A educação em saúde como instrumento na prevenção de Giardíase em idosos da atenção primária de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Assis, Natália Reis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Modesto, Maria Fernanda Nascimento, de Moraes, Jennifer Sousa, Duho, Samuel Yao Atsu, Pontes, Ana Rosa Botelho, Bitar, Maria Amélia Fadul, Lopes, Márcia Maria Bragança, Santos, Edenilza Fabiana de Almeida, Lima, Vera Lúcia de Azevedo, Figueiredo, Maria Clara Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57503
Resumo: Práticas de educação em saúde têm sido um instrumento de extrema importância para a inovação do cuidado de enfermagem na área da saúde coletiva, principalmente quando associadas aos idosos, sobretudo, se tratando de agravos a sua saúde que prejudicam ainda mais a qualidade de vida desse grupo, como as parasitoses intestinais, e dentre estas, podemos citar a giardíase que é incidente nessa população. O estudo tem como objetivo relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem sobre a educação em saúde, como instrumento na prevenção de giardíase em idosos da atenção primária de saúde. Trata-se de um relato de experiência sobre oficinas de educação em saúde realizadas por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Pará, participantes do Projeto de Extensão: “Promoção de saberes sobre parasitoses intestinais em idosos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica", com a temática: Giardíase para idosos do Programa Hiperdia de uma unidade municipal de saúde de Belém do Pará. Foram realizadas três oficinas, no mês de junho de 2023, sobre os assuntos: 1) Giardíase, conceito e formas de transmissão; 2) Sinais e sintomas e medidas preventivas do autocuidado e 3) Tratamento e complicações relacionadas a giárdia. Para a fundamentação teórica buscou-se artigos científicos nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Scielo e Biblioteca Virtual em saúde, usando os descritores: educação em saúde; atenção primária; enfermagem; giardíase; autocuidado. Como material didático utilizou-se flit chart, protótipos do aparelho digestório, bingo do autocuidado e palavra cruzada gigante. No sentido de avaliar a retenção do conhecimento, utilizou-se quiz, painel com alternativas de respostas e placas com as alternativas de sim e não. As oficinas foram bastante efetivas e 80% dos idosos conseguiram reter o conhecimento abordado e trocar saberes com os acadêmicos e outros participantes. Ressalta-se a demanda da educação e reeducação sobre a giardíase, de forma regular e contínua, para ratificar o autocuidado e evitar as complicações advindas dessa doença. Notou-se que a inovação do cuidado no campo da saúde coletiva está intimamente ligada a novos conhecimentos e saberes, elevando a qualidade de vida desse grupo.
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