Farmacoterapia na percepção dos discentes da área de saúde / Pharmacotherapy in the perception of healthy area disciples

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aoyama, Elisângela de Andrade
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Beatriz Fernandes, Figueiredo, Jasmine Garcia de, Costa, Elizany Libanio de Andrade, Lemos, Ludmila Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/820
Resumo: A farmacoterapia possibilita a prevenção ou o tratamento de enfermidade, além de amenizar os sintomas, desacelerar o progresso da doença e, dessa maneira, o acesso ao fármaco é algo primordial. Na atualidade os medicamentos são utilizados de forma inadequada, sendo comparada a uma epidemia entre a população. Devido à importância deste tema em todos os setores da saúde, o estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento de acadêmicos da área da saúde a respeito de farmacoterapia. Aplicou-se 40 questionários, nos meses de setembro e outubro de 2017, entre pessoas de 18 a 40 anos, em quatro cursos da aérea da saúde na Faciplac. O questionário foi utilizado para definir o conhecimento de acadêmicos da área da saúde sobre farmacoterapia. Dos quarenta participantes 70% tem conhecimento sobre o que é farmacoterapia e 77,5% sabem o que são interações medicamentosas. Quando questionados 77,5% afirmaram já terem sido instruídos como administrar o medicamento, porém 87,5% diz faltar orientação por meio do farmacêutico. Dos participantes 92,5% já se medicaram por conta própria. Esses resultados indicam que a amostra estudada tem um entendimento supérfluo, por mais que muitos saibam o significado de farmacoterapia não o colocam em prática, isso fica claro pela quantidade de estudantes que se automedicam. 
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