Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11710 |
Resumo: | Introdução. “Desvendando o Cérebro” é uma atividade criada com a finalidade de difundir e oportunizar o conhecimento acerca de processos biológicos do corpo humano por meio de uma abordagem lúdico educativa, de modo a fornecer correlações com as práticas do dia-a-dia do público alvo, estudantes das escolas públicas do estado de Sergipe e, dessa forma, potencializar e sedimentar seu processo de aprendizagem. Objetivo. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção do conhecimento sobre o sistema nervoso central para estudantes de escolas públicas do estado de Sergipe pré e pós intervenção lúdico-prática. Método. Foram realizadas oito visitas mensais em escolas públicas de Sergipe, com 400 alunos do ensino fundamental e médio, os quais foram submetidos a atividades teórico-práticas, como exposição orientada de peças anatômicas do encéfalo e montagem de quebra-cabeça superdimensionado do cérebro, além de avaliações teóricas antes e após a realização da ação do projeto. Os instrumentos de avaliação, pré e pós atividades, foram idênticos e compostos por 10 questões objetivas, referentes ao Sistema Nervoso Central, de modo que as respostas corretas de cada aluno foram pontuadas em uma escala de 0 a 100. A análise estatística foi realizada através do teste t-student, considerando um nível de significância de p<0,05. Resultados. Observou-se aumento estatisticamente significativo do desempenho dos alunos (p<0,05) durante o pós-teste (61%) em relação ao pré-teste (46%), apontando uma efetividade objetiva das ações realizadas, através da apreensão a consolidação das informações transmitidas durante as atividades. Conclusão. Os resultados sugerem que a atividade lúdico-educativa “Desvendando o Cérebro” pode potencializar a aprendizagem do conhecimento neuroanatômico para os alunos da rede pública do estado de Sergipe, bem como servir de instrumento consolidador de tal conteúdo multipotencial e com relevância teórico-prática. |
id |
BJRH-0_58fe7904790bdfde8c970a4e31913387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11710 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public networkAnatomia. Sistema nervoso central. Educação. Aprendizagem. Conscientização.Introdução. “Desvendando o Cérebro” é uma atividade criada com a finalidade de difundir e oportunizar o conhecimento acerca de processos biológicos do corpo humano por meio de uma abordagem lúdico educativa, de modo a fornecer correlações com as práticas do dia-a-dia do público alvo, estudantes das escolas públicas do estado de Sergipe e, dessa forma, potencializar e sedimentar seu processo de aprendizagem. Objetivo. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção do conhecimento sobre o sistema nervoso central para estudantes de escolas públicas do estado de Sergipe pré e pós intervenção lúdico-prática. Método. Foram realizadas oito visitas mensais em escolas públicas de Sergipe, com 400 alunos do ensino fundamental e médio, os quais foram submetidos a atividades teórico-práticas, como exposição orientada de peças anatômicas do encéfalo e montagem de quebra-cabeça superdimensionado do cérebro, além de avaliações teóricas antes e após a realização da ação do projeto. Os instrumentos de avaliação, pré e pós atividades, foram idênticos e compostos por 10 questões objetivas, referentes ao Sistema Nervoso Central, de modo que as respostas corretas de cada aluno foram pontuadas em uma escala de 0 a 100. A análise estatística foi realizada através do teste t-student, considerando um nível de significância de p<0,05. Resultados. Observou-se aumento estatisticamente significativo do desempenho dos alunos (p<0,05) durante o pós-teste (61%) em relação ao pré-teste (46%), apontando uma efetividade objetiva das ações realizadas, através da apreensão a consolidação das informações transmitidas durante as atividades. Conclusão. Os resultados sugerem que a atividade lúdico-educativa “Desvendando o Cérebro” pode potencializar a aprendizagem do conhecimento neuroanatômico para os alunos da rede pública do estado de Sergipe, bem como servir de instrumento consolidador de tal conteúdo multipotencial e com relevância teórico-prática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1171010.34119/bjhrv3n3-194Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 6458-6466Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 6458-64662595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11710/9763Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Higor Dantas GonçalvesLira, Juliana Maria ChiancaLessa, Arthur LeiteSantos, Vívian Fernandes dosDeda, Arthur ValidoRodrigues, Larissa Maria Cardoso LimaPaes, Marcelo Vitor CostaSantos, Maria Carolina OliveiraJunior, Cidson Leonardo SilvaFraga, Thalyta PortoFraga, Byanka PortoGarção, Diogo Costa2020-06-30T18:53:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11710Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:41Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network |
