Reintegração no contexto do Acolhimento Familiar: um estudo de caso. / Reintegration in the context of Foster Family: a case study.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Rachel Fontes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Darós, Lindomar, Zamora, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1462
Resumo: O acolhimento familiar no Brasil remete a um ambiente familiar voluntariamente disponível para receber crianças afastadas de seu núcleo de pertencimento por diferentes motivos. O presente artigo pretende problematizar este recurso como estratégia para algumas crianças e entender porque a reunificação e reintegração familiar têm sido um desafio para os profissionais. Para tanto, foi realizada investigaçãoem parceria com técnicos de um Serviço de Família Acolhedora no Rio de janeiro. A metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin subsidiou o estudo juntamente coma história de Laura cuja apresentação ilustrou a discussão dos resultados encontrados. O tempo surgiu como a categoria mais importante no processo de retorno da menina. Foi observado que ele pode ser curto ou longo demais para os bons resultados do trabalho. Dessa forma, a investigação aponta para a necessidade de reflexão sobre o processo de reintegração familiar de forma singular e longitudinal. 
id BJRH-0_6abd8abdcf388bf10c943ec6d875aeae
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1462
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Reintegração no contexto do Acolhimento Familiar: um estudo de caso. / Reintegration in the context of Foster Family: a case study.Acolhimento familiartemporeunificaçãoreintegração.O acolhimento familiar no Brasil remete a um ambiente familiar voluntariamente disponível para receber crianças afastadas de seu núcleo de pertencimento por diferentes motivos. O presente artigo pretende problematizar este recurso como estratégia para algumas crianças e entender porque a reunificação e reintegração familiar têm sido um desafio para os profissionais. Para tanto, foi realizada investigaçãoem parceria com técnicos de um Serviço de Família Acolhedora no Rio de janeiro. A metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin subsidiou o estudo juntamente coma história de Laura cuja apresentação ilustrou a discussão dos resultados encontrados. O tempo surgiu como a categoria mais importante no processo de retorno da menina. Foi observado que ele pode ser curto ou longo demais para os bons resultados do trabalho. Dessa forma, a investigação aponta para a necessidade de reflexão sobre o processo de reintegração familiar de forma singular e longitudinal. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1462Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 3 (2019); 1788-1814Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 3 (2019); 1788-18142595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1462/1562Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Rachel FontesDarós, LindomarZamora, Maria Helena2019-06-04T14:46:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1462Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-06-04T14:46:12Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reintegração no contexto do Acolhimento Familiar: um estudo de caso. / Reintegration in the context of Foster Family: a case study.
title Reintegração no contexto do Acolhimento Familiar: um estudo de caso. / Reintegration in the context of Foster Family: a case study.
spellingShingle Reintegração no contexto do Acolhimento Familiar: um estudo de caso. / Reintegration in the context of Foster Family: a case study.
Baptista, Rachel Fontes
Acolhimento familiar
tempo
reunificação
reintegração.
title_short Reintegração no contexto do Acolhimento Familiar: um estudo de caso. / Reintegration in the context of Foster Family: a case study.
title_full Reintegração no contexto do Acolhimento Familiar: um estudo de caso. / Reintegration in the context of Foster Family: a case study.
title_fullStr Reintegração no contexto do Acolhimento Familiar: um estudo de caso. / Reintegration in the context of Foster Family: a case study.
title_full_unstemmed Reintegração no contexto do Acolhimento Familiar: um estudo de caso. / Reintegration in the context of Foster Family: a case study.
title_sort Reintegração no contexto do Acolhimento Familiar: um estudo de caso. / Reintegration in the context of Foster Family: a case study.
author Baptista, Rachel Fontes
author_facet Baptista, Rachel Fontes
Darós, Lindomar
Zamora, Maria Helena
author_role author
author2 Darós, Lindomar
Zamora, Maria Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Rachel Fontes
Darós, Lindomar
Zamora, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento familiar
tempo
reunificação
reintegração.
topic Acolhimento familiar
tempo
reunificação
reintegração.
description O acolhimento familiar no Brasil remete a um ambiente familiar voluntariamente disponível para receber crianças afastadas de seu núcleo de pertencimento por diferentes motivos. O presente artigo pretende problematizar este recurso como estratégia para algumas crianças e entender porque a reunificação e reintegração familiar têm sido um desafio para os profissionais. Para tanto, foi realizada investigaçãoem parceria com técnicos de um Serviço de Família Acolhedora no Rio de janeiro. A metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin subsidiou o estudo juntamente coma história de Laura cuja apresentação ilustrou a discussão dos resultados encontrados. O tempo surgiu como a categoria mais importante no processo de retorno da menina. Foi observado que ele pode ser curto ou longo demais para os bons resultados do trabalho. Dessa forma, a investigação aponta para a necessidade de reflexão sobre o processo de reintegração familiar de forma singular e longitudinal. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1462
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1462/1562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 3 (2019); 1788-1814
Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 3 (2019); 1788-1814
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240047441805312