Portadores da síndrome de down no contexto de educação especial com abordagem sistêmica entre escola e família / Bearers of down syndrome in the context of special education with a systemic approach between school and family
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1809 |
Resumo: | A educação especial é um contexto de inserção de psicólogas/os em equipe multidisciplinar, com vínculo empregatício via SUS, sistemas APAEs. Aborda-se um estudo sistêmico com quatro alunos Downs, três meninos e uma menina, entre as faixas-etárias de 8 anos/9 meses, 7 anos/7 meses, 5 anos/6 meses e 4 anos/3 meses, com o respectivo vínculo escola e família. Os dados foram coletados através de observação clínica, encontros de pais, entrevistas individuais com cada família e visitas domiciliares. O tratamento das informações e a análise dos dados permitiu verificar o êxito ou o fracasso do desenvolvimento psicossocial do aluno em diferentes faixas – etárias, sendo o foco principal, o método González Rey (2002,2003, 2005) em que afirma ser a Epistemologia Qualitativa, a possibilidade de pesquisar a subjetividade, cujos aspectos centrais tratam do caráter construtivo-interpretativo da produção de conhecimento, como processo de comunicação e diálogo na legitimação do singular, como instância de produção do conhecimento científico. Devidamente fundamentada na abordagem sistêmica envolvendo escola/equipe, alunos/famílias e seu entorno, numa dinâmica integrativa-inclusiva com resgate da função afetiva parental. A escolha do método e a abordagem sistêmica foram essenciais para o alcance dos objetivos do estudo e proporcionaram um melhor entendimento sobre a dinâmica das famílias que possuem membros com Síndrome de Down. Aponta-se com destaque surpreendente, em termos de desenvolvimento psicológico, cognitivo, social e funcional, o menor de 4 anos. É o resultado de um trabalho de observação, interação e reintegração escola e família, numa abordagem de pesquisa qualitativa e exploratória, que objetivou trazer, à realidade presente, novas modalidades interventivas psicológicas com resultados promissores, nas intervenções, em Educação Especial. |
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Portadores da síndrome de down no contexto de educação especial com abordagem sistêmica entre escola e família / Bearers of down syndrome in the context of special education with a systemic approach between school and familyPsicologia educação especial. Funções parentais. Portadores da Síndrome de Down.A educação especial é um contexto de inserção de psicólogas/os em equipe multidisciplinar, com vínculo empregatício via SUS, sistemas APAEs. Aborda-se um estudo sistêmico com quatro alunos Downs, três meninos e uma menina, entre as faixas-etárias de 8 anos/9 meses, 7 anos/7 meses, 5 anos/6 meses e 4 anos/3 meses, com o respectivo vínculo escola e família. Os dados foram coletados através de observação clínica, encontros de pais, entrevistas individuais com cada família e visitas domiciliares. O tratamento das informações e a análise dos dados permitiu verificar o êxito ou o fracasso do desenvolvimento psicossocial do aluno em diferentes faixas – etárias, sendo o foco principal, o método González Rey (2002,2003, 2005) em que afirma ser a Epistemologia Qualitativa, a possibilidade de pesquisar a subjetividade, cujos aspectos centrais tratam do caráter construtivo-interpretativo da produção de conhecimento, como processo de comunicação e diálogo na legitimação do singular, como instância de produção do conhecimento científico. Devidamente fundamentada na abordagem sistêmica envolvendo escola/equipe, alunos/famílias e seu entorno, numa dinâmica integrativa-inclusiva com resgate da função afetiva parental. A escolha do método e a abordagem sistêmica foram essenciais para o alcance dos objetivos do estudo e proporcionaram um melhor entendimento sobre a dinâmica das famílias que possuem membros com Síndrome de Down. Aponta-se com destaque surpreendente, em termos de desenvolvimento psicológico, cognitivo, social e funcional, o menor de 4 anos. É o resultado de um trabalho de observação, interação e reintegração escola e família, numa abordagem de pesquisa qualitativa e exploratória, que objetivou trazer, à realidade presente, novas modalidades interventivas psicológicas com resultados promissores, nas intervenções, em Educação Especial.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/180910.34119/bjhrv2n4-020Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 4 (2019); 2478-2493Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 4 (2019); 2478-24932595-682510.34119/bjhrv2n4reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1809/1766Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Gelci2019-09-02T18:15:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1809Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-09-02T18:15:18Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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