Uso de práticas integrativas e complementares como recurso para diminuição dos níveis de ansiedade e estresse em alunos do curso de Fonoaudiologia / Use of integrative and complementary practices as a resource to reduce levels of anxiety and stress in Speech Therapy students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, José Danillo dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Daniel Dantas da, Cardozo, Fernanda Norah Henriques, Silva, Rayane Karolayne Rodrigues da, Souza, Patrícia Moreira Batista de, Silva, Anna Ferla Monteiro, Sousa, Eliane Marques Duarte de, Paiva, Monique Danyelle Emiliano Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16030
Resumo: Atualmente observa-se um número elevado de queixas de doenças psíquicas no meio acadêmico universitário. O presente estudo relata a experiência de um trabalho realizado nas dependências do Departamento de Morfologia da Universidade Federal da Paraíba onde se buscou analisar a eficácia do uso de práticas integrativas e complementares como recurso para diminuição dos níveis de ansiedade e estresse dos alunos que cursaram o componente curricular Anatomia Aplicada à Fonoaudiologia I, por meio da auriculoterapia. De acordo com o cronograma da disciplina, foram realizadas sessões com duração de 4 a 8 minutos para cada aluno, nos pontos correspondentes as áreas shenmen, ansiedade e relaxante muscular, já que estes apresentam efeitos tranquilizantes e sedativos. No dia da avaliação, os monitores conduziam um momento de relaxamento previamente à entrada dos alunos nos laboratórios para a realização das provas. Foi realizada a comparação e análise das médias das notas que os discentes obtiveram nos semestres onde houve intervenção e naqueles que não foi realizado esse tipo de prática. Os relatos obtidos foram de um relaxamento muscular intenso, com episódios de sono nas primeiras vinte e quatro horas após a aplicação e em seguida, aumento do bem-estar, bem como, aumento da autoconfiança, não só em relação às provas de Anatomia, mas no contexto e desempenho da aprendizagem em geral. Observou-se resultado positivo nas notas da disciplina de Anatomia. A saúde mental dos discentes tem sido um assunto em pauta recente, assim, se faz necessário pensar em estratégias viáveis para amenizar questões de estresse e ansiedade no âmbito universitário. A qualidade de vida e o bem-estar subjetivo culminam em um aumento da produtividade, melhorando não só o aspecto psíquico do indivíduo, mas também a ocupação a qual ele desempenha.
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