Contribuições do consultório de geriatria e gerontologia na formação acadêmica: Contributions of the geriatric and gerontology consultancy in academic education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manvailer, Letícia Pinto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gonçalves, André Pereira, Marcino, Lethícia Farias, Avalos, Patrícia Lima, Ceballos, Joyce Borges, Leite, Jean Ribeiro, Cardoso, Andréia Insabralde de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53227
Resumo: O envelhecimento populacional reflete maiores necessidades de políticas voltadas à saúde na senescência. Neste contexto, o projeto de extensão “Consultório de Geriatria e Gerontologia” foi criado com vistas à promoção, prevenção e reabilitação da saúde da comunidade idosa.  Assim, este artigo objetivou relatar as experiências exitosas dos atendimentos realizados na extensão universitária para o aperfeiçoamento acadêmico. Para tal, buscou-se apresentar as vivências de acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento da extensão, realizada na Clínica Escola Integrada, do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e também na Organização Não Governamental “Mais Um” no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Os encontros do projeto aconteceram semanalmente, com o acompanhamento de idosos em condições diversas de saúde. Ao longo das atividades foi observado o envolvimento dos idoso, que se mostraram interessados, com questionamentos sobre suas condições de saúde e dispostos para a realização das atividades propostas. Além disso, as ações proporcionaram o convívio dos idosos entre si e com os acadêmicos, e estabeleceu meios para o autocuidado, responsabilização dos acadêmicos e vivência diferenciada, a qual contribuiu de forma impar na consolidação da formação.
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