Atividade de monitoria em habilidades clínicas I no Centro Universitário do Estado do Pará: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vallinoto, Mariana Cayres
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Aita, Clarisse Gripp, Chada, Alícia Salomão, Leite, Nathália Yumi Nagano, da Costa, Marcella Abreu, Zaccardi, Maria Luiza Del Tetto, de Oliveira, Pedro Arthur Rodrigues, Caldato, Cássio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57684
Resumo: Introdução: A semiologia médica é uma área de estudo acerca dos sinais e sintomas que um paciente pode apresentar, que aborda o desenvolvimento da relação médico-paciente mediante o exame clínico e a anamnese. Dessa forma, a monitoria em semiologia médica se constitui de suma importância para o desenvolvimento de novas habilidades e de raciocínio clínico do corpo discente. Objetivo: Relatar a experiência desenvolvida na atividade de monitoria em semiologia médica. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de monitoria de habilidades clínicas I (primeiro semestre) no segundo semestre de 2021 e no primeiro semestre de 2022. Discussão: A possibilidade do contato com a docência de habilidades clínicas permite aos monitores o aprimoramento dos conhecimentos em semiologia médica, acolhimento dos alunos de modo individualizado e a busca por novas experiências de qualificação acadêmica. Conclusão: A monitoria se mostra fundamental nesse processo de ensino-aprendizado da semiologia e contribui não só para o conhecimento dos discentes, como também para quem realiza a monitoria, constituindo um aprendizado de grande relevância durante o período acadêmico.
id BJRH-0_63e059436632b803b5905899a172bad5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57684
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Atividade de monitoria em habilidades clínicas I no Centro Universitário do Estado do Pará: um relato de experiênciamonitoriaeducação médicapropedêutica médicaIntrodução: A semiologia médica é uma área de estudo acerca dos sinais e sintomas que um paciente pode apresentar, que aborda o desenvolvimento da relação médico-paciente mediante o exame clínico e a anamnese. Dessa forma, a monitoria em semiologia médica se constitui de suma importância para o desenvolvimento de novas habilidades e de raciocínio clínico do corpo discente. Objetivo: Relatar a experiência desenvolvida na atividade de monitoria em semiologia médica. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de monitoria de habilidades clínicas I (primeiro semestre) no segundo semestre de 2021 e no primeiro semestre de 2022. Discussão: A possibilidade do contato com a docência de habilidades clínicas permite aos monitores o aprimoramento dos conhecimentos em semiologia médica, acolhimento dos alunos de modo individualizado e a busca por novas experiências de qualificação acadêmica. Conclusão: A monitoria se mostra fundamental nesse processo de ensino-aprendizado da semiologia e contribui não só para o conhecimento dos discentes, como também para quem realiza a monitoria, constituindo um aprendizado de grande relevância durante o período acadêmico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5768410.34119/bjhrv6n2-004Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 4522-4528Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 4522-4528Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 4522-45282595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57684/42111Vallinoto, Mariana CayresAita, Clarisse GrippChada, Alícia SalomãoLeite, Nathália Yumi Naganoda Costa, Marcella AbreuZaccardi, Maria Luiza Del Tettode Oliveira, Pedro Arthur RodriguesCaldato, Cássioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-15T18:15:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57684Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-03-15T18:15:27Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade de monitoria em habilidades clínicas I no Centro Universitário do Estado do Pará: um relato de experiência
title Atividade de monitoria em habilidades clínicas I no Centro Universitário do Estado do Pará: um relato de experiência
spellingShingle Atividade de monitoria em habilidades clínicas I no Centro Universitário do Estado do Pará: um relato de experiência
Vallinoto, Mariana Cayres
monitoria
educação médica
propedêutica médica
title_short Atividade de monitoria em habilidades clínicas I no Centro Universitário do Estado do Pará: um relato de experiência
title_full Atividade de monitoria em habilidades clínicas I no Centro Universitário do Estado do Pará: um relato de experiência
title_fullStr Atividade de monitoria em habilidades clínicas I no Centro Universitário do Estado do Pará: um relato de experiência
title_full_unstemmed Atividade de monitoria em habilidades clínicas I no Centro Universitário do Estado do Pará: um relato de experiência
title_sort Atividade de monitoria em habilidades clínicas I no Centro Universitário do Estado do Pará: um relato de experiência
author Vallinoto, Mariana Cayres
author_facet Vallinoto, Mariana Cayres
Aita, Clarisse Gripp
Chada, Alícia Salomão
Leite, Nathália Yumi Nagano
da Costa, Marcella Abreu
Zaccardi, Maria Luiza Del Tetto
de Oliveira, Pedro Arthur Rodrigues
Caldato, Cássio
author_role author
author2 Aita, Clarisse Gripp
Chada, Alícia Salomão
Leite, Nathália Yumi Nagano
da Costa, Marcella Abreu
Zaccardi, Maria Luiza Del Tetto
de Oliveira, Pedro Arthur Rodrigues
Caldato, Cássio
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vallinoto, Mariana Cayres
Aita, Clarisse Gripp
Chada, Alícia Salomão
Leite, Nathália Yumi Nagano
da Costa, Marcella Abreu
Zaccardi, Maria Luiza Del Tetto
de Oliveira, Pedro Arthur Rodrigues
Caldato, Cássio
dc.subject.por.fl_str_mv monitoria
educação médica
propedêutica médica
topic monitoria
educação médica
propedêutica médica
description Introdução: A semiologia médica é uma área de estudo acerca dos sinais e sintomas que um paciente pode apresentar, que aborda o desenvolvimento da relação médico-paciente mediante o exame clínico e a anamnese. Dessa forma, a monitoria em semiologia médica se constitui de suma importância para o desenvolvimento de novas habilidades e de raciocínio clínico do corpo discente. Objetivo: Relatar a experiência desenvolvida na atividade de monitoria em semiologia médica. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de monitoria de habilidades clínicas I (primeiro semestre) no segundo semestre de 2021 e no primeiro semestre de 2022. Discussão: A possibilidade do contato com a docência de habilidades clínicas permite aos monitores o aprimoramento dos conhecimentos em semiologia médica, acolhimento dos alunos de modo individualizado e a busca por novas experiências de qualificação acadêmica. Conclusão: A monitoria se mostra fundamental nesse processo de ensino-aprendizado da semiologia e contribui não só para o conhecimento dos discentes, como também para quem realiza a monitoria, constituindo um aprendizado de grande relevância durante o período acadêmico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57684
10.34119/bjhrv6n2-004
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57684
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n2-004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57684/42111
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 4522-4528
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 4522-4528
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 4522-4528
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240027180171264