A importância da monitoria para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno auxilia no aprendizado da disciplina: relato de experiência / The importance of monitoring for nursing graduation and how the monitor-student relationship helps in the learning of the subject: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Ieda Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Neto, Leila Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37386
Resumo: Introdução: O curso de bacharel em enfermagem é uma graduação que permite o entendimento do processo saúde e doença, levando em conta todas as suas etapas, uma das disciplinas que permite a visualização dessas etapas é a de processos patológicos humanos. A abertura de espaço para monitoria, é capaz de aproximar os alunos e criar vínculos. Para que a aproximação com os alunos acontecesse, os encontros foram realizados fora do ambiente da sala de aula, preferencialmente onde eles se sentissem confortáveis, e não somente os que recebem a monitoria são beneficiados, o monitor carrega consigo uma bagagem de experiência e aprendizado muito grande que tem como preceito transmiti-la aos acadêmicos. Objetivo: compreensão da importância da monitoria em uma disciplina da base curricular, especificamente de processos patológicos humanos para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno consegue facilitar a fixação e aprendizado do conteúdo, que será importante não só durante a graduação, mas durante a atuação na vida profissional. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por uma acadêmica da 4ª fase/período do Curso de Bacharel em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, a partir da aplicação de monitoria na disciplina de Processos Patológicos Humanos que possui uma carga horária de 60 horas para os acadêmicos da 3ª fase (3º semestre) do respectivo curso. Resultados: A instalação de uma patologia consiste não somente ao aparecimento dos sinais e sintomas, o ambiente em que ela reside, as condições econômicas que se diz ao modo social dela e de sua família, os fatores genéticos e psicológicos, interferem e antecedem muito a condição do indivíduo doente. Entender os fatores determinantes e como tratá-los pode prevenir essas doenças, durante os encontros foi discutido sobre como tratar de um indivíduo cuja patologia já está instalada requer conhecimento e aprendizado diário, pois cada um responde de uma forma aos cuidados e cada indivíduo aparenta sinais e sintomas clínicos e de graus diferenciados. A discussão e abertura do pensamento crítico durante os encontros de monitoria possibilitaram a relação mais íntima do monitor-aluno, pois a conversa ocorre de igual para igual. Essa aproximação com os alunos, abre um leque de conhecimento e possibilita uma oportunidade de experiência e interesse de grande valia, pois o aprendizado é maior quando há esse feedback entre as partes. Envolvidas. Considerações finais: Todas as expectativas e objetivos da monitoria foram alcançados e ultrapassados, poder observar o desejo e interesse dos alunos para aprenderem e o esforço que fazem para que possam participar da monitoria, é uma vivência muito positiva, pois olhar futuros enfermeiros buscando sempre aprender, melhorarem e se dedicarem mais aos assuntos da prática profissional é gratificante.  
id BJRH-0_6182fc148802e3c9ba0b47fd8a31f310
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37386
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A importância da monitoria para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno auxilia no aprendizado da disciplina: relato de experiência / The importance of monitoring for nursing graduation and how the monitor-student relationship helps in the learning of the subject: experience reportEnfermagemAprendizagemProcessos patológicosMonitoria.Introdução: O curso de bacharel em enfermagem é uma graduação que permite o entendimento do processo saúde e doença, levando em conta todas as suas etapas, uma das disciplinas que permite a visualização dessas etapas é a de processos patológicos humanos. A abertura de espaço para monitoria, é capaz de aproximar os alunos e criar vínculos. Para que a aproximação com os alunos acontecesse, os encontros foram realizados fora do ambiente da sala de aula, preferencialmente onde eles se sentissem confortáveis, e não somente os que recebem a monitoria são beneficiados, o monitor carrega consigo uma bagagem de experiência e aprendizado muito grande que tem como preceito transmiti-la aos acadêmicos. Objetivo: compreensão da importância da monitoria em uma disciplina da base curricular, especificamente de processos patológicos humanos para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno consegue facilitar a fixação e aprendizado do conteúdo, que será importante não só durante a graduação, mas durante a atuação na vida profissional. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por uma acadêmica da 4ª fase/período do Curso de Bacharel em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, a partir da aplicação de monitoria na disciplina de Processos Patológicos Humanos que possui uma carga horária de 60 horas para os acadêmicos da 3ª fase (3º semestre) do respectivo curso. Resultados: A instalação de uma patologia consiste não somente ao aparecimento dos sinais e sintomas, o ambiente em que ela reside, as condições econômicas que se diz ao modo social dela e de sua família, os fatores genéticos e psicológicos, interferem e antecedem muito a condição do indivíduo doente. Entender os fatores determinantes e como tratá-los pode prevenir essas doenças, durante os encontros foi discutido sobre como tratar de um indivíduo cuja patologia já está instalada requer conhecimento e aprendizado diário, pois cada um responde de uma forma aos cuidados e cada indivíduo aparenta sinais e sintomas clínicos e de graus diferenciados. A discussão e abertura do pensamento crítico durante os encontros de monitoria possibilitaram a relação mais íntima do monitor-aluno, pois a conversa ocorre de igual para igual. Essa aproximação com os alunos, abre um leque de conhecimento e possibilita uma oportunidade de experiência e interesse de grande valia, pois o aprendizado é maior quando há esse feedback entre as partes. Envolvidas. Considerações finais: Todas as expectativas e objetivos da monitoria foram alcançados e ultrapassados, poder observar o desejo e interesse dos alunos para aprenderem e o esforço que fazem para que possam participar da monitoria, é uma vivência muito positiva, pois olhar futuros enfermeiros buscando sempre aprender, melhorarem e se dedicarem mais aos assuntos da prática profissional é gratificante.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3738610.34119/bjhrv4n5-310Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 22123-22129Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 22123-221292595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37386/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho, Ieda AraújoNeto, Leila Santos2021-11-03T11:14:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37386Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-11-03T11:14:03Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da monitoria para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno auxilia no aprendizado da disciplina: relato de experiência / The importance of monitoring for nursing graduation and how the monitor-student relationship helps in the learning of the subject: experience report
title A importância da monitoria para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno auxilia no aprendizado da disciplina: relato de experiência / The importance of monitoring for nursing graduation and how the monitor-student relationship helps in the learning of the subject: experience report
spellingShingle A importância da monitoria para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno auxilia no aprendizado da disciplina: relato de experiência / The importance of monitoring for nursing graduation and how the monitor-student relationship helps in the learning of the subject: experience report
de Carvalho, Ieda Araújo
Enfermagem
Aprendizagem
Processos patológicos
Monitoria.
