A educação em saúde como instrumento na prevenção de Giardíase em idosos da atenção primária de saúde
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57503 |
Resumo: | Práticas de educação em saúde têm sido um instrumento de extrema importância para a inovação do cuidado de enfermagem na área da saúde coletiva, principalmente quando associadas aos idosos, sobretudo, se tratando de agravos a sua saúde que prejudicam ainda mais a qualidade de vida desse grupo, como as parasitoses intestinais, e dentre estas, podemos citar a giardíase que é incidente nessa população. O estudo tem como objetivo relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem sobre a educação em saúde, como instrumento na prevenção de giardíase em idosos da atenção primária de saúde. Trata-se de um relato de experiência sobre oficinas de educação em saúde realizadas por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Pará, participantes do Projeto de Extensão: “Promoção de saberes sobre parasitoses intestinais em idosos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica", com a temática: Giardíase para idosos do Programa Hiperdia de uma unidade municipal de saúde de Belém do Pará. Foram realizadas três oficinas, no mês de junho de 2023, sobre os assuntos: 1) Giardíase, conceito e formas de transmissão; 2) Sinais e sintomas e medidas preventivas do autocuidado e 3) Tratamento e complicações relacionadas a giárdia. Para a fundamentação teórica buscou-se artigos científicos nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Scielo e Biblioteca Virtual em saúde, usando os descritores: educação em saúde; atenção primária; enfermagem; giardíase; autocuidado. Como material didático utilizou-se flit chart, protótipos do aparelho digestório, bingo do autocuidado e palavra cruzada gigante. No sentido de avaliar a retenção do conhecimento, utilizou-se quiz, painel com alternativas de respostas e placas com as alternativas de sim e não. As oficinas foram bastante efetivas e 80% dos idosos conseguiram reter o conhecimento abordado e trocar saberes com os acadêmicos e outros participantes. Ressalta-se a demanda da educação e reeducação sobre a giardíase, de forma regular e contínua, para ratificar o autocuidado e evitar as complicações advindas dessa doença. Notou-se que a inovação do cuidado no campo da saúde coletiva está intimamente ligada a novos conhecimentos e saberes, elevando a qualidade de vida desse grupo. |
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