trabalho realizar um levantamento bibliográfico, tendo em vista a importância do farmacêutico na Unidade de Terapia Intensiva ressaltando o papel do mesmo no suporte a vida. Foi realizado levantamento dos artigos na literatura a partir das bases de dados Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe), além de sites oficiais como CFF (Conselho Federal de Farmácia), que variaram de 2005 a 2023. Diversos autores apresentaram em sua pesquisa que o farmacêutico tem fundamental importância na assistência aos pacientes críticos na UTI, devido a complexidade e quantidade de fármacos utilizados na terapêutica deles, sendo esse profissional o mais qualificado no que diz respeito a avaliar as alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas, analisar os efeitos adversos das medicações, principalmente pela grande interação medicamentosa que esses pacientes estão submetidos. Fica a reflexão de que a gestão pública e privada devem dispor do profissional farmacêutico na equipe multiprofissional na UTI.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67218
10.34119/bjhrv7n1-454
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67218
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n1-454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67218/47884
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 5597-5611
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 5597-5611
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 5597-5611
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240042573266944