Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maba, Patrícia Raquel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Napimoga, Juliana Trindade Clemente, Crege, Danilo Roberto Xavier de Oliveira, Tofoli, Giovana, Almeida, Ana Beatriz Albino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26721
Resumo: A Educação Superior tem vivido uma grande transformação em vários campos do conhecimento, especialmente relacionado ao processo de ensino-aprendizagem. O rápido crescimento das novas tecnologias apresentam um importante desafio às antigas práticas e técnicas de ensino, principalmente devido as novas gerações possuírem acesso a uma ampla base de informações geradas em tempo real. Com isso, o objetivo da pesquisa foi desenvolver materiais de ensino complementares (texto, podcast e cartilha), a fim de verificar suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fisiologia aos estudantes ingressantes do curso de Medicina. Para tanto, realizou-se um estudo observacional descritivo, que foi desenvolvido através de um questionário estruturado e aplicado após a aula expositiva e ao acesso ao material, de acordo com os diferentes estilos de aprendizagem. Os resultados obtidos permitem levantar considerações sobre as vantagens de se aplicar métodos complementares de ensino, pois apresentam-se no processo de ensino-aprendizagem, como facilitadores na apropriação do conhecimento compartilhado no ambiente educacional. Além disso, permite que o estudante seja um agente co-participativo da sua formação acadêmica conferindo-lhe autonomia durante o seu desenvolvimento profissional.
id BJRH-0_68a266cdbb584ba29e27148d4f0796a3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26721
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical studentsMétodos de ensinofisiologiageração Z.A Educação Superior tem vivido uma grande transformação em vários campos do conhecimento, especialmente relacionado ao processo de ensino-aprendizagem. O rápido crescimento das novas tecnologias apresentam um importante desafio às antigas práticas e técnicas de ensino, principalmente devido as novas gerações possuírem acesso a uma ampla base de informações geradas em tempo real. Com isso, o objetivo da pesquisa foi desenvolver materiais de ensino complementares (texto, podcast e cartilha), a fim de verificar suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fisiologia aos estudantes ingressantes do curso de Medicina. Para tanto, realizou-se um estudo observacional descritivo, que foi desenvolvido através de um questionário estruturado e aplicado após a aula expositiva e ao acesso ao material, de acordo com os diferentes estilos de aprendizagem. Os resultados obtidos permitem levantar considerações sobre as vantagens de se aplicar métodos complementares de ensino, pois apresentam-se no processo de ensino-aprendizagem, como facilitadores na apropriação do conhecimento compartilhado no ambiente educacional. Além disso, permite que o estudante seja um agente co-participativo da sua formação acadêmica conferindo-lhe autonomia durante o seu desenvolvimento profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2672110.34119/bjhrv4n2-163Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 6062-6077Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 6062-60772595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26721/21165Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaba, Patrícia RaquelNapimoga, Juliana Trindade ClementeCrege, Danilo Roberto Xavier de OliveiraTofoli, GiovanaAlmeida, Ana Beatriz Albino de2021-05-31T22:30:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26721Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-05-31T22:30:37Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students
title Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students
spellingShingle Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students
Maba, Patrícia Raquel
Métodos de ensino
fisiologia
geração Z.
title_short Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students
title_full Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students
title_fullStr Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students
title_full_unstemmed Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students
title_sort Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students
author Maba, Patrícia Raquel
author_facet Maba, Patrícia Raquel
Napimoga, Juliana Trindade Clemente
Crege, Danilo Roberto Xavier de Oliveira
Tofoli, Giovana
Almeida, Ana Beatriz Albino de
author_role author
author2 Napimoga, Juliana Trindade Clemente
Crege, Danilo Roberto Xavier de Oliveira
Tofoli, Giovana
Almeida, Ana Beatriz Albino de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maba, Patrícia Raquel
Napimoga, Juliana Trindade Clemente
Crege, Danilo Roberto Xavier de Oliveira
Tofoli, Giovana
Almeida, Ana Beatriz Albino de
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de ensino
fisiologia
geração Z.
topic Métodos de ensino
fisiologia
geração Z.
description A Educação Superior tem vivido uma grande transformação em vários campos do conhecimento, especialmente relacionado ao processo de ensino-aprendizagem. O rápido crescimento das novas tecnologias apresentam um importante desafio às antigas práticas e técnicas de ensino, principalmente devido as novas gerações possuírem acesso a uma ampla base de informações geradas em tempo real. Com isso, o objetivo da pesquisa foi desenvolver materiais de ensino complementares (texto, podcast e cartilha), a fim de verificar suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fisiologia aos estudantes ingressantes do curso de Medicina. Para tanto, realizou-se um estudo observacional descritivo, que foi desenvolvido através de um questionário estruturado e aplicado após a aula expositiva e ao acesso ao material, de acordo com os diferentes estilos de aprendizagem. Os resultados obtidos permitem levantar considerações sobre as vantagens de se aplicar métodos complementares de ensino, pois apresentam-se no processo de ensino-aprendizagem, como facilitadores na apropriação do conhecimento compartilhado no ambiente educacional. Além disso, permite que o estudante seja um agente co-participativo da sua formação acadêmica conferindo-lhe autonomia durante o seu desenvolvimento profissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26721
10.34119/bjhrv4n2-163
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26721
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n2-163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26721/21165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 6062-6077
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 6062-6077
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240060854140928