Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Higor Dantas Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lira, Juliana Maria Chianca, Lessa, Arthur Leite, Santos, Vívian Fernandes dos, Deda, Arthur Valido, Rodrigues, Larissa Maria Cardoso Lima, Paes, Marcelo Vitor Costa, Santos, Maria Carolina Oliveira, Junior, Cidson Leonardo Silva, Fraga, Thalyta Porto, Fraga, Byanka Porto, Garção, Diogo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11710
Resumo: Introdução. “Desvendando o Cérebro” é uma atividade criada com a finalidade de difundir e oportunizar o conhecimento acerca de processos biológicos do corpo humano por meio de uma abordagem lúdico educativa, de modo a fornecer correlações com as práticas do dia-a-dia do público alvo, estudantes das escolas públicas do estado de Sergipe e, dessa forma, potencializar e sedimentar seu processo de aprendizagem. Objetivo. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção do conhecimento sobre o sistema nervoso central para estudantes de escolas públicas do estado de Sergipe pré e pós intervenção lúdico-prática. Método. Foram realizadas oito visitas mensais em escolas públicas de Sergipe, com 400 alunos do ensino fundamental e médio, os quais foram submetidos a atividades teórico-práticas, como exposição orientada de peças anatômicas do encéfalo e montagem de quebra-cabeça superdimensionado do cérebro, além de avaliações teóricas antes e após a realização da ação do projeto. Os instrumentos de avaliação, pré e pós atividades, foram idênticos e compostos por 10 questões objetivas, referentes ao Sistema Nervoso Central, de modo que as respostas corretas de cada aluno foram pontuadas em uma escala de 0 a 100. A análise estatística foi realizada através do teste t-student, considerando um nível de significância de p<0,05. Resultados. Observou-se aumento estatisticamente significativo do desempenho dos alunos (p<0,05) durante o pós-teste (61%) em relação ao pré-teste (46%), apontando uma efetividade objetiva das ações realizadas, através da apreensão a consolidação das informações transmitidas durante as atividades. Conclusão. Os resultados sugerem que a atividade lúdico-educativa “Desvendando o Cérebro” pode potencializar a aprendizagem do conhecimento neuroanatômico para os alunos da rede pública do estado de Sergipe, bem como servir de instrumento consolidador de tal conteúdo multipotencial e com relevância teórico-prática.
id BJRH-0_58fe7904790bdfde8c970a4e31913387
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11710
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public networkAnatomia. Sistema nervoso central. Educação. Aprendizagem. Conscientização.Introdução. “Desvendando o Cérebro” é uma atividade criada com a finalidade de difundir e oportunizar o conhecimento acerca de processos biológicos do corpo humano por meio de uma abordagem lúdico educativa, de modo a fornecer correlações com as práticas do dia-a-dia do público alvo, estudantes das escolas públicas do estado de Sergipe e, dessa forma, potencializar e sedimentar seu processo de aprendizagem. Objetivo. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção do conhecimento sobre o sistema nervoso central para estudantes de escolas públicas do estado de Sergipe pré e pós intervenção lúdico-prática. Método. Foram realizadas oito visitas mensais em escolas públicas de Sergipe, com 400 alunos do ensino fundamental e médio, os quais foram submetidos a atividades teórico-práticas, como exposição orientada de peças anatômicas do encéfalo e montagem de quebra-cabeça superdimensionado do cérebro, além de avaliações teóricas antes e após a realização da ação do projeto. Os instrumentos de avaliação, pré e pós atividades, foram idênticos e compostos por 10 questões objetivas, referentes ao Sistema Nervoso Central, de modo que as respostas corretas de cada aluno foram pontuadas em uma escala de 0 a 100. A análise estatística foi realizada através do teste t-student, considerando um nível de significância de p<0,05. Resultados. Observou-se aumento estatisticamente significativo do desempenho dos alunos (p<0,05) durante o pós-teste (61%) em relação ao pré-teste (46%), apontando uma efetividade objetiva das ações realizadas, através da apreensão a consolidação das informações transmitidas durante as atividades. Conclusão. Os resultados sugerem que a atividade lúdico-educativa “Desvendando o Cérebro” pode potencializar a aprendizagem do conhecimento neuroanatômico para os alunos da rede pública do estado de Sergipe, bem como servir de instrumento consolidador de tal conteúdo multipotencial e com relevância teórico-prática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1171010.34119/bjhrv3n3-194Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 6458-6466Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 6458-64662595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11710/9763Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Higor Dantas GonçalvesLira, Juliana Maria ChiancaLessa, Arthur LeiteSantos, Vívian Fernandes dosDeda, Arthur ValidoRodrigues, Larissa Maria Cardoso LimaPaes, Marcelo Vitor CostaSantos, Maria Carolina OliveiraJunior, Cidson Leonardo SilvaFraga, Thalyta PortoFraga, Byanka PortoGarção, Diogo Costa2020-06-30T18:53:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11710Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:41Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network
title Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network
spellingShingle Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network
Carvalho, Higor Dantas Gonçalves
Anatomia. Sistema nervoso central. Educação. Aprendizagem. Conscientização.
