Rastreamento cognitivo de idosos que frequentam a universidade aberta para a terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neiva, Juliana Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Lima, Andressa Caldas, Coury, Bruno Faria, Coelho, Gabrielle Nunes, Oliveira, Júlia de Sousa, Martins, Mariana Melo, Delboni, Vinícius Slonski, Pereira, Marcos Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61440
Resumo: Introdução. A Organização das Nações Unidas (ONU) considera o período de 1975 a 2025 como a “Era do Envelhecimento”. A expectativa de vida aumentou e, por outro lado, observa-se uma prevalência de declínio cognitivo, o qual é mensurado pelos testes de avaliação cognitiva. Metodologia. Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, para verificação da capacidade cognitiva dos idosos inseridos em Universidade Aberta. Foram utilizados: MAC-Q; Mini Exame de Estado Mental, MoCA, Bateria Breve de Rastreio Cognitivo, Teste do Desenho do Relógio e Fluência Verbal Semântica Categoria Animal, GDS e GAI. Resultados. Foi avaliada uma amostra de 31 pessoas, sendo maioria feminina, com idade média de 69,4 anos. Hipertensão e hipotireoidismo são as comorbidades mais prevalentes e o teste ACER foi o que apresentou maior desvio padrão. Conclusão. Apesar do envelhecimento ser conveniente para o surgimento de demências ele pode ser postergado por meio de metodologias como as UnATI.
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