Uso de práticas integrativas e complementares como recurso para diminuição dos níveis de ansiedade e estresse em alunos do curso de Fonoaudiologia / Use of integrative and complementary practices as a resource to reduce levels of anxiety and stress in Speech Therapy students
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16030 |
Resumo: | Atualmente observa-se um número elevado de queixas de doenças psíquicas no meio acadêmico universitário. O presente estudo relata a experiência de um trabalho realizado nas dependências do Departamento de Morfologia da Universidade Federal da Paraíba onde se buscou analisar a eficácia do uso de práticas integrativas e complementares como recurso para diminuição dos níveis de ansiedade e estresse dos alunos que cursaram o componente curricular Anatomia Aplicada à Fonoaudiologia I, por meio da auriculoterapia. De acordo com o cronograma da disciplina, foram realizadas sessões com duração de 4 a 8 minutos para cada aluno, nos pontos correspondentes as áreas shenmen, ansiedade e relaxante muscular, já que estes apresentam efeitos tranquilizantes e sedativos. No dia da avaliação, os monitores conduziam um momento de relaxamento previamente à entrada dos alunos nos laboratórios para a realização das provas. Foi realizada a comparação e análise das médias das notas que os discentes obtiveram nos semestres onde houve intervenção e naqueles que não foi realizado esse tipo de prática. Os relatos obtidos foram de um relaxamento muscular intenso, com episódios de sono nas primeiras vinte e quatro horas após a aplicação e em seguida, aumento do bem-estar, bem como, aumento da autoconfiança, não só em relação às provas de Anatomia, mas no contexto e desempenho da aprendizagem em geral. Observou-se resultado positivo nas notas da disciplina de Anatomia. A saúde mental dos discentes tem sido um assunto em pauta recente, assim, se faz necessário pensar em estratégias viáveis para amenizar questões de estresse e ansiedade no âmbito universitário. A qualidade de vida e o bem-estar subjetivo culminam em um aumento da produtividade, melhorando não só o aspecto psíquico do indivíduo, mas também a ocupação a qual ele desempenha. |
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Uso de práticas integrativas e complementares como recurso para diminuição dos níveis de ansiedade e estresse em alunos do curso de Fonoaudiologia / Use of integrative and complementary practices as a resource to reduce levels of anxiety and stress in Speech Therapy studentsAnatomiaEnsinoSaúde MentalAuriculoterapia.Atualmente observa-se um número elevado de queixas de doenças psíquicas no meio acadêmico universitário. O presente estudo relata a experiência de um trabalho realizado nas dependências do Departamento de Morfologia da Universidade Federal da Paraíba onde se buscou analisar a eficácia do uso de práticas integrativas e complementares como recurso para diminuição dos níveis de ansiedade e estresse dos alunos que cursaram o componente curricular Anatomia Aplicada à Fonoaudiologia I, por meio da auriculoterapia. De acordo com o cronograma da disciplina, foram realizadas sessões com duração de 4 a 8 minutos para cada aluno, nos pontos correspondentes as áreas shenmen, ansiedade e relaxante muscular, já que estes apresentam efeitos tranquilizantes e sedativos. No dia da avaliação, os monitores conduziam um momento de relaxamento previamente à entrada dos alunos nos laboratórios para a realização das provas. Foi realizada a comparação e análise das médias das notas que os discentes obtiveram nos semestres onde houve intervenção e naqueles que não foi realizado esse tipo de prática. Os relatos obtidos foram de um relaxamento muscular intenso, com episódios de sono nas primeiras vinte e quatro horas após a aplicação e em seguida, aumento do bem-estar, bem como, aumento da autoconfiança, não só em relação às provas de Anatomia, mas no contexto e desempenho da aprendizagem em geral. Observou-se resultado positivo nas notas da disciplina de Anatomia. A saúde mental dos discentes tem sido um assunto em pauta recente, assim, se faz necessário pensar em estratégias viáveis para amenizar questões de estresse e ansiedade no âmbito universitário. A qualidade de vida e o bem-estar subjetivo culminam em um aumento da produtividade, melhorando não só o aspecto psíquico do indivíduo, mas também a ocupação a qual ele desempenha.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1603010.34119/bjhrv3n5-008Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 11461-11472Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 11461-114722595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16030/13128Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, José Danillo dos SantosSilva, Daniel Dantas daCardozo, Fernanda Norah HenriquesSilva, Rayane Karolayne Rodrigues daSouza, Patrícia Moreira Batista deSilva, Anna Ferla MonteiroSousa, Eliane Marques Duarte dePaiva, Monique Danyelle Emiliano Batista2020-11-02T15:54:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16030Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-11-02T15:54:24Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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