title_short Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network
title_full Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network
title_fullStr Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network
title_full_unstemmed Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network
title_sort Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network
author Carvalho, Higor Dantas Gonçalves
author_facet Carvalho, Higor Dantas Gonçalves
Lira, Juliana Maria Chianca
Lessa, Arthur Leite
Santos, Vívian Fernandes dos
Deda, Arthur Valido
Rodrigues, Larissa Maria Cardoso Lima
Paes, Marcelo Vitor Costa
Santos, Maria Carolina Oliveira
Junior, Cidson Leonardo Silva
Fraga, Thalyta Porto
Fraga, Byanka Porto
Garção, Diogo Costa
author_role author
author2 Lira, Juliana Maria Chianca
Lessa, Arthur Leite
Santos, Vívian Fernandes dos
Deda, Arthur Valido
Rodrigues, Larissa Maria Cardoso Lima
Paes, Marcelo Vitor Costa
Santos, Maria Carolina Oliveira
Junior, Cidson Leonardo Silva
Fraga, Thalyta Porto
Fraga, Byanka Porto
Garção, Diogo Costa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Higor Dantas Gonçalves
Lira, Juliana Maria Chianca
Lessa, Arthur Leite
Santos, Vívian Fernandes dos
Deda, Arthur Valido
Rodrigues, Larissa Maria Cardoso Lima
Paes, Marcelo Vitor Costa
Santos, Maria Carolina Oliveira
Junior, Cidson Leonardo Silva
Fraga, Thalyta Porto
Fraga, Byanka Porto
Garção, Diogo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia. Sistema nervoso central. Educação. Aprendizagem. Conscientização.
topic Anatomia. Sistema nervoso central. Educação. Aprendizagem. Conscientização.
description Introdução. “Desvendando o Cérebro” é uma atividade criada com a finalidade de difundir e oportunizar o conhecimento acerca de processos biológicos do corpo humano por meio de uma abordagem lúdico educativa, de modo a fornecer correlações com as práticas do dia-a-dia do público alvo, estudantes das escolas públicas do estado de Sergipe e, dessa forma, potencializar e sedimentar seu processo de aprendizagem. Objetivo. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção do conhecimento sobre o sistema nervoso central para estudantes de escolas públicas do estado de Sergipe pré e pós intervenção lúdico-prática. Método. Foram realizadas oito visitas mensais em escolas públicas de Sergipe, com 400 alunos do ensino fundamental e médio, os quais foram submetidos a atividades teórico-práticas, como exposição orientada de peças anatômicas do encéfalo e montagem de quebra-cabeça superdimensionado do cérebro, além de avaliações teóricas antes e após a realização da ação do projeto. Os instrumentos de avaliação, pré e pós atividades, foram idênticos e compostos por 10 questões objetivas, referentes ao Sistema Nervoso Central, de modo que as respostas corretas de cada aluno foram pontuadas em uma escala de 0 a 100. A análise estatística foi realizada através do teste t-student, considerando um nível de significância de p<0,05. Resultados. Observou-se aumento estatisticamente significativo do desempenho dos alunos (p<0,05) durante o pós-teste (61%) em relação ao pré-teste (46%), apontando uma efetividade objetiva das ações realizadas, através da apreensão a consolidação das informações transmitidas durante as atividades. Conclusão. Os resultados sugerem que a atividade lúdico-educativa “Desvendando o Cérebro” pode potencializar a aprendizagem do conhecimento neuroanatômico para os alunos da rede pública do estado de Sergipe, bem como servir de instrumento consolidador de tal conteúdo multipotencial e com relevância teórico-prática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11710
10.34119/bjhrv3n3-194
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11710
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n3-194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11710/9763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 6458-6466
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 6458-6466
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240052274692096