title |
Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network |
spellingShingle |
Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network Carvalho, Higor Dantas Gonçalves Anatomia. Sistema nervoso central. Educação. Aprendizagem. Conscientização. |
title_short |
Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network |
title_full |
Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network |
title_fullStr |
Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network |
title_full_unstemmed |
Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network |
title_sort |
Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network |
author |
Carvalho, Higor Dantas Gonçalves |
author_facet |
Carvalho, Higor Dantas Gonçalves Lira, Juliana Maria Chianca Lessa, Arthur Leite Santos, Vívian Fernandes dos Deda, Arthur Valido Rodrigues, Larissa Maria Cardoso Lima Paes, Marcelo Vitor Costa Santos, Maria Carolina Oliveira Junior, Cidson Leonardo Silva Fraga, Thalyta Porto Fraga, Byanka Porto Garção, Diogo Costa |
author_role |
author |
author2 |
Lira, Juliana Maria Chianca Lessa, Arthur Leite Santos, Vívian Fernandes dos Deda, Arthur Valido Rodrigues, Larissa Maria Cardoso Lima Paes, Marcelo Vitor Costa Santos, Maria Carolina Oliveira Junior, Cidson Leonardo Silva Fraga, Thalyta Porto Fraga, Byanka Porto Garção, Diogo Costa |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Higor Dantas Gonçalves Lira, Juliana Maria Chianca Lessa, Arthur Leite Santos, Vívian Fernandes dos Deda, Arthur Valido Rodrigues, Larissa Maria Cardoso Lima Paes, Marcelo Vitor Costa Santos, Maria Carolina Oliveira Junior, Cidson Leonardo Silva Fraga, Thalyta Porto Fraga, Byanka Porto Garção, Diogo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia. Sistema nervoso central. Educação. Aprendizagem. Conscientização. |
topic |
Anatomia. Sistema nervoso central. Educação. Aprendizagem. Conscientização. |
description |
Introdução. “Desvendando o Cérebro” é uma atividade criada com a finalidade de difundir e oportunizar o conhecimento acerca de processos biológicos do corpo humano por meio de uma abordagem lúdico educativa, de modo a fornecer correlações com as práticas do dia-a-dia do público alvo, estudantes das escolas públicas do estado de Sergipe e, dessa forma, potencializar e sedimentar seu processo de aprendizagem. Objetivo. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção do conhecimento sobre o sistema nervoso central para estudantes de escolas públicas do estado de Sergipe pré e pós intervenção lúdico-prática. Método. Foram realizadas oito visitas mensais em escolas públicas de Sergipe, com 400 alunos do ensino fundamental e médio, os quais foram submetidos a atividades teórico-práticas, como exposição orientada de peças anatômicas do encéfalo e montagem de quebra-cabeça superdimensionado do cérebro, além de avaliações teóricas antes e após a realização da ação do projeto. Os instrumentos de avaliação, pré e pós atividades, foram idênticos e compostos por 10 questões objetivas, referentes ao Sistema Nervoso Central, de modo que as respostas corretas de cada aluno foram pontuadas em uma escala de 0 a 100. A análise estatística foi realizada através do teste t-student, considerando um nível de significância de p<0,05. Resultados. Observou-se aumento estatisticamente significativo do desempenho dos alunos (p<0,05) durante o pós-teste (61%) em relação ao pré-teste (46%), apontando uma efetividade objetiva das ações realizadas, através da apreensão a consolidação das informações transmitidas durante as atividades. Conclusão. Os resultados sugerem que a atividade lúdico-educativa “Desvendando o Cérebro” pode potencializar a aprendizagem do conhecimento neuroanatômico para os alunos da rede pública do estado de Sergipe, bem como servir de instrumento consolidador de tal conteúdo multipotencial e com relevância teórico-prática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11710 10.34119/bjhrv3n3-194 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11710 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n3-194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11710/9763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 6458-6466 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 6458-6466 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240052274692096 |