Avaliação da vulnerabilidade em adolescentes do Bairro Kenedy i em Poços de Caldas / Vulnerability assessment in adolescents in the Kenedy i neighborhood of Poços de Caldas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Diogo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Soares, Yasmim Magalhães, Costa, Laura Correa, Silva, Raiane Cristina Rosa, Ferreira, Júlia Cassiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/34719
Resumo: O presente trabalho investiga possíveis indicadores de vulnerabilidade entre adolescentes, alunos do 8° e 9° anos, da Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira, no bairro Jardim Kennedy, que apresenta baixo nível socioeconômico, em Poços de Caldas (Minas Gerais). O objetivo se estrutura na identificação dos problemas para elaboração de estratégias que contribuam para sua resolução, por meio de atividades educativas que promovam a socialização da informação e incentivo às políticas públicas capazes de oportunizar a transformação social do indivíduo e seu meio. Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, do tipo pesquisa de campo, em que, por meio de um questionário aplicado a 137 adolescentes com média de 13,5 anos, percebemos os seguintes problemas: 20% relatam não gostar do próprio corpo, enquanto 49% referem tristeza por comentários recebidos acerca do próprio corpo. 57% responderam que já sofreram bullying e 25% diz sofrer por um ou mais transtornos mentais já diagnosticados. Quanto a saúde sexual, 37% não sabem o que são Infecções Sexualmente Transmissíveis, mas 24% já iniciaram a vida sexual. Quanto às drogas, referem fazer ou já ter feito uso de: 27% bebida alcoólica, 14% drogas ilícitas e 13% uso de tabaco. Diante dos resultados preocupantes, reforçamos a necessidade de tomarmos medidas que disseminem conhecimento. Para esse fim, o mais adequado seria rodas de conversa educativas, abordando o bullying, autoestima, autopercepção e educação sexual. Além disso, enfatizamos também a importância da participação dos responsáveis para que compreendam melhor o papel deles no processo e ainda consigam identificar comportamentos problemáticos nos adolescentes.O presente trabalho investiga possíveis indicadores de vulnerabilidade entre adolescentes, alunos do 8° e 9° anos, da Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira, no bairro Jardim Kennedy, que apresenta baixo nível socioeconômico, em Poços de Caldas (Minas Gerais). O objetivo se estrutura na identificação dos problemas para elaboração de estratégias que contribuam para sua resolução, por meio de atividades educativas que promovam a socialização da informação e incentivo às políticas públicas capazes de oportunizar a transformação social do indivíduo e seu meio. Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, do tipo pesquisa de campo, em que, por meio de um questionário aplicado a 137 adolescentes com média de 13,5 anos, percebemos os seguintes problemas: 20% relatam não gostar do próprio corpo, enquanto 49% referem tristeza por comentários recebidos acerca do próprio corpo. 57% responderam que já sofreram bullying e 25% diz sofrer por um ou mais transtornos mentais já diagnosticados. Quanto a saúde sexual, 37% não sabem o que são Infecções Sexualmente Transmissíveis, mas 24% já iniciaram a vida sexual. Quanto às drogas, referem fazer ou já ter feito uso de: 27% bebida alcoólica, 14% drogas ilícitas e 13% uso de tabaco. Diante dos resultados preocupantes, reforçamos a necessidade de tomarmos medidas que disseminem conhecimento. Para esse fim, o mais adequado seria rodas de conversa educativas, abordando o bullying, autoestima, autopercepção e educação sexual. Além disso, enfatizamos também a importância da participação dos responsáveis para que compreendam melhor o papel deles no processo e ainda consigam identificar comportamentos problemáticos nos adolescentes.
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