title_short A importância da monitoria para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno auxilia no aprendizado da disciplina: relato de experiência / The importance of monitoring for nursing graduation and how the monitor-student relationship helps in the learning of the subject: experience report
title_full A importância da monitoria para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno auxilia no aprendizado da disciplina: relato de experiência / The importance of monitoring for nursing graduation and how the monitor-student relationship helps in the learning of the subject: experience report
title_fullStr A importância da monitoria para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno auxilia no aprendizado da disciplina: relato de experiência / The importance of monitoring for nursing graduation and how the monitor-student relationship helps in the learning of the subject: experience report
title_full_unstemmed A importância da monitoria para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno auxilia no aprendizado da disciplina: relato de experiência / The importance of monitoring for nursing graduation and how the monitor-student relationship helps in the learning of the subject: experience report
title_sort A importância da monitoria para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno auxilia no aprendizado da disciplina: relato de experiência / The importance of monitoring for nursing graduation and how the monitor-student relationship helps in the learning of the subject: experience report
author de Carvalho, Ieda Araújo
author_facet de Carvalho, Ieda Araújo
Neto, Leila Santos
author_role author
author2 Neto, Leila Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Ieda Araújo
Neto, Leila Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Aprendizagem
Processos patológicos
Monitoria.
topic Enfermagem
Aprendizagem
Processos patológicos
Monitoria.
description Introdução: O curso de bacharel em enfermagem é uma graduação que permite o entendimento do processo saúde e doença, levando em conta todas as suas etapas, uma das disciplinas que permite a visualização dessas etapas é a de processos patológicos humanos. A abertura de espaço para monitoria, é capaz de aproximar os alunos e criar vínculos. Para que a aproximação com os alunos acontecesse, os encontros foram realizados fora do ambiente da sala de aula, preferencialmente onde eles se sentissem confortáveis, e não somente os que recebem a monitoria são beneficiados, o monitor carrega consigo uma bagagem de experiência e aprendizado muito grande que tem como preceito transmiti-la aos acadêmicos. Objetivo: compreensão da importância da monitoria em uma disciplina da base curricular, especificamente de processos patológicos humanos para a graduação de enfermagem e como a relação monitor-aluno consegue facilitar a fixação e aprendizado do conteúdo, que será importante não só durante a graduação, mas durante a atuação na vida profissional. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por uma acadêmica da 4ª fase/período do Curso de Bacharel em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, a partir da aplicação de monitoria na disciplina de Processos Patológicos Humanos que possui uma carga horária de 60 horas para os acadêmicos da 3ª fase (3º semestre) do respectivo curso. Resultados: A instalação de uma patologia consiste não somente ao aparecimento dos sinais e sintomas, o ambiente em que ela reside, as condições econômicas que se diz ao modo social dela e de sua família, os fatores genéticos e psicológicos, interferem e antecedem muito a condição do indivíduo doente. Entender os fatores determinantes e como tratá-los pode prevenir essas doenças, durante os encontros foi discutido sobre como tratar de um indivíduo cuja patologia já está instalada requer conhecimento e aprendizado diário, pois cada um responde de uma forma aos cuidados e cada indivíduo aparenta sinais e sintomas clínicos e de graus diferenciados. A discussão e abertura do pensamento crítico durante os encontros de monitoria possibilitaram a relação mais íntima do monitor-aluno, pois a conversa ocorre de igual para igual. Essa aproximação com os alunos, abre um leque de conhecimento e possibilita uma oportunidade de experiência e interesse de grande valia, pois o aprendizado é maior quando há esse feedback entre as partes. Envolvidas. Considerações finais: Todas as expectativas e objetivos da monitoria foram alcançados e ultrapassados, poder observar o desejo e interesse dos alunos para aprenderem e o esforço que fazem para que possam participar da monitoria, é uma vivência muito positiva, pois olhar futuros enfermeiros buscando sempre aprender, melhorarem e se dedicarem mais aos assuntos da prática profissional é gratificante.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37386
10.34119/bjhrv4n5-310
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37386
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n5-310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37386/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 22123-22129
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 22123-22129
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240067584950272