Pratica baseada em evidências na fisioterapia: visão dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zene, Maria Victória
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Santiago, João André de Oliveira, Freitas, Camila Fernanda, Odake, Ricardo Shoji Okamoto, Nishiyama, Fulviana Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67643
Resumo: A prática baseada em evidência (PBE) não padroniza a tomada de decisão para realizar condutas com o paciente somente segundo a pratica clínica, ou raciocínio patológico, mas coloca como necessário a prática de buscas cientificas eficientes nos acervos de literatura. Com essa metodologia os profissionais conectam seu conhecimento profissional aos melhores achados científicos junto com a preferência do seu paciente. Para colocar a PBE em prática, é necessário que o profissional domine habilidades de realizar perguntas clínicas, conseguir buscar evidências em bases de dados de forma eficiente, fazer leitura crítica de métodos e resultados e saber interpretar dados estatísticos de forma independente. Os profissionais fisioterapeutas, nas décadas de 1970 e 1980 baseavam-se em livros que vinham de acervos norte-americanos e europeias, onde obtinham as técnicas prontas a serem realizadas em determinadas patologias, as quais não avaliavam se naquele paciente obteria resultados. Foi aplicado questionário referente ao tema em estudantes de Fisioterapia e obtivemos, 154 respostas, em duas instituições de ensino, mostrando assim que 61,03% conhecem a pratica baseada em evidência, tendo P= ,000 no teste do qui quadrado para a questão se realizava o uso da prática baseada em evidência. Esperamos que nosso estudo possa gerar bom aliciamento do público relacionado à pesquisa e que mais estudos sobre o tema possam ser realizados, afim de divulgarmos e discutirmos mais sob a prática clínica do profissional de fisioterapia com base em evidências científicas.
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