Escoliose idiopática do adolescente: avaliação e tratamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zucolotto, Thiago Elias
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gerônimo, Renan Miguel Porcini, da Costa, Laiane Cristina Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65637
Resumo: Explorar as estratégias contemporâneas de avaliação e tratamento da Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA), com ênfase em diagnóstico, abordagens terapêuticas e gestão clínica. Foi conduzida uma revisão sistemática de literatura nas bases PubMed, Embase e Google Scholar, utilizando termos chave como "escoliose idiopática do adolescente", "avaliação da escoliose" e "tratamento da escoliose". Para a seleção dos estudos, priorizou-se a atualidade e relevância das informações, independentemente do ano de publicação, focando na etiologia, epidemiologia, diagnóstico e manejo da EIA. A EIA é prevalente no período de crescimento rápido na adolescência. A avaliação compreende um histórico clínico detalhado, exame físico, e uso de radiografias para determinação do ângulo de Cobb. Em casos selecionados, a ressonância magnética é empregada. O tratamento varia segundo a severidade da curva, abrangendo desde a observação e fisioterapia em casos leves até intervenções cirúrgicas em curvas graves. O uso de coletes ortopédicos demonstrou eficiência no controle da progressão de curvas moderadas. A gestão da EIA demanda uma abordagem multidisciplinar e adaptada, com avaliações regulares e tratamentos baseados na gravidade da curva e na maturidade esquelética do paciente. A constante atualização dos profissionais de saúde é vital para garantir a aplicação das práticas mais eficazes no manejo desta condição.
id BJRH-0_5304750f220ac18da0d7e06fc924de86
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65637
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Escoliose idiopática do adolescente: avaliação e tratamentoescoliose idiopática do adolescenteavaliação da escoliosetratamento da escoliosemanejo clínico da escoliosecoletes ortopédicos em escolioseExplorar as estratégias contemporâneas de avaliação e tratamento da Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA), com ênfase em diagnóstico, abordagens terapêuticas e gestão clínica. Foi conduzida uma revisão sistemática de literatura nas bases PubMed, Embase e Google Scholar, utilizando termos chave como "escoliose idiopática do adolescente", "avaliação da escoliose" e "tratamento da escoliose". Para a seleção dos estudos, priorizou-se a atualidade e relevância das informações, independentemente do ano de publicação, focando na etiologia, epidemiologia, diagnóstico e manejo da EIA. A EIA é prevalente no período de crescimento rápido na adolescência. A avaliação compreende um histórico clínico detalhado, exame físico, e uso de radiografias para determinação do ângulo de Cobb. Em casos selecionados, a ressonância magnética é empregada. O tratamento varia segundo a severidade da curva, abrangendo desde a observação e fisioterapia em casos leves até intervenções cirúrgicas em curvas graves. O uso de coletes ortopédicos demonstrou eficiência no controle da progressão de curvas moderadas. A gestão da EIA demanda uma abordagem multidisciplinar e adaptada, com avaliações regulares e tratamentos baseados na gravidade da curva e na maturidade esquelética do paciente. A constante atualização dos profissionais de saúde é vital para garantir a aplicação das práticas mais eficazes no manejo desta condição.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6563710.34119/bjhrv6n6-406Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 31844-31853Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 31844-31853Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 31844-318532595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65637/46877Zucolotto, Thiago EliasGerônimo, Renan Miguel Porcinida Costa, Laiane Cristina Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-15T12:40:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65637Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-12-15T12:40:01Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escoliose idiopática do adolescente: avaliação e tratamento
title Escoliose idiopática do adolescente: avaliação e tratamento
spellingShingle Escoliose idiopática do adolescente: avaliação e tratamento
Zucolotto, Thiago Elias
escoliose idiopática do adolescente
avaliação da escoliose
tratamento da escoliose
manejo clínico da escoliose
coletes ortopédicos em escoliose
title_short Escoliose idiopática do adolescente: avaliação e tratamento
title_full Escoliose idiopática do adolescente: avaliação e tratamento
title_fullStr Escoliose idiopática do adolescente: avaliação e tratamento
title_full_unstemmed Escoliose idiopática do adolescente: avaliação e tratamento
title_sort Escoliose idiopática do adolescente: avaliação e tratamento
author Zucolotto, Thiago Elias
author_facet Zucolotto, Thiago Elias
Gerônimo, Renan Miguel Porcini
da Costa, Laiane Cristina Silva
author_role author
author2 Gerônimo, Renan Miguel Porcini
da Costa, Laiane Cristina Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zucolotto, Thiago Elias
Gerônimo, Renan Miguel Porcini
da Costa, Laiane Cristina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv escoliose idiopática do adolescente
avaliação da escoliose
tratamento da escoliose
manejo clínico da escoliose
coletes ortopédicos em escoliose
topic escoliose idiopática do adolescente
avaliação da escoliose
tratamento da escoliose
manejo clínico da escoliose
coletes ortopédicos em escoliose
description Explorar as estratégias contemporâneas de avaliação e tratamento da Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA), com ênfase em diagnóstico, abordagens terapêuticas e gestão clínica. Foi conduzida uma revisão sistemática de literatura nas bases PubMed, Embase e Google Scholar, utilizando termos chave como "escoliose idiopática do adolescente", "avaliação da escoliose" e "tratamento da escoliose". Para a seleção dos estudos, priorizou-se a atualidade e relevância das informações, independentemente do ano de publicação, focando na etiologia, epidemiologia, diagnóstico e manejo da EIA. A EIA é prevalente no período de crescimento rápido na adolescência. A avaliação compreende um histórico clínico detalhado, exame físico, e uso de radiografias para determinação do ângulo de Cobb. Em casos selecionados, a ressonância magnética é empregada. O tratamento varia segundo a severidade da curva, abrangendo desde a observação e fisioterapia em casos leves até intervenções cirúrgicas em curvas graves. O uso de coletes ortopédicos demonstrou eficiência no controle da progressão de curvas moderadas. A gestão da EIA demanda uma abordagem multidisciplinar e adaptada, com avaliações regulares e tratamentos baseados na gravidade da curva e na maturidade esquelética do paciente. A constante atualização dos profissionais de saúde é vital para garantir a aplicação das práticas mais eficazes no manejo desta condição.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65637
10.34119/bjhrv6n6-406
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65637
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n6-406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65637/46877
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 31844-31853
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 31844-31853
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 31844-31853
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240039154909184