Estudo do impacto financeiros nos custos das unidades de terapia intensiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campelo, Lucicleide Maria de Azevedo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Costa, Theo Duarte, Pinheiro, Roberval
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58979
Resumo: As discussões sobre o impacto da gestão dos recursos públicos vêm ganhando notoriedade nas demandas administrativas hospitalares. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto financeiro a partir dos processos de trabalhos envolvidos com vista ao planeamento e definição de medidas que promovam a melhoria do faturamento, as oportunidades de melhorias e a capacitação técnica dos profissionais envolvidos. A sua concretização foi realizada com o desenvolvimento dos cálculos de todas as Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) faturadas no ano de 2015. Para dar respostas a pergunta norteadora em questão: Qual o impacto financeiro dos processos de trabalhos elaborados nos custos de um hospital geral? Metodologicamente a pesquisa utilizada foi realizada por meio documental e coleta de dados no setor de faturamento de um hospital de alta complexidade no Estado do Rio Grande do Norte. A consolidação dos dados foi articulada com avaliação exploratória, seletiva, analítica dos prontuários classificados como faturados, não faturados, glosados e as demais informações pertinentes, a fim de corroborar a administração com a existência de um impacto financeiro de alto grau nessa entidade. Os resultados obtidos oferecem um diagnóstico das condições deficientes e, constitui uma base para redefinição das políticas públicas no intuito de difundir os custos dos procedimentos realizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), demostrar o quanto é importante para o andamento do desenvolvimento, na busca de atingir as metas estabelecidas, a sensibilização dos colaboradores e da sua importância junto à instituição.
id BJRH-0_5de0b8596926bc8a3464b39f4347043e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58979
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Estudo do impacto financeiros nos custos das unidades de terapia intensivagestão dos custos hospitalaresfaturamentounidade de terapia intensivaadministração financeira de hospitaisAs discussões sobre o impacto da gestão dos recursos públicos vêm ganhando notoriedade nas demandas administrativas hospitalares. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto financeiro a partir dos processos de trabalhos envolvidos com vista ao planeamento e definição de medidas que promovam a melhoria do faturamento, as oportunidades de melhorias e a capacitação técnica dos profissionais envolvidos. A sua concretização foi realizada com o desenvolvimento dos cálculos de todas as Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) faturadas no ano de 2015. Para dar respostas a pergunta norteadora em questão: Qual o impacto financeiro dos processos de trabalhos elaborados nos custos de um hospital geral? Metodologicamente a pesquisa utilizada foi realizada por meio documental e coleta de dados no setor de faturamento de um hospital de alta complexidade no Estado do Rio Grande do Norte. A consolidação dos dados foi articulada com avaliação exploratória, seletiva, analítica dos prontuários classificados como faturados, não faturados, glosados e as demais informações pertinentes, a fim de corroborar a administração com a existência de um impacto financeiro de alto grau nessa entidade. Os resultados obtidos oferecem um diagnóstico das condições deficientes e, constitui uma base para redefinição das políticas públicas no intuito de difundir os custos dos procedimentos realizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), demostrar o quanto é importante para o andamento do desenvolvimento, na busca de atingir as metas estabelecidas, a sensibilização dos colaboradores e da sua importância junto à instituição.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5897910.34119/bjhrv6n2-254Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 7665-7678Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 7665-7678Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 7665-76782595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58979/42837Campelo, Lucicleide Maria de Azevedoda Costa, Theo DuartePinheiro, Robervalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-19T14:16:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58979Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-04-19T14:16:38Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do impacto financeiros nos custos das unidades de terapia intensiva
title Estudo do impacto financeiros nos custos das unidades de terapia intensiva
spellingShingle Estudo do impacto financeiros nos custos das unidades de terapia intensiva
Campelo, Lucicleide Maria de Azevedo
gestão dos custos hospitalares
faturamento
unidade de terapia intensiva
administração financeira de hospitais
title_short Estudo do impacto financeiros nos custos das unidades de terapia intensiva
title_full Estudo do impacto financeiros nos custos das unidades de terapia intensiva
title_fullStr Estudo do impacto financeiros nos custos das unidades de terapia intensiva
title_full_unstemmed Estudo do impacto financeiros nos custos das unidades de terapia intensiva
title_sort Estudo do impacto financeiros nos custos das unidades de terapia intensiva
author Campelo, Lucicleide Maria de Azevedo
author_facet Campelo, Lucicleide Maria de Azevedo
da Costa, Theo Duarte
Pinheiro, Roberval
author_role author
author2 da Costa, Theo Duarte
Pinheiro, Roberval
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campelo, Lucicleide Maria de Azevedo
da Costa, Theo Duarte
Pinheiro, Roberval
dc.subject.por.fl_str_mv gestão dos custos hospitalares
faturamento
unidade de terapia intensiva
administração financeira de hospitais
topic gestão dos custos hospitalares
faturamento
unidade de terapia intensiva
administração financeira de hospitais
description As discussões sobre o impacto da gestão dos recursos públicos vêm ganhando notoriedade nas demandas administrativas hospitalares. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto financeiro a partir dos processos de trabalhos envolvidos com vista ao planeamento e definição de medidas que promovam a melhoria do faturamento, as oportunidades de melhorias e a capacitação técnica dos profissionais envolvidos. A sua concretização foi realizada com o desenvolvimento dos cálculos de todas as Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) faturadas no ano de 2015. Para dar respostas a pergunta norteadora em questão: Qual o impacto financeiro dos processos de trabalhos elaborados nos custos de um hospital geral? Metodologicamente a pesquisa utilizada foi realizada por meio documental e coleta de dados no setor de faturamento de um hospital de alta complexidade no Estado do Rio Grande do Norte. A consolidação dos dados foi articulada com avaliação exploratória, seletiva, analítica dos prontuários classificados como faturados, não faturados, glosados e as demais informações pertinentes, a fim de corroborar a administração com a existência de um impacto financeiro de alto grau nessa entidade. Os resultados obtidos oferecem um diagnóstico das condições deficientes e, constitui uma base para redefinição das políticas públicas no intuito de difundir os custos dos procedimentos realizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), demostrar o quanto é importante para o andamento do desenvolvimento, na busca de atingir as metas estabelecidas, a sensibilização dos colaboradores e da sua importância junto à instituição.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58979
10.34119/bjhrv6n2-254
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58979
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n2-254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58979/42837
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 7665-7678
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 7665-7678
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 7665-7678
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240028499279872