Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26721 |
Resumo: | A Educação Superior tem vivido uma grande transformação em vários campos do conhecimento, especialmente relacionado ao processo de ensino-aprendizagem. O rápido crescimento das novas tecnologias apresentam um importante desafio às antigas práticas e técnicas de ensino, principalmente devido as novas gerações possuírem acesso a uma ampla base de informações geradas em tempo real. Com isso, o objetivo da pesquisa foi desenvolver materiais de ensino complementares (texto, podcast e cartilha), a fim de verificar suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fisiologia aos estudantes ingressantes do curso de Medicina. Para tanto, realizou-se um estudo observacional descritivo, que foi desenvolvido através de um questionário estruturado e aplicado após a aula expositiva e ao acesso ao material, de acordo com os diferentes estilos de aprendizagem. Os resultados obtidos permitem levantar considerações sobre as vantagens de se aplicar métodos complementares de ensino, pois apresentam-se no processo de ensino-aprendizagem, como facilitadores na apropriação do conhecimento compartilhado no ambiente educacional. Além disso, permite que o estudante seja um agente co-participativo da sua formação acadêmica conferindo-lhe autonomia durante o seu desenvolvimento profissional. |
id |
BJRH-0_68a266cdbb584ba29e27148d4f0796a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26721 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical studentsMétodos de ensinofisiologiageração Z.A Educação Superior tem vivido uma grande transformação em vários campos do conhecimento, especialmente relacionado ao processo de ensino-aprendizagem. O rápido crescimento das novas tecnologias apresentam um importante desafio às antigas práticas e técnicas de ensino, principalmente devido as novas gerações possuírem acesso a uma ampla base de informações geradas em tempo real. Com isso, o objetivo da pesquisa foi desenvolver materiais de ensino complementares (texto, podcast e cartilha), a fim de verificar suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fisiologia aos estudantes ingressantes do curso de Medicina. Para tanto, realizou-se um estudo observacional descritivo, que foi desenvolvido através de um questionário estruturado e aplicado após a aula expositiva e ao acesso ao material, de acordo com os diferentes estilos de aprendizagem. Os resultados obtidos permitem levantar considerações sobre as vantagens de se aplicar métodos complementares de ensino, pois apresentam-se no processo de ensino-aprendizagem, como facilitadores na apropriação do conhecimento compartilhado no ambiente educacional. Além disso, permite que o estudante seja um agente co-participativo da sua formação acadêmica conferindo-lhe autonomia durante o seu desenvolvimento profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2672110.34119/bjhrv4n2-163Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 6062-6077Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 6062-60772595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26721/21165Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaba, Patrícia RaquelNapimoga, Juliana Trindade ClementeCrege, Danilo Roberto Xavier de OliveiraTofoli, GiovanaAlmeida, Ana Beatriz Albino de2021-05-31T22:30:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26721Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-05-31T22:30:37Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students |
title |
Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students |
spellingShingle |
Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students Maba, Patrícia Raquel Métodos de ensino fisiologia geração Z. |
title_short |
Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students |
title_full |
Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students |
title_fullStr |
Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students |
title_full_unstemmed |
Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students |
title_sort |
Métodos de ensino em Fisiologia aplicados à geração Z: uma experiência voltada para os estudantes do primeiro ano de Medicina/ Teaching methods in Physiology applied to Generation Z: an experience aimed at first year medical students |
author |
Maba, Patrícia Raquel |
author_facet |
Maba, Patrícia Raquel Napimoga, Juliana Trindade Clemente Crege, Danilo Roberto Xavier de Oliveira Tofoli, Giovana Almeida, Ana Beatriz Albino de |
author_role |
author |
author2 |
Napimoga, Juliana Trindade Clemente Crege, Danilo Roberto Xavier de Oliveira Tofoli, Giovana Almeida, Ana Beatriz Albino de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maba, Patrícia Raquel Napimoga, Juliana Trindade Clemente Crege, Danilo Roberto Xavier de Oliveira Tofoli, Giovana Almeida, Ana Beatriz Albino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos de ensino fisiologia geração Z. |
topic |
Métodos de ensino fisiologia geração Z. |
description |
A Educação Superior tem vivido uma grande transformação em vários campos do conhecimento, especialmente relacionado ao processo de ensino-aprendizagem. O rápido crescimento das novas tecnologias apresentam um importante desafio às antigas práticas e técnicas de ensino, principalmente devido as novas gerações possuírem acesso a uma ampla base de informações geradas em tempo real. Com isso, o objetivo da pesquisa foi desenvolver materiais de ensino complementares (texto, podcast e cartilha), a fim de verificar suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fisiologia aos estudantes ingressantes do curso de Medicina. Para tanto, realizou-se um estudo observacional descritivo, que foi desenvolvido através de um questionário estruturado e aplicado após a aula expositiva e ao acesso ao material, de acordo com os diferentes estilos de aprendizagem. Os resultados obtidos permitem levantar considerações sobre as vantagens de se aplicar métodos complementares de ensino, pois apresentam-se no processo de ensino-aprendizagem, como facilitadores na apropriação do conhecimento compartilhado no ambiente educacional. Além disso, permite que o estudante seja um agente co-participativo da sua formação acadêmica conferindo-lhe autonomia durante o seu desenvolvimento profissional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26721 10.34119/bjhrv4n2-163 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26721 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n2-163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/26721/21165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 6062-6077 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 6062-6077 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240060854140